3 filmes que promovem a autodescoberta

· novembro 15, 2018

Neste artigo, queremos apresentar alguns bons filmes que promovem a autodescoberta. Afinal, quem não dedica parte de seu tempo a assistir séries ou filmes atualmente?

Assistir histórias contadas nas grandes ou pequenas telas é um dos nossos passatempos favoritos. No entanto, na maioria das vezes só aproveitamos a diversão ou o prazer no momento em que assistimos.

A boa notícia é que não precisa ser assim. Em função do que você assistir ou da sua opinião crítica, você poderá fazer reflexões ou extrair ensinamentos que servirão para além do momento do entretenimento. Isso é exatamente o que pretendemos com esta lista de filmes que promovem a autodescoberta.

Um bom filme é capaz de nos motivar, nos inspirar e nos levar a mudar. Por isso, da próxima vez em que você tiver uma tarde livre, escolha um dos títulos da nossa lista. Você vai gostar!

Lista de filmes que promovem a autodescoberta

1 – Sim Senhor

Jim Carrey, um ator que geralmente interpreta papéis cômicos e com pouca profundidade, protagoniza este filme que inspira motivação. Nele, o personagem Carl está deprimido pois leva uma vida da qual não gosta. Está preso ao seu trabalho, sua mulher o trocou por outro homem e ele passa as noites sozinho em casa assistindo televisão.

No entanto, tudo muda quando ele participa, quase por obrigação, de uma palestra sobre desenvolvimento pessoal. Lá, ele faz um “pacto com o Universo” que o obriga a dizer sim a todas as oportunidades que aparecem. A partir desse momento, sua vida dará um giro de 180 graus.

“Sim Senhor” encabeça nossa lista de filmes que promovem a autodescoberta porque nos lembra da importância de se arriscar e tomar atitudes. O personagem está em uma situação na qual é muito simples criar uma empatia. Também vemos como essa postura extremista o leva a desafios e aventuras que, de outra forma, ele nem teria considerado.

2 – A Vida Secreta de Walter Mitty

Walter é o típico homem para quem ninguém olharia duas vezes. Ele leva uma vida baseada na monotonia, com um trabalho do qual gosta, mas que não oferece estímulos. Para evitar o tédio, fantasia com frequência com situações nas quais ele é o herói de alguma história. Mas a fantasia fica presente em sua mente e nunca abre caminho para a realidade.

De repente, um problema em seu trabalho o leva a se arriscar e ele inicia uma incrível viagem a vários cantos do mundo para salvar a revista na qual trabalha. Assim, de ser um homem insignificante e frustrado, passa a percorrer meio planeta e enfrentar todo tipo de dificuldade. No processo, além disso, acaba ganhando uma grande confiança em si mesmo e volta para casa como uma nova pessoa.

Novamente, A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme que nos dá um ponto de partida para a reflexão pessoal, já que a sensação que o protagonista nos transmite é familiar. Quem nunca sonhou acordado para poder viver aventuras e se livrar da rotina? Ao longo de sua viagem e das incríveis paisagens que são exibidas, é praticamente impossível não sentir o impulso, a faísca, a vontade de dar um giro desses na nossa própria história.

3 – Na Natureza Selvagem

Terminamos nossa lista de filmes que promovem a autodescoberta com este que é provavelmente um dos títulos mais inspiradores de toda a história. Na Natureza Selvagem nos apresenta a história de Christopher McCandless, um jovem que cresceu sob o atento olhar de seus pais. Pressionado para se formar em uma conceituada universidade, quando termina, decide que a vida para a qual sempre se preparou não era para ele.

Com apenas uma mochila e um pouco de dinheiro guardado, o jovem embarca em uma épica viagem com o objetivo de chegar ao Alaska. Durante o trajeto, ele vai conhecer vários tipos de pessoas e vai viver situações muito diversas, que o ajudarão a crescer como pessoa e descobrir quem ele realmente é.

Não é por acaso que Na Natureza Selvagem se transformou em um filme adorado por pessoas de todas as idades. Por isso, é o último que incluímos na nossa lista de filmes que promovem a autodescoberta.

Conhecer essa história é uma experiência cheia de emoções, tanto boas quanto ruins. Assim, a viagem de McCandless foi filmada com tamanha maestria que é capaz de gerar um universo infinito de sensações nas quais não cabe a indiferença.

Trata-se de um ataque contra a mediocridade e o conformismo que pode lhe dar o empurrão de que você precisa se está pensando em fazer uma mudança em sua vida.