Praticar o otimismo – A mente é maravilhosa

Praticar o otimismo

14, abril 2015 em Psicologia 0 Compartilhados

Você provavelmente conhece alguém que sempre está com um sorriso no rosto ou tem um pensamento positivo. Pessoas que estão cheias de otimismo, enxergam as dificuldades que surgem em seu caminho como experiências de aprendizado e aceitam até mesmo o pior dia como uma promessa de que amanhã será melhor. Manter uma atitude positiva pode melhorar o estresse e a saúde em geral.

É importante sempre tentar ver o lado positivo das coisas, para assim afastar o estresse e todos os sentimentos negativos. Com isso, poderemos obter também maiores benefícios para a saúde.

Quais benefícios o otimismo nos traz

Tentar ver o lado positivo das coisas tem certas vantagens, como as seguintes:

Melhor estado de saúde

Está provado que os jovens mais otimistas, com idade entre 18 e 30 anos, são mais saudáveis quando atingem a idade entre 45 e 60 anos do que os que são pessimistas; estes estão especialmente associados a taxas mais elevadas de doenças infecciosas e maior mortalidade, entre outros problemas de saúde.

Saúde emocional

As pessoas que fazem terapia cognitiva, que ajuda a reformular os processos do pensamento, obtêm resultados mais positivos e duradouros ao longo do tempo e são mais otimistas, pois elas têm a capacidade de gerir de forma mais eficaz os contratempos que possam surgir, muito melhor que os pessimistas ou aqueles que não receberam esta formação.

Redução do estresse

As pessoas que são otimistas tendem a experimentar menos estresse do que as pessoas pessimistas porque acreditam em si e nas suas habilidades, e costumam ver os acontecimentos negativos como contrariedades de pouca importância. Sentem-se capazes de superar os obstáculos da vida e veem os eventos positivos como evidências de outras coisas boas que estão por vir. 

Os otimistas sabem lidar melhor com o estresse e com suas consequências emocionais, e geralmente se sentem menos estressados.

Conseguir maiores realizações

As pessoas mais otimistas criam sinergias mais positivas, desempenham melhor suas funções e alcançam mais objetivos do que os pessimistas, sendo estes últimos mais vulneráveis às opiniões dos outros, porque confiam menos em si mesmos; o oposto do que acontece com os otimistas.

Persistência na tentativa

Os otimistas não se rendem tão facilmente como acontece com os pessimistas, e por isso são mais propensos a alcançarem o sucesso, porque persistem em suas tentativas e são capazes de converter seus fracassos em sucesso.

Aumento da longevidade

Por último, as pessoas positivas vivem mais tempo e com mais saúde do que os pessimistas.


Imagem cedida por Silvia Viñuales