21 atitudes simples para alimentar a felicidade

· julho 3, 2015

Com certeza você conhece muitas pessoas que parecem viver em um contínuo estado de bom humor: apesar de todos os problemas e pesares que passam na vida, nunca serão vistas reclamando de dor ou do sofrimento. Mas, como conseguem? Daremos algumas pistas no artigo a seguir.

Os 21 hábitos que alimentam a sua felicidade

Os especialistas em psicologia dizem que para ser feliz não é preciso ter milhões em um banco, nem mesmo um trabalho perfeito, uma família dos sonhos ou a casa mais bonita do bairro. É mais uma questão de atitude diante da vida, de saber como enfrentar as situações difíceis e sempre estar agradecido pelo que temos (que, se pararmos para pensar, é muito mais do que acreditamos ter).

1. Aprecie e vida. Agradeça todos os dias por ter podido levantar da cama, por estar vivo.

2. Escolha apenas bons amigos. É melhor que esteja rodeado de pessoas alegres e positivas, porque lhe farão ver o mundo de outra forma. Prefira aquelas amizades que tenham a mesma ética e mesmos valores que você, que lhe ajudem a conquistar seus sonhos e você os deles.

3. Considere os outros. Aceite as pessoas como elas são e do que gostam. Respeitar o próximo, independentemente da sua religião, crença política, ideologia ou pensamento. Aproxime-se das pessoas com espírito generoso e amável.

4. Aprenda o tempo todo. Se você tem uma inclinação ou carreira, deverá se manter em dia com as últimas notícias sobre isso. Experimente coisas novas e até ousadas, coisas que nunca havia feito antes. Não se prive de fazer o que gosta.

5. Encontre soluções práticas para os seus problemas. Não se sinta oprimido nem desesperado diante de qualquer situação. Tudo tem uma solução esperando, mas é preciso encontrá-la primeiro. Não deixe que os contratempos alheios a você mudem seu estado de ânimo.

6. Faça tudo aquilo que ama. Somente 20% das pessoas estão satisfeitos com o seu emprego, por isso há tantas pessoas na rua com expressões amarguradas em seus rostos. Pense que passaremos grande parte dos nossos dias (e da nossa vida) trabalhando. Escolha aquilo que você gosta e não se sentirá frustrado nunca mais. O dinheiro adicional de um emprego que você odeia não vale a pena.

7. Aproveite as pequenas coisas. Observe a beleza que lhe rodeia, em uma flor, um pássaro ou uma carícia. Há muito mais além do trabalho. Não deixe de olhar o pôr-do-sol ou o amanhecer, de sair para caminhar na praia, passear com seus filhos; viva o momento e cuide do presente. De nada serve viver no passado e nem pelo futuro.

8. Ria mais. Não leve tudo tão a sério. É possível encontrar algo engraçado em todas as situações. Ria de si mesmo, porque ninguém é perfeito. Lembre-se que rir cura.

9. Perdoe. Se ficar ressentido, só você estará lamentando. Perdoar os demais é sinônimo de saúde própria. Caso seja a pessoa a se enganar, confesse e aprenda com isso.

10. Agradeça: com certeza você tem muitas razões para agradecer, até pelo que, às vezes, passa despercebido: um lar, uma família, um trabalho, um prato de comida. Deve estar feliz com o que tem.

11. Invista em seus relacionamentos. Seus entes queridos devem saber que você os ama. Cuide deles a todo momento, passe algumas horas ao seu lado, não deixe para quando “tiver tempo”.

12. Cumpra a sua palavra. A honestidade é uma das virtudes mais importantes do homem. Todas as suas ações devem ter essa base.

13. Medite. Isso vai proporcionar um descanso para a sua mente e para o seu corpo. É algo simples, basta se sentar em silêncio e trabalhar para alcançar a paz interior.

14. Mantenha-se ocupado com os seus assuntos. Não se preocupe com o que as outras pessoas dizem, não se deixe levar pelas fofocas, não julgue, não prejudique terceiros.

15. Seja otimistaOlhe sempre o meio copo cheio, busque o lado positivo de cada situação, tire proveito dos problemas, transforme um pensamento negativo em uma nova possibilidade de crescer.

16. Seja digno. A dignidade fará a diferença entre uma vida plena e uma miserável. Ou seja, faça-se respeitar e respeite os demais.

17. Seja persistente. Nunca cruze os braços, faça frente a todos os desafios que a vida lhe apresentar, com uma boa atitude de superação. Você deve se concentrar naquilo que deseja conseguir, fazer um plano de sucesso e tomar as medidas necessárias.

18. Seja pró-ativo. Aceite aquilo que, por enquanto, não pode mudar. Não desperdice energia no que não está sob o seu controle. Aceite que, como ser humano, você tem limitações.

19. Cuide de si mesmo. Se você não o fizer, quem o fará? Cuide do seu corpo, mas também da sua mente. Faça check ups regulares, pratique esportes, coma de forma saudável e durma o suficiente. Não se esqueça de beber muita água e de agilizar o cérebro com desafios ou leituras.

20. Confie em você. Não queira ser alguém diferente do que é. Conheça os seus gostos e o que não lhe agrada, tenha confiança nas suas habilidades e virtudes.

21. Seja responsável. Isso não quer dizer que todos os dias você deva ser uma pessoa formal e racional. O que não se deve permitir é ser irresponsável em seu estado de ânimo, em sua atitude, em seus pensamentos, nas suas palavras, ações e com os seus sentimentos.

Foto cortesia de isak55