Frases sobre a confiança que nos convidam a refletir

10 frases sobre a confiança

Abril 24, 2018 em Psicologia 126 Compartilhados
Frases sobre a confiança que nos convidam a refletir

É sempre bom separar um tempo para ler frases sobre a confiança. Um valor de enorme importância, mas que tende a ser muito frágil. Na verdade, dificilmente se consegue alcançar e é facilmente perdida. É por isso que temos que nutri-la constantemente e encontrar as maneiras de recobrá-la quando parece ter sido perdida.

Etimologicamente, a palavra confiança está relacionada à palavra confidência. Contém a raiz latina con- e o sufixo -fides. Deste modo, do ponto de vista de sua origem, esta palavra significa “com toda a fé” ou “com absoluta convicção”.

“Mantenha suas promessas e seja consistente. Seja o tipo de pessoa em quem os outros podem confiar”.
-Roy T. Bennett-

Confiança é acreditar que tudo sairá da maneira esperada e desejada. Implica esperança e sentimentos de segurança, seja sobre uma ou várias pessoas, uma situação ou nós mesmos. Por meio dela, os vínculos dos relacionamentos são fortalecidos e, quando direcionada a nós mesmos, reforça a autoestima. As frases sobre a confiança apenas nos lembram da importância desta grande virtude.

Frases sobre a confiança

Esta é uma das declarações mais emocionantes sobre a confiança: “confiança é criada quando alguém está vulnerável e não tira proveito disso“. A afirmação foi feita por Bob Vanourek e destaca o fato de que a origem da confiança está em condutas dignas que pode ser comprovadas em fatos concretos.

Mãos de pessoas unidas

Essa outra frase, de Francis Bacon, enfatiza uma das características que definem a confiança: o tempo decorrido. Diz assim: “A idade parece melhorar quatro coisas: madeira velha é melhor para queimar, vinho velho é melhor para beber, velhos amigos são melhores para confiar, velhos autores são melhores para ler.” Ele tem toda a razão. É o tempo que nos dá motivos ou não para confiar nas pessoas que conhecemos.

A confiança também é uma atitude global em relação à vida. Isso é lembrado por uma das frases sobre a confiança que Hellen Keller escreveu. Ela diz o seguinte: O otimismo é a fé que conduz à realização. Nada pode ser feito sem esperança e confiança“.

Da mesma forma, Albert Einstein aponta que há sinais que nos mostram quando alguém pode ser confiável e quando não. Ele observa: “Quem é negligente com a verdade em matéria de pequeno porte não pode ser confiável com assuntos importantes”. Sábias palavras.

Confie em si mesmo

Algumas frases sobre a confiança enfatizam que você deve primeiramente se voltar para si mesmo. Sobre este aspecto, Henry David Thoreau indica: “Siga confiante na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou”. É um belo convite para termos fé em nossos objetivos.

Homem sozinho na praia

William Jennings Bryan nos oferece um excelente conselho para aumentar a confiança em nós mesmos: “A maneira de desenvolver a autoconfiança é fazer o que você teme e carregar consigo um registro das suas experiências bem-sucedidas“. É uma ótima estratégia, dado que a falta de confiança nasce do medo, e enfrentá-lo nos cura dessa deficiência.

Elizabeth Gilbert também nos dá uma das frases mais maravilhosas sobre a confiança. Ela diz: ” A incapacidade de se abrir à esperança é o que bloqueia a confiança, e a confiança bloqueada é a razão dos sonhos arruinados“. É uma afirmação muito verdadeira. Mostra o círculo vicioso em que às vezes caímos: a falta de confiança impede as conquistas, e a falta de realizações prejudica a confiança.

Confie nos outros

Sem a confiança nos outros, não poderíamos viver de verdade. Quando somos forçados a permanecer desconfiados, nossa vida se empobrece consideravelmente. Não é fácil construir confiança entre dois seres humanos, mas vale a pena. Essa virtude talvez seja o fator mais importante para que as relações humanas funcionem. É isso que Stephen R. Covey afirma quando diz: Quando a confiança é forte, a comunicação é fácil, instantânea e eficaz“.

Enquanto houver confiança, qualquer problema pode ser resolvido. De fato, a confiança em si é um elemento que resolve as dificuldades por si só. É por isso que, como aponta Mona Sutphen: A maioria dos bons relacionamentos se baseia em confiança e respeito mútuos“.

Amigos se divertindo em praia

Agora, não podemos idealizar a confiança. Somos humanos e estamos constantemente expostos a erros. Alguns mais que outros. Nós dificilmente conseguimos ter coerência absoluta em todos os nossos atos. É quase certo que em algum momento iludiremos os outros. Isso, naturalmente, não inclui atos deliberados de traição.

A verdade é que, para haver confiança, basta que os envolvidos tenham a certeza de que não querem causar nenhum dano voluntariamente. Por isso esta frase de Ernest Hemingway cai como uma luva: A melhor maneira de saber se você pode confiar em alguém é confiando“.

É conveniente rever de tempos em tempos essas frases sobre a confiança. Vale a pena repetir: a confiança é frágil. É por isso que não é incomum perdê-la de vez em quando. Não devemos permitir que isso permaneça nem se aprofunde. A confiança é um aspecto essencial para alcançar o verdadeiro bem-estar.

Recomendados para você