Filosofia e psicologia

A filosofia e a psicologia são duas áreas de conhecimento distintas, mas que muitas vezes compartilham cenários comuns. Autores como Carl Jung e práticas como o budismo e a filosofia oriental são assuntos que você encontrará nesta seção.

A filosofia dos transtornos mentais

A filosofia dos transtornos mentais é um campo de estudo interdisciplinar. Combina pontos de vista e métodos da filosofia, da psicologia, da neurociência e da ética para analisar a doença mental. Os filósofos dos transtornos mentais se preocupam em examinar…

Três grandes dilemas morais

Os dilemas morais são situações paradoxais nas quais os valores são colocados em contradição. Nesses cenários, não é possível agir de modo a não causar nenhum dano. O que é preciso avaliar é qual das opções causa o menor dano…

A vontade de poder em Nietzsche

Nietzsche foi um dos filósofos mais importantes do século XIX, juntamente com outras figuras proeminentes, como Sigmund Freud e Karl Marx. Esses pensadores foram chamados de “filósofos da suspeita” por seu desejo de desmascarar a falsidade escondida sob os valores…

Os cinco preceitos da ética budista

Ao contrário de outras filosofias e crenças, no budismo não há mandatos absolutos ou regras intransponíveis. Os padrões de vida estão sintetizados nos cinco preceitos da ética budista. Como o próprio nome indica, elas não são regras, mas preceitos: essa…