Frases de Paul Ekman, especialista no estudo das emoções

As 10 melhores frases de Paul Ekman

novembro 13, 2017 em Psicologia 8 Compartilhados
As melhores frases de Paul Ekman

Conheça algumas das melhores frases de Paul Ekman, um psicólogo americano (Washington, 1934), especialista no estudo das emoções e da expressão facial. Seus mais de 14 livros e quase 200 artigos de jornais publicados avalizam a sua carreira. Para conhecê-lo melhor, compartilharemos as suas 10 melhores frases.

Foi professor da Universidade da Califórnia por mais de 30 anos. Atualmente é considerado um dos mais prestigiados psicólogos do século XXI. Em 2009, foi citado pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Ele também foi assessor do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e do FBI e desenvolveu seminários e ferramentas de capacitação interativa online com o objetivo de formar pessoas em consciência emocional.

Adepto das ideias darwinianas

O pensamento inicial de Paul Ekman era de que as emoções eram determinadas pela cultura. No entanto, conforme foi avançando nas suas pesquisas, a sua maneira de pensar mudou radicalmente.

As suas descobertas o levaram a adotar uma perspectiva evolutiva, próxima a do ilustre naturalista inglês Charles Darwin. Ekman acredita que as emoções são universais e considera que a sua origem é biológica, e não cultural.

Além disso, esse cientista contribuiu significativamente para a investigação dos aspectos sociais que determinam as mentiras ou as razões pelas quais as pessoas mentem. Por isso, atualmente ele é considerado um especialista em detecção de mentiras.

Rostos com diferentes emoções

10 frases de Paul Ekman que resumem as suas ideias

Alguns dos seus livros mais emblemáticos são: A linguagem das emoções (1972), Como detectar mentiras (1985), Como detectar mentiras nas crianças (1991), O que este gesto diz? (1998) e Emoções reveladas (2003).

Muitas das suas descobertas serviram de inspiração para a série de sucesso da televisão ‘Lie to Me’ e levaram-no a escrever o documentário “The Human Face” para a rede BBC de televisão dos Estados Unidos.

Embora existam muitas citações que poderíamos destacar deste grande psicólogo, destacaremos aqui aquelas que são consideradas as 10 melhores frases de Paul Ekman. Sem dúvida, elas nos convidam para uma profunda reflexão.

Sobre a mentira…

Algumas das frases mais emblemáticas de Paul Ekman sobre a mentira são:

“A maioria das mentiras é bem sucedida porque ninguém se preocupa em descobrir a verdade”.

“O mentiroso se aperfeiçoa com a prática”.

Considere que mentir é uma característica central nas pessoas. A mentira tem um papel essencial nas nossas vidas e entendê-la de forma completa (como é camuflada, por que se diz, como ela se manifesta ou é detectada), é relevante para quase todos os assuntos humanos.

“Você pode dizer quando um político está mentindo? Quando ele move os seus lábios!”

“Uma promessa quebrada não é uma mentira”.

Ekman é considerado um dos descobridores das “microexpressões” faciais. Ele demonstrou juntamente com Wallace V. Friesen que podemos detectar as mentiras com um certo grau de confiabilidade através das expressões faciais.

Sobre as emoções…

Algumas das mais emblemáticas frases de Paul Ekman sobre as emoções são:

“As pessoas também sorriem quando são infelizes”.

“A surpresa é a emoção mais curta, porque ficamos surpresos até sabermos o que aconteceu. Sempre é algo inesperado”.

Rosto expressando emoções

Ekman considera que as emoções são inatas. Dessa forma, todas as pessoas riem quando são ou parecem felizes, ou abrem mais os olhos quando estão surpresas.

Portanto, atribui às culturas o papel de dissimulação, exagero, ocultação ou supressão de gestos e emoções.

“Os sorrisos são provavelmente as expressões faciais mais subestimadas, muito mais complicadas do que a maioria das pessoas pensam. Há dezenas de sorrisos, cada um diferente do outro em aparência e na mensagem que expressam”.

“Nenhuma relação importante consegue sobreviver quando a confiança está completamente perdida”.

“As pessoas interpretam mal os fatos, especialmente o significado das ações das outras pessoas e os motivos que as levaram a agir de uma maneira ou de outra”.

“As emoções mudam a maneira como vemos o mundo e como interpretamos as ações dos outros”.

O rosto: um livro aberto

Em um primeiro momento, Ekman considerou que havia 6 gestos universais para outras 6 emoções universais (medo, raiva, alegria, tristeza, nojo e surpresa), mas depois os expandiu para 17. Mais tarde, ele desenvolveu o Sistema de Codificação da Ação Facial (FACS), para categorizar todas as expressões humanas que de alguma forma podemos identificar no nosso rosto.

Esse método as classifica através do estudo dos movimentos dos músculos do rosto. Considera o que uma pessoa quer expressar ao abaixar as sobrancelhas, enrugar o nariz, piscar, levantar ou abaixar a cabeça ou a direção e a inclinação dela. Tudo é analisado.

Homem expressando diferentes emoções

Como pudemos ver, a base da pesquisa de Paul Ekman são as características e os estados de ânimo do ser humano. As suas contribuições lhe garantiram três vezes o Prêmio de Pesquisa Científica do Instituto Nacional de Saúde Mental.

Atualmente, os resultados dos seus mais de 40 anos de descobertas valiosas são aplicados em muitos campos, desde a investigação da esquizofrenia até a detecção de mentiras. Um profissional que vale a pena conhecer, não é mesmo?

Recomendados para você