2 dicas para se conectar emocionalmente com as pessoas

· outubro 8, 2018

As relações interpessoais têm o potencial de enriquecer nossa experiência de vida. Conviver bem com as pessoas, sentir-se valorizado, conseguir manter relações especiais… Todas essas situações são uma parte do todo que faz com que nossa existência valha a pena. No entanto, infelizmente, não nascemos sabendo como fazer isso. Por isso, neste artigo, você vai encontrar algumas estratégias para se conectar emocionalmente com as pessoas.

Cuidar das relações que nos unem às pessoas de quem gostamos é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Ao contrário do que pode parecer, todos podemos nos transformar em pessoas carismáticas. Por isso, se você deseja melhorar nessa área da sua vida, continue lendo: este artigo foi feito para você.

Conselhos para se conectar emocionalmente com os outros

1. Pratique a escuta ativa

Um dos segredos para se conectar emocionalmente com as pessoas é conseguir fazer com que elas se sintam ouvidas. Em geral, quando mantemos uma conversa, existem distrações que competem pela nossa atenção, para além da mera troca. Além disso, podemos estar muito ocupados pensando no que vamos dizer em seguida. Quem nunca passou por uma dessas situações?

Como se conectar emocionalmente com os outros

Por isso, somente ao dirigir sua atenção a aquilo que o outro compartilha você estará cuidando do vínculo que os une. O segredo para alcançar esse objetivo é se concentrar no momento presente. Conseguir fazer isso pode ser complicado às vezes, mas praticar atividades como o mindfulness pode nos ajudar muito nesse sentido. Além disso, há várias outras ações que você pode colocar em prática:

  • Evite julgar a outra pessoa.
  • Não interrompa, a menos que seja extremamente necessário. Se você cortar o ritmo de uma conversa, seu interlocutor ficará com a sensação de que você não se interessa pelo que ele está contando. Por outro lado, quando você intervir, procure não fazer um discurso muito longo.
  • Em vez de dar conselhos, simplesmente escute. Muitas vezes, quando aconselhamos, estamos apenas projetando nossas carências sobre a outra pessoa.

2. Mude sua linguagem corporal

Alguns estudos dizem que a linguagem corporal transmite até 80% de toda a informação que comunicamos. Embora não esteja claro se esse número está correto, é verdade que dominar a nossa expressão não-verbal é uma das melhores estratégias para se conectar emocionalmente com as pessoas.

Em geral, não estamos conscientes do que fazemos com o nosso corpo quando participamos de um diálogo. Nossa atenção se volta ao que dizemos com o nosso discurso, deixando o corpo de lado. Assim, ao desviar uma pequena parte da atenção ao corpo, você pode seguir as seguintes recomendações:

  • Mantenha uma postura descontraída. Se você demonstrar tensão, seu interlocutor vai perceber e não vai se sentir confortável. Os neurônios-espelho da pessoa vão enviar a mensagem de que há um perigo iminente. Dessa forma, será mais difícil que ela se abra emocionalmente com você.
  • Adote uma linguagem corporal aberta. Pelo mesmo motivo, ficar com os braços cruzados ou com as costas voltadas para a pessoa demonstram que você não está à vontade. Se você quer melhorar sua conexão, tente posicionar seu corpo como se estivesse conversando com um amigo de longa data.
  • Faça um contato visual adequado. Os olhos são uma das partes mais expressivas do nosso corpo. Manter um bom contato visual pode representar a diferença entre uma pessoa se sentir conectada conosco ou não. Para conseguir fazer isso, a dica é a seguinte: olhe nos olhos da pessoa enquanto ela fala e durante 80% do tempo em que você estiver respondendo. Apenas durante 20% do tempo você pode olhar para outro lado.
  • Crie rapport. Uma técnica muito útil para criar conexão emocional com outra pessoa é utilizar o rapport. Essa técnica consiste em imitar a linguagem corporal da pessoa de maneira sutil. Dessa forma, o cérebro dela vai receber a mensagem de que está em segurança e de que pode confiar em você.

Conversa com conexão emocional

Essas duas dicas para se conectar emocionalmente com as pessoas podem ajudar você a começar a trilhar seu caminho em direção ao domínio das conversas. No entanto, existem muitas outras estratégias que também podem ser úteis. Portanto, pesquise, experimente técnicas novas e você acabará encontrando as ferramentas que mais se adaptam à sua forma de ser.