12 frases de Marilyn Monroe e a construção de um mito

· março 8, 2018

É bastante difícil que hoje em dia alguém não reconheça o rosto de Marilyn Monroe. Ele foi imortalizado em diversas ocasiões e estampa uma infinidade de objetos. É um rosto que sem sombra de dúvida tornou-se um símbolo do século XX, caracterizando um mitose nossa vida contemporânea. Mas o que há por trás dos cabelos dourados e do sorriso cativante que vemos? Algumas frases de Marilyn Monroe nos dão pistas sobre isso.

Norma Jean Baker nasceu no dia primeiro de junho de 1926 em Los Angeles, Califórnia. Seus pais se separaram antes mesmo de seu nascimento, o que a tornou filha de uma mãe solteira que tinha tempo e recursos esparsos, o suficiente apenas para se manter. Por isso, foi colocada para adoção.

 “Se eu tivesse seguido todas as regras, nunca teria chegado a lugar nenhum”.
 -Marilyn Monroe-

A infância de Norma Jean Baker não foi fácil. Ela voltou a morar com sua mãe em algum momento, mas foi marcada por uma mudança constante de famílias e lares. Esteve cercada de problemas durante toda a vida e inclusive sofreu abusos sexuais. Tudo isso criou na jovem Norma uma série de inseguranças que permaneceriam com ela ao longo de toda sua vida.

Já em idade adulta, começou a trabalhar em uma fábrica de munições. Lá, foi fotografada para uma revista e pouco depois começou a trabalhar como modelo. A partir desse momento, seria conhecida como Marilyn Monroe e mudou seus cabelos castanhos pela cor mítica que conhecemos hoje. Da moda ao cinema, o mito de Marilyn Monroe foi sendo construído.

As frases de Marilyn Monroe falam sobre o amor, o sucesso e a solidão. São um retrato de si mesma, cheia de reflexões.
Marilyn Monroe

Frases de Marilyn Monroe, um mito do século XX

Os mitos servem para explicar o mundo, explicar aquilo que escapa ao entendimento do homem. Desse modo, encontramos muitos mitos em culturas antigas que se prestam a explicar uma infinidade de fenômenos. Atualmente, o porquê da mitologia mudou. Hoje criamos mitos a partir dos meios de comunicação, dando novos significados e leituras para algumas imagens ou ícones.

Segundo Roland Barthes, o mito é um produto, uma prática cultural, e é um novo elemento da linguagem. O signo linguístico faz par com um significante e um significado, que são inseparáveis. O mito dá um passo além disso, adicionando mais um significante ao signo. Este é, desse modo, transformado e adquire um novo significado além do que seria o inicial.

Além disso, Barthes propõe três leituras possíveis para um mito:
  • Leitura cínica: é uma leitura literal, que é feita por exemplo por jornalistas.
  • Leitura do significante do mito: desfaz a camada externa do mito e descobre suas falhas.
  • Leitura dinâmica: é a leitura que a maioria das pessoas faz, há uma aproximação do mito sem esforço de desmistificação.
Desse modo, quando vamos a imagem Marilyn Monroe, a associamos com um ícone sexual, ao erotismo. Não vemos apenas a mulher Marilyn, vemos algo mais.
Então, o que está por trás do mito de Marilyn Monroe? Através de 12 frases dela conseguiremos nos aproximar, ainda que seja apenas um pouco, nessa figura ícone do cinema do século XX.
Marilyn Monroe usando vestido e luvas cor-de-rosa

1. “Hollywood é um lugar em que alguém paga 1000 dólares por um beijo e vende a alma por 50 centavos.”

Marilyn Monroe foi uma estrela de Hollywood, mas também foi provocadora e, apesar de possuir uma imagem de ingênua, possuía um forte espírito crítico. Com esta frase deixou claro que ainda que pertencesse a esse mundo, era capaz de ver e denunciar todo o lado mais obscuro da indústria do cinema.

2. “Uma carreira é uma coisa maravilhosa, mas não serve para te aconchegar em uma noite fria.”

Apesar de seu sucesso, Monroe sempre se sentiu muito sozinha. Às vezes o sucesso não é tudo. Chegar ao topo pode ser bastante solitário de fato, uma vez que no caminho as relações costumam ser sacrificadas e isso gera bastante amargor. Quando você procura saber sobre as intimidades das pessoas do topo, algumas desejariam não ter chegado lá em cima.

3. “Às vezes, sinto que minha vida foi uma grande rejeição.”

A infância dura de Marilyn Monroe, os abusos, as depressões e as fortes exigências da indústria do cinema trouxeram muitos danos para a atriz. Quem poderia pensar que por trás de uma mulher tão bonita existiriam tantas inseguranças? As aparências enganam e Marilyn era uma mulher bastante insegura.

4. “A felicidade está dentro de si, e não ao lado de alguém.”

Uma das frases de Marilyn Monroe para ter sempre em mente independentemente da época. A busca pela felicidade foi uma constante ao longo de sua vida. Apesar de ter tido muitos relacionamentos, sempre sentiu que faltava algo na área afetiva da vida. Por isso, essa frase não poderia ser mais real: não podemos deixar que nossa felicidade dependa de outras pessoas.
Marilyn Monroe

5. “Os cachorros não mordem, mas os seres humanos sim.”

Talvez seus traumas e seus profundos desencantos com a sociedade e a humanidade a tenham feito pronunciar essa frase. Às vezes nossos companheiros mais fiéis não são humanos.

6. “Não me importo em viver em um mundo de homens se eu puder ser uma mulher nele.”

Se Marilyn Monroe se destacou por algo, foi por seu feminismo. Sempre se mostrou orgulhosa de ser mulher e, apesar das adversidades e do sofrimento, sempre reivindicou o reconhecimento do valor das mulheres.

7. “A imperfeição é beleza, a loucura é genialidade, e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente entediante.”

Diz-se que Marilyn possuía um quociente intelectual (QI) de 165, muito superior à média e inclusive 5 pontos acima do QI de Albert Einstein. Monroe admirava a inteligência, era uma qualidade que ela considerava muito atraente e é certo que por trás dessa imagem de loira ingênua estava escondida uma genialidade. Esta frase é uma das provas disso.
Marilyn Monroe com drinque na mão

8. “O sucesso faz com que muita gente te odeie, eu gostaria que não fosse assim. Seria maravilhoso aproveitar o sucesso sem ser invejada pelos olhos que o rodeiam.”

O físico da atriz despertava inveja entre as mulheres e levava os homens ao desejo. Seu sucesso esteve muito vinculado a sua imagem, mas por trás do sorriso forçado havia uma mulher que sofria e tentava apenas encontrar seu lugar no mundo. A inveja pode fazer muito mal, e Marilyn foi objeto de inveja durante quase toda a sua vida.

9. “Em Hollywood, a virtude de uma menina importa muito menos que sua aparência.”

Mais uma vez ela se mostrou crítica com a indústria do cinema e o modo como mulheres eram tratadas na época – e até hoje. Ficam conhecidas pela sua beleza, pelo apelo sexual, mas quase nunca valorizadas por sua inteligência. Várias das frases de Marilyn Monroe refletem sua opinião quanto a isso.

10. “As pessoas começaram a insinuar que eu era lésbica, eu apenas sorri. Não há sexo incorreto se há amor.”

Houve muita especulação sobre a bissexualidade de Marilyn Monroe, mas não podemos afirmar com certeza sua opção sexual. O que podemos, no entanto, é ver a partir dessa frase o reconhecimento de qualquer forma de amor, sempre e quando este for verdadeiro.
Marilyn Monroe rindo

11. “O amor não precisa ser perfeito, apenas verdadeiro.”

Monroe sofreu diversas carências afetivas na sua infância. Pulando de lar em lar, sem laços familiares fortes, sem uma figura paterna… parece que a atriz sempre buscou o carinho. Casou-se em três ocasiões e muitos relacionamentos vieram à tona na mídia, o que nos leva a crer que ela teve muitas dificuldades para encontrar um amor que fosse capaz de trazer a estabilidade que ela queria. Ou, como ela mesmo disse, que fosse verdadeiro.

12. “Estou tentando me encontrar como pessoa, mas às vezes não é fácil. Milhões de pessoas vivem suas vidas sem se encontrarem.”

Essa é uma das frases de Marilyn Monroe que são um claro exemplo de que ela vivia em uma luta constante para encontrar a si mesma, para se superar e conseguir vencer todas as adversidades. Teve que fazer uso de medicações em mais de um momento de sua vida. Foram precisamente essas medicações que causaram sua morte.

Por trás da imagem de mulher sedutora, feminina e glamurosa se escondia uma mulher de passado obscuro, que passou toda sua vida tentando se entender, que sofreu de depressões e ataques de pânico, sem abandonar em nenhum momento a sensação de estar à beira de um abismo, que todos já experimentamos alguma vez. Até hoje, sua morte segue envolvida em uma névoa de mistério, fazendo com que não só sua vida, mas também sua morte sigam alimentando diversas teorias e conspirações.

“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, perco o controle e, às vezes, sou difícil de lidar. Mas se você não puder lidar comigo em meu pior momento, definitivamente não me merece no meu melhor.”
-Marilyn Monroe-