12 frases do grande pensador Noam Chomsky – A mente é maravilhosa

12 frases do grande pensador Noam Chomsky

Janeiro 21, 2016 em Curiosidades 529 Compartilhados
Noam Chomsky

Noam Chomsky, nascido em 1928 na Filadélfia, Estados Unidos, é professor de linguística no MIT e a figura mais representativa na pesquisa da linguística do século XX.

As suas contribuições para o campo da linguística foram fundamentais para o desenvolvimento da informática. A sua tese de doutorado foi dedicada à análise transformacional, e graças a isto ele passou a integrar a equipe docente do MIT.

Para entender em linhas gerais a enorme influência deste pensador, é preciso prestar atenção ao seu conceito mais revolucionário: a existência de uma gramática universal, integrada ao patrimônio genético dos seres humanos.

Para Chomsky, já desde o nascimento temos disponível um padrão ao que se adaptam as diferentes línguas existentes. Esta conclusão provocou a sua ruptura com correntes psicológicas como o funcionalismo e o comportamentalismo a respeito do estudo da linguagem.

Além disso, Chomsky se caracteriza por ser um escritor prolífero em outros aspectos, e por seu forte ativismo político.

Para nos aproximarmos mais da figura deste teórico genial, apresentamos algumas das suas citações e reflexões expostas ao público e que possuem um grande valor filosófico.

12 frases fundamentais de Noam Chomsky

1. “A ideia básica que atravessa a história moderna e o liberalismo moderno é a de que o público dever marginalizado. O público, em geral, é visto como nada além de excluídos ignorantes que interferem como o gado desorientado.”

2. “Não deveríamos estar buscando heróis, deveríamos estar buscando boas ideias.”

3. “Caso após caso, vemos que o conformismo é o caminho fácil, e a via rumo ao privilégio e ao prestigio; a dissidência traz custos pessoais.”

crescer-com-as-adversidades

4. “O que eu sempre compreendi como essência do anarquismo é a convicção de que se deve apresentar à autoridade uma prova de assunção de responsabilidade, e que esta (a autoridade) deve ser desmantelada se não conseguir alcançar esta assunção de responsabilidade”

5. “Parte do motivo pelo qual o capitalismo parece ter sucesso é que sempre contou com muita mão de obra escrava, a metade da população. O que as mulheres fazem – fora do mundo profissional – não conta para nada.”

6. “Se você não desenvolver uma cultura democrática constante e viva, capaz de cobrar os candidatos, eles não farão as coisas pelas quais você votou. Apertar um botão e logo ir embora para sua casa não vai mudar as coisas.”

7. “O propósito da educação é mostrar às pessoas como aprender por si mesmos. O outro conceito de educação é doutrinação.”

8. “A internet entrega acesso instantâneo a todo tipo de ideias, opiniões, perspectivas, informação. Isto de fato ampliou as nossas perspectivas ou as fez mais estreitas? Eu acho que ambos. Para alguns, as perspectivas foram ampliadas. Se você sabe o que está procurando e tem um senso razoável de como proceder, a internet pode ampliar as suas perspectivas. Mas se você se aproxima da internet de forma desinformada, o efeito pode ser o oposto.”

9.  “A liberdade sem oportunidades é um presente diabólico, e negar-se a dar essas oportunidades é um crime.”

10. “O quadro do mundo que é apresentado às pessoas não tem a mínima relação com a realidade, já que a verdade sobre cada assunto fica enterrada sob montanhas de mentiras”.

paisagem

11. “Se não acreditarmos na liberdade de expressão para as pessoas que desprezamos, não acreditamos nela para nada.”

12. “O ensino deve inspirar os estudantes a descobrir por si mesmos, a questionar quando não concordarem, a procurar alternativas se acham que existem outras melhores, a revisar as grandes conquistas do passado e aprender porque algo lhes interessa”

Recomendados para você