35 frases de Gandhi para entendermos a sua filosofia

35 frases de Gandhi para entendermos a sua filosofia

outubro 20, 2017 em Psicologia 9 Compartilhados
Frases de Gandhi para refletir

Mahatma Gandhi inspirou inúmeras gerações, causando um impacto significativo na vida das pessoas até os dias de hoje. As frases de Gandhi tocam o coração de milhares de pessoas. A sua espiritualidade, simplicidade de coração e a sua filosofia da não-violência são um legado único. Poucas figuras da nossa história nos encorajaram a viver em paz e de acordo com a verdade assim como Gandhi.

Os estudiosos da obra de Mahatma Gandhi dizem que o seu pensamento era tremendamente multifacetado e que a sua filosofia pode parecer bastante complexa, de modo que seriam necessários vários volumes para tentar descrevê-la. No entanto, para facilitar o caminho para todos aqueles que desejam se aprofundar no seu trabalho, alguns estudiosos dividiram a filosofia de Gandhi em quatro pilares: a não-violência, Sarvodaya (budismo socialmente comprometido), o Satyagraha (a força da alma) e a busca da verdade.

São quatro áreas bem definidas, mas vinculadas entre si: as ideias religiosas se harmonizam com os seus ideais sociais. Na sua filosofia existe um propósito claro, uma esperança contida: encorajar a humanidade a confiar em si mesma, para nos convencer de que somos capazes de criar mudanças positivas na nossa sociedade, alcançando também um desenvolvimento moral mais elevado.

As frases de Gandhi sobre a não-violência

Quando lemos as frases de Gandhi, intuímos quase que imediatamente que não estamos diante da obra de alguém que queria transmitir ao mundo uma doutrina rígida, inflexível ou notadamente rigorosa. Pelo contrário, são um conjunto de princípios que nos convidam a refletir e podem ser aplicados a qualquer área da nossa vida. Podemos compreender, por exemplo, que não há nada tão fundamental para quebrar o ciclo da violência como o amor, o diálogo ou respeito pelo outro.

Por isso, lhe propomos lê-las e analisá-las calmamente, sem preconceitos, sem preocupações e dispostos a receber pequenos aprendizados que continuam sendo muito atuais.

Frases de Gandhi para refletir

1. Não devemos perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano; se algumas gotas estão sujas, o oceano não se torna sujo

Ahimsa é um conceito que vem do sânscrito e que deu origem a essa filosofia tão característica de Gandhi, onde ele defende a não-violência e o respeito pela vida.

Da mesma forma, podemos dizer que o que definia Gandhi era a sua inabalável esperança na humanidade, por isso incentivava a população a ter uma atitude positiva de tolerância, de paciência, de caridade e nunca perder a fé no ser humano.

2. A violência é o medo dos ideais do outro

Esta é uma das mais famosas frases de Gandhi e que define a essência da sua filosofia: não tenha medo do diferente, não tenha medo daqueles que pensam de forma diferente, daqueles que têm uma opinião contrária à sua. Essa angústia em relação ao “outro” é um sintoma de fraqueza.

3. Olho por olho e o mundo ficará cego

A violência gera mais violência. A humanidade deve parar de usar a agressão, a vingança e o ódio como uma forma de linguagem. A única coisa que conseguiremos com isso é perpetuar o mal.

4. O ódio e a intolerância são os inimigos do entendimento perfeito

Gandhi costumava defender a importância do diálogo como forma de enfraquecer as diferenças e a intolerância. Somente aqueles que são capazes de se sentar frente a frente para conversar com humildade podem alcançar um entendimento perfeito.

5. A pobreza é a pior forma de violência

Essa é uma das frases de Gandhi que permanecem válidas até hoje. A pobreza continua sendo uma violência estrutural que, longe de enfraquecer, continua avançando silenciosamente na nossa sociedade.

6. Houve um tempo que liderança significava força física, mas atualmente significa saber lidar com as pessoas

O bom líder não se impõe pelo poder ou pela violência, mas com respeito, com a sensibilidade do coração.

7. A intolerância é uma forma de violência e um obstáculo para o crescimento do verdadeiro espírito democrático.
Compartilhar

8. Existem dois tipos de poderes: um é obtido pelo medo da punição, e o outro através do amor. O poder baseado no amor é mais efetivo e permanente do que o medo da punição

Para Gandhi, o amor é o caminho para alcançar a verdade. Uma vez que encontremos o nosso ideal, seremos capazes de lutar contra a violência para fazer do respeito, da convivência e da caridade os pilares mais sólidos das nossas sociedades.

9. A não-violência requer uma dupla fé: fé em Deus e fé no homem

A não violência para Gandhi era um “grande poder” que deve ser aceito como uma lei da vida. Deve permear todo o nosso ser, nossos pensamentos e se refletir nas nossas ações.

10. A raiva é o inimigo da não violência, e o orgulho é um monstro que a absorve.
Compartilhar

Passarinho abrindo suas asas

As melhores frases de Gandhi sobre o Satyagraha (a força da alma)

11. O propósito da vida é viver corretamente, pensar corretamente e agir corretamente

O princípio de Satyagraha é essencial para entender a filosofia de Gandhi. Este conceito indica que a pessoa deve viver em harmonia consigo mesma, livre dos medos, preconceitos e sempre se baseando no ideal da verdade como um propósito de vida.

12. A felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia

Esta é uma das frases de Gandhi onde novamente se enfatiza este princípio de harmonia entre os atos e os pensamentos.

13. Seja a mudança que você gostaria de ver no mundo

Um Satyagrahi, isto é, a pessoa que é corajosa e que tem como princípio o respeito, o amor e a verdade no seu coração, se sente capaz de tornar este mundo bem melhor.

14. O amor é a força mais poderosa que existe.
Compartilhar

15. A justiça que o amor traz é a redenção, a justiça que a lei traz é o castigo

Os princípios de Gandhi sempre têm uma conotação moral. Entre eles, sempre se destaca a clara resistência à injustiça, o desenvolvimento de um espírito para servir ao próximo, de abnegação e sacrifício. Ele também sempre enfatizou a importância de fazer do amor e da simplicidade as melhores armas para agir.

Frases de Gandhi sobre Sarvodaya: uma sociedade comprometida

Gandhi sonhava com uma sociedade ideal, livre de todas as formas de exploração, diferenças sociais, violência e injustiça. Estas são algumas frases que representam esse propósito tão elevado, um compromisso pelo qual somos todos responsáveis.

Frases de Gandhi para refletir

16. O futuro depende do que você faz hoje

O futuro da nossa sociedade depende das pequenas mudanças que podemos fazer no aqui e agora, nos comprometendo com os princípios do amor e da justiça.

17. A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, e não somente na vitória

Uma das lições mais valiosas de Gandhi: o sucesso não está apenas na conquista, mas em todo o percurso.

18. Há uma fartura no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ganância

Este objetivo social descrito por Gandhi como Sarvodaya refere-se a um termo que ele mesmo inventou e que pode ser traduzido como a necessidade de buscar o bem-estar de todos, sem exceção. Assim, fica muito claro que a ganância, em um mundo onde já existem muitos recursos e oportunidades suficientes para todos, não faz sentido.

19. Um desentendimento sincero é, muitas vezes, um sinal de progresso

A importância do diálogo para suavizar as asperezas e as diferenças é um pilar básico na filosofia de Gandhi. Um desentendimento respeitoso entre duas pessoas é uma maneira de avançar em qualquer área da vida.

20. Não basta que nossos ouvidos estejam satisfeitos, que nossos olhos estejam satisfeitos, é preciso que os nossos corações sejam tocados e que as nossas mãos e pés se movam

Uma sociedade que deseja mudanças deve ser uma sociedade capaz de agir, de se mover, de gerar um movimento que comece primeiro dentro de cada um, do próprio coração para depois refletir-se nas suas ações. O bom líder deve, por sua vez, ser capaz de inspirar uma esperança real que possa promover a mudança no seu povo.

21. Nenhuma cultura consegue sobreviver se deseja ser exclusiva

O conceito de Satyagraha pode e deve ser praticado em todos os ambientes culturais, porque, de outra forma, estaremos perdidos. Esta é uma das frases de Gandhi que melhor o exemplifica. Graças a isso, as pessoas entenderão que a exclusividade, a desconfiança, as diferenças entre a minha religião e sua, os antagonismos ferozes entre as minhas ideias e as suas, levantam muros e semeiam a violência.

22. Aqueles que não conseguem renunciar ao apego dos resultados do seu trabalho estão longe do caminho.
Compartilhar

Terra em forma de colcha de retalhos

23. É difícil, mas não impossível, gerenciar um negócio com honestidade

A força moral é o motor que deve mover toda a sociedade, começando pelas nossas próprias casas e as pequenas empresas. Assim, de acordo com Gandhi, cada indivíduo deve ser treinado em honestidade, humildade e justiça para ser um cidadão útil, assumindo a sua responsabilidade e cumprindo os seus deveres para criar um mundo muito melhor.

24. Um líder é inútil quando age contra os impulsos da sua própria consciência

Esta é uma das mais representativas frases de Gandhi. Ele sempre defendeu a descentralização política, para evitar deixar o poder nas mãos de poucas pessoas ou apenas de uma.

Pouco a pouco, um líder todo-poderoso busca apenas o seu próprio benefício, por isso, ele sempre defendeu uma democracia direta e participativa.

25. A paz entre os países deve se basear no amor entre os indivíduos

Somente através do amor podemos alcançar a verdade e a paz em todas as sociedades. Além disso, uma ideia constante na filosofia de Gandhi é mostrar-nos que o nosso conceito sobre Deus é o reflexo do amor e o único caminho para enfraquecer os nossos inimigos e as forças do mal.

Para alcançar essa sociedade ideal que Gandhi sonhou, é necessário que comecemos por nós mesmos e pelos que nos rodeiam. Se respeitarmos e amarmos a nossa família, nossos vizinhos e nossa cultura, seremos capazes de agir da mesma forma com os países que nos cercam.

26. Se queremos a verdadeira paz no mundo, precisamos começar com as crianças

Para criar uma sociedade melhor e um futuro mais feliz governado pelo amor e a harmonia, precisamos cuidar e educar os mais jovens nos princípios da paz e da não-violência.

Frases de Gandhi sobre a verdade

Esses conceitos-chave que compõem a filosofia de Gandhi encontram o seu verdadeiro significado nas suas raízes etimológicas. A palavra “verdade” tem sua origem no sânscrito, “Satya”, onde “sat” significa “o que existe, o que é real”. Portanto, para Gandhi, a ideia de verdade é aplicada quando o pensamento está em sintonia com os próprios atos e quando uma sociedade defende um código moral que incentiva esse propósito nos seus cidadãos.

Estas seriam algumas das mensagens que melhor representam essa ideia, esse objetivo:

27. A verdade permanece mesmo que não tenha suporte público

Esta é uma das frase mais conhecidas de Gandhi. Cada um pode manter, salvaguardar e defender a sua própria verdade, embora a maioria nos diga contrário.

Mesmo que você seja a minoria, a verdade é sempre a verdade.
Compartilhar

28. A verdade é, por natureza, algo evidente. Assim que você eliminar as teias de aranha da ignorância que a rodeiam, ela consegue brilhar.

A verdade está sempre aí, diante de nós. No entanto, muitas vezes nos deixamos manipular, nos deixamos levar pela negligência, pela submissão ou mesmo pela ignorância. Poucos atos exigem tanta coragem quanto conhecer a verdade e agir conforme os seus princípios.

Frases de Gandhi para refletir

9. A minha vida é a minha mensagem

Já dissemos que “Satya”, a verdade em sânscrito, significa o que é real, o que existe. Por sua vez, Gandhi defendia a ideia de que a verdade não faz sentido se alguém pensa uma coisa e faz o contrário. Portanto, o líder pacifista da Índia sempre viveu em harmonia com tudo o que pregava, levando uma vida humilde dedicada aos outros.

30. Acreditar em algo e não vivê-lo é desonesto

Aqui se reforça mais uma vez o mesmo princípio: a necessidade de viver em harmonia com a nossa própria verdade, com as nossas próprias crenças.

31. A verdade prevalece, mesmo que não haja apoio público. Ela se sustenta por si só

Alguns dizem que esse líder pacifista era um idealista. Podemos até concordar com isso, no entanto, em muitos dos textos e frases de Gandhi, deduzimos que é um idealismo muito prático, muito útil e que pode ser aplicado em muitos dos nossos contextos.

Todos nós, em algum momento das nossas vidas, seja na família ou no ambiente de trabalho, já defendemos a nossa verdade, apesar de não termos apoio. Mais cedo ou mais tarde, a falsidade ou a injustiça são descobertas…

32. A verdade nunca fere uma causa que seja justa

Por mais que tenhamos medo de dizer a verdade em um determinado ambiente, se esse lugar, se esse contexto é justo, a verdade sempre será respeitada e valorizada.

33. A moral é a base de todas as coisas e a verdade é a substância da moral.
Compartilhar

34. Todo mundo pode ouvir a sua voz interior. Ela está dentro de nós

Para entrar em contato com a nossa verdade e agir em conformidade com ela, precisamos ouvir a nossa voz interior. Esse diálogo consigo mesmo deve ser constante e permanente. Dessa forma, encontraremos forças para agir diante do que consideramos injusto e que ofende a nossa verdade.

35. A verdade é o fim e o amor é o seu caminho

O oposto da violência é o amor. Essa é a única maneira de construir uma sociedade capaz de defender a verdade, capaz de pensar e agir de acordo com este princípio, se movendo no seu dia a dia pelo caminho da caridade, do diálogo, da igualdade, da fraternidade e da justiça.

Frases de Gandhi para refletir

Como vimos, a filosofia e as frases de Gandhi não têm apenas conotações morais, políticas e religiosas. Acima de tudo, é um compêndio de conhecimentos que, apesar de estarem enraizados na cultura indiana, continuam sendo muito atuais e muito úteis.

Recomendados para você