Como melhorar habilidades não-verbais e a leitura da linguagem corporal

Como melhorar habilidades não-verbais e a leitura da linguagem corporal

Última atualização: 08 outubro, 2015

Uma boa comunicação é a base de qualquer relacionamento bem-sucedido, seja pessoal ou profissional. É importante reconhecer, no entanto, que a comunicação não depende apenas do que é dito, mas também das expressões faciais, gestos, contato visual, postura e tom de voz, o que é conhecido como linguagem corporal ou não verbal.

A capacidade de compreender e utilizar a comunicação não-verbal ou linguagem corporal é uma ferramenta poderosa para conectar-se com os outros, expressar o que realmente queremos e construir melhores relacionamentos.

O que é comunicação não-verbal e linguagem corporal?

Quando interagimos com os outros, damos e recebemos continuamente sinais sem palavras. Todos os nossos comportamentos e gestos não verbais, como a forma como nós nos sentamos, a velocidade ou a força com que falamos, a proximidade com o outro, o contato visual, também transmitem mensagens intensas e constantes. Estas mensagens não param quando você para de falar, porque mesmo quando você está em silêncio, você ainda está se comunicando de forma não verbal.

Frequentemente o que sai de nossas bocas e o que nós comunicamos através da nossa linguagem corporal são duas coisas diferentes. Quando confrontado com estes sinais mistos, o ouvinte tem que escolher se deseja crer na mensagem verbal ou na não-verbal, e na maioria dos casos ele irá optar pela não-verbal, porque é uma língua natural, inconsciente, e que transmite os nossos verdadeiros sentimentos e intenções.

Por que a comunicação não-verbal é importante?

Assim como escutar, olhar, mover-se, reagir e dizer a outra pessoa se você se importa ou não, se você está dizendo a verdade, eles estão ouvindo. Quando seus sinais não-verbais coincidem com as palavras que você está dizendo, aumenta a sua confiança, a sua clareza e a sua simpatia, mas quando estes não coincidem, gera-se tensão, desconfiança e confusão.

Para ser tornar um comunicador melhor é importante não só ser mais sensível à linguagem corporal e aos sinais não-verbais dos outros, mas também à sua própria maneira de se comunicar a nível não-verbal.

Como promover a comunicação não-verbal de forma eficaz?

A comunicação não-verbal é de um fluxo rápido que requer toda a sua concentração e atenção. Se você está pensando no que vai dizer a seguir, ou está pensando em outra coisa enquanto a pessoa fala, você certamente irá perder os sinais não-verbais e outras sutilezas na conversa. Você precisa manter o foco na experiência de momento a momento, a fim de compreender plenamente o que está acontecendo.

Para melhorar a comunicação não-verbal você deve aprender a gerir o estresse.

Aprender a gerenciar o estresse, em momentos de nervosismo, é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar a sua comunicação não-verbal. O estresse compromete a sua capacidade de se comunicar. Quando estressado, é mais provável que você interprete mal os outros, que envie sinais não-verbais confusos ou desagradáveis ​​e que caia em padrões de comportamento indesejáveis.

Além disso, as emoções são contagiosas, e se você está chateado é provável que desencadeie outro desconforto e que, por isso, uma situação que já é ruim pode piorar ainda mais.

Se você se sentir sobrecarregado pelo estresse, é melhor você faça uma “pausa”. Tire um momento para se acalmar antes de continuar a conversa. Assim que tiver melhorado o seu equilíbrio emocional, você estará melhor preparado para lidar com a situação de uma forma positiva.

A inteligência emocional fortalece a comunicação não-verbal.

Para enviar sinais não-verbais precisos, você deve estar ciente de suas emoções e de como elas podem influenciar o seu comportamento. Além disso, você será capaz de reconhecer as emoções dos outros e os verdadeiros sentimentos por trás dos sinais que eles estão enviando. Este é o lugar onde a inteligência emocional entra em jogo.

A inteligência emocional permite que você:

– Leia com precisão os outros, incluindo as emoções que eles estão sentindo e as mensagens não-verbais que eles estão enviando.

– Construa a confiança nas relações através do envio de sinais não-verbais que correspondam às suas palavras.

– Responda de forma a mostrar aos outros entendimento e utilidade.

– Se a relação não está atendendo às suas necessidades emocionais, isso lhe dá a opção de corrigir o relacionamento ou seguir em frente.

Dicas para ler a linguagem corporal e a comunicação não-verbal

Uma vez que você desenvolveu suas habilidades de gerenciamento de estresse e reconhecimento das emoções, você pode ler melhor os sinais não-verbais enviados pelos outros.

– Preste atenção às inconsistências. A comunicação não-verbal deve reforçar o que está sendo dito.

– Olhe para os sinais de comunicação não-verbal como um todo.

– Confie em seus instintos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.