3 ideias simples para melhorar o rendimento

· novembro 8, 2017

Ser constante, cumprir com os objetivos e ter uma boa produtividade não é uma tarefa fácil. Alguns psicólogos dedicam muitos anos de estudo e desempenho prático para tentar melhorar o rendimento de outras pessoas: sejam atletas, estudantes, controladores de tráfego aéreo, etc.

Uma maneira de alcançar isso, aplicável à maioria dos campos, é através do reforço da motivação, da organização da informação ou da visualização de tarefas. Neste sentido, entre as muitas maneiras por meio das quais podemos melhorar o nosso desempenho a partir uma perspectiva psicológica, selecionamos três ideias simples para este artigo. O bom é que você mesmo pode aplicá-las e elas não têm efeitos colaterais indesejáveis.

Recomendações para melhorar o rendimento

1. Gerencie seu tempo, ordene suas prioridades de forma clara

Para ter o máximo rendimento possível em qualquer projeto, trabalho ou tarefa, é imprescindível ter uma boa organização. Por sua vez, uma boa organização tem como coluna mestre uma boa escala de prioridades e, como paredes, uma forma eficaz de as ordenar dependendo das circunstâncias.

Dois dos parâmetros mais importantes para dar forma à ordem de que falamos são a relevância e a urgência de cada tarefaSteven Covey dedicou muitos anos de seu trabalho como especialista em administração de grandes empresas a criar um método para decidir o que fazer em cada momento.

Situar na agenda as tarefas pendentes é uma forma de melhorar o rendimento. Este método permitirá que você cumpra com os prazos que tiver estabelecido e, além disso, vai ajudá-lo a saber quando delegar um trabalho ou quando eliminá-lo da sua lista de “tarefas pendentes”.

“Assumir responsabilidade pessoal é algo bonito porque nos dá controle total sobre o nosso destino.”
-Heather Schuck-

2. Seja realista em seu planejamento e organização

Melhorar o rendimento ao estudar

Um dos principais erros das pessoas que buscam melhorar seu rendimento e motivação é falta de capacidade de avaliar o tempo que levam para atingir um objetivo ou terminar uma tarefa. Isso faz com que elas sintam uma grande frustração: elas têm sempre a sensação de que não são o suficiente e a falta de produtividade percebida muitas vezes faz com que elas se tornem mais facilmente distraídas, fechando assim o ciclo que mina pouco a pouco a sua autoestima.

Como não cair neste pecado? Na hora de planejar uma tarefa complexa, o ideal é dividi-la em pontos simples: assim, a estimativa de tempo que você fizer será mais realista. Se você for muito distraído, esta quebra em sequência de cada tarefa também irá garantir que você não se esqueça de obter as ferramentas necessárias antes de começar a trabalhar.

Outra boa ideia para ganhar realismo na agenda é dividir o dia em duas partes: manhã e tarde (até mesmo meio da manhã e meio da tarde). Outra coisa importante é incluir descansos e colocar pequenos reforços por trás das tarefas que menos gostamos de fazer. Pense que seu tempo é valioso demais para ser usado apenas em obrigações e compromissos, por isso os momentos de concentração são tão importantes quanto os “momentos de dispersão”, se queremos obter um bom desempenho e manter a motivação.

3. Onde você quer chegar fazendo o que faz?

É impossível pretender melhorar o rendimento, estar motivado e ser constante sem saber por que fazemos o que fazemos. As atividades ou tarefas sem um sentido “final” são as que mais custam manter, fazemos sem “cuidado nem detalhe” e rendemos menos porque no fundo não nos interessam. 

Por isso, é bom ter em nosso espaço de trabalho, seja na mesa de trabalho ou no plano de fundo do computador, uma imagem que seja muito significativa para nós e que nos faça lembrar o porquê de nossos esforços.

Mulher feliz em seu trabalho

Se seu trabalho não o completa, mas é o que lhe permite sustentar sua família, fazer todas as viagens que você tanto gosta, ir a um show ou sair nos fins de semana com seu parceiro, você deve ter uma imagem que te faça lembrar deste motivo. Quando o trabalho e as tarefas que ele implica não são satisfatórias por si só, mas lhe permitem alcançar uma meta superior, é bom que você conte com elementos que lhe façam lembrar dessa motivação.

Coloque em prática estas três ideias simples durante uma semana, você vai se sentir com mais energia ao gerenciar corretamente seu tempo e vai ver como melhora o seu rendimento. Elas são fáceis de aplicar, você não vai se arrepender!

“A sorte é a desculpa dos fracassados.”
-Pablo Neruda-