As 10 melhores frases de Maria Montessori

· fevereiro 10, 2018

Conheça algumas frases de Maria Montessori, uma das grandes mentes do século XX. Ela era médica, psicóloga, psiquiatra, filósofa, antropóloga, bióloga, pedagoga e cientista. A sua bagagem cultural era impressionante. Na verdade, ela foi a primeira mulher italiana a receber um diploma em medicina.

Maria Montessori revolucionou a educação. As suas ideias e as suas conclusões impactaram a pedagogia do mundo inteiro. Atualmente, muitos dos seus preceitos são utilizados ​​diariamente, embora nem sempre aqueles que os aplicam conheçam a sua origem.

Nas frases de Maria Montessori estão refletidas muitas das ideias que ela defendia a respeito da educação. A sua abordagem era amorosa e respeitosa com a criança. Ela valorizava as brincadeiras e a autonomia infantil. Estas são algumas das suas afirmações mais conhecidas.

“O verdadeiro propósito do movimento não é favorecer uma melhor respiração ou nutrição, mas servir a vida e a economia espiritual e universal do mundo”.
– Maria Montessori –

Frases de Maria Montessori sobre a ajuda

Uma das frases de Maria Montessori diz o seguinte: A pessoa que é servida ao invés de ser ajudada está sendo impedida de desenvolver a sua própria independência. Este conceito é o fundamento da dignidade humana”.

Menina colocando sapato

O conceito de ajuda de Maria Montessori sempre adverte sobre as consequências de não esclarecer o que é ajuda e o que não é. Facilitar as coisas para a criança sem necessidade, em vez de ajudá-la, serve apenas para atrasar o seu desenvolvimento. Isso está bem definido em outra das suas frases: “Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo para o desenvolvimento”.

O significado da educação

Maria Montessori estabeleceu uma estreita relação entre educação e liberdade. É preciso ensinar e aprender para que a criança seja mais independente e autônoma, para evitar manipulações e para que possa agir de forma consciente e sem pressões. Por isso, uma das frases de Maria Montessori diz: O desenvolvimento é um impulso para uma independência cada vez maior; se assemelha ` flecha que, lançada pelo arco, voa reta, segura e forte”.

O professor é um guia nesse processo em direção à autonomia. Ele não pode, nem deve, buscar que os seus alunos sejam subordinados a ele. Pelo contrário, o seu objetivo é que precisem e dependam cada vez menos dele. Isso está bem explicado em uma das belas frases de Maria Montessori: “Um sinal claro do sucesso de um professor é poder dizer: agora as crianças trabalham como se eu não existisse”.

A educação muda tudo

Montessori tinha certeza de que a educação era um fator relevante para mudar o mundo. Ela acreditava que a educação, por excelência, daria uma nova direção à história da humanidade. Uma das frases de Maria Montessori diz: “Se houver ajuda e salvação para a humanidade, só poderá ser através das crianças. Porque as crianças são as criadoras da humanidade”.

Menino brincando com avião

Da mesma forma, outra das frases de Maria Montessori afirma: “A educação desde o início da vida poderia realmente mudar o presente e o futuro da sociedade”. Tanto na frase anterior, como nesta, coloca ênfase no valor da criança como um construtor de novas realidades e no papel determinante da educação como a ferramenta que possibilita essas grandes mudanças.

O físico e o mental

Uma grande parte do método pedagógico de Maria Montessori se baseia em facilitar a interação da criança com a sua realidade. Não apenas na observação, mas para que entre em contato com ela, que a explore e aprenda com essa experiência. Ela não via uma divisão acentuada entre o físico e o mental. Pelo contrário, acreditava que essas duas dimensões eram perfeitamente complementares.

Este preceito está incorporado nessa frase: “Se considerarmos a vida física por um lado e a mental pelo outro, romperemos o ciclo das relações e as ações do homem ficarão separadas do cérebro”.

Como transmitir a educação para uma criança

Para Maria Montessori, a educação é um processo integral: ela não forma somente o intelecto, mas também pessoas. É por isso que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos. É também um ato ético, de respeito e amor. Ela marca uma grande diferença entre educação e instrução na seguinte frase: “O melhor ensinamento é aquele que utiliza a menor quantidade de palavras necessárias para a execução da tarefa”.

Uma das mais belas frases de Maria Montessori diz o seguinte: “Se você criticar muito uma criança, ela aprenderá a julgar. Se você elogiar a criança regularmente, ela aprenderá a valorizar”. É uma apreciação muito lúcida que nos faz perceber que a criança refletirá o que o adulto lhe proporciona.

O método Montessori é um dos mais lúcidos e inteligentes da pedagogia. O seu impacto é incalculável. Quase um século após a sua criação, continua sendo muito atual. E se mantém dessa forma porque é fruto de uma profunda sensibilidade e de uma clareza extraordinária.