Filosofia e psicologia

A filosofia e a psicologia são duas áreas de conhecimento distintas, mas que muitas vezes compartilham cenários comuns. Autores como Carl Jung e práticas como o budismo e a filosofia oriental são assuntos que você encontrará nesta seção.

Por que a violência continua existindo?

Os direitos humanos têm como principal função proteger os indivíduos e garantir a satisfação de suas necessidades vitais. No entanto, em tempos de guerra ou em situações de violência, esses direitos são de pouca utilidade, uma vez que ninguém está a…

A vontade de poder em Nietzsche

Nietzsche foi um dos filósofos mais importantes do século XIX, juntamente com outras figuras proeminentes, como Sigmund Freud e Karl Marx. Esses pensadores foram chamados de “filósofos da suspeita” por seu desejo de desmascarar a falsidade escondida sob os valores…

Os cinco preceitos da ética budista

Ao contrário de outras filosofias e crenças, no budismo não há mandatos absolutos ou regras intransponíveis. Os padrões de vida estão sintetizados nos cinco preceitos da ética budista. Como o próprio nome indica, elas não são regras, mas preceitos: essa…

Herbert Spencer: biografia e obra

O britânico Herbert Spencer foi um dos maiores pensadores do seu tempo. Filósofo, psicólogo, sociólogo e naturista, foi a figura mais destacada do evolucionismo filosófico e do positivismo na sua época. Portanto, não é de surpreender que as fontes de…

5 conceitos fundamentais na obra de Byung-Chul Han

A obra de Byung-Chul Han é uma das mais interessantes da atualidade. No entanto, embora já seja muito famosa e aclamada, ainda não se popularizou o suficiente. Por isso, vale a pena fazer uma análise de seus postulados, sobretudo se…

Como lidar com o medo segundo o budismo

Para o budismo, lidar com o medo é um trabalho interior que gira em torno da percepção. Na verdade, eles definem o medo como um erro perceptivo, que se traduz em imagens fantásticas e horríveis que acabam tomando conta de…