As 35 melhores frases de Fritz Perls - A Mente é Maravilhosa

As 35 melhores frases de Fritz Perls

novembro 18, 2017 em Psicologia 87 Compartilhados
Dente de leão na natureza

As frases de Fritz Perls continuam sendo inspiradoras até hoje. Fritz Perls, sua esposa Laura Perls e o sociólogo Paul Goodman foram os criadores da Gestalt-terapia e sempre encorajaram o ser humano, através de uma abordagem criativa, a valorizar as sensações, as emoções e uma atenção plena, para alcançarmos o bem-estar nas diferentes áreas da nossa vida.

Podemos dizer que, desde que Fritz Perls estabeleceu o seu modelo terapêutico na década de 1950 através do seu Instituto da Gestalt-terapia em Nova York, essa abordagem só evoluiu e se estabeleceu com muito mais força. Estamos, sem dúvida, diante de um modelo psicológico integrador capaz de ajudar muitas pessoas a se concentrarem nos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos para favorecer uma autoconsciência adequada e aumentar as suas perspectivas para iniciar mudanças mais positivas na sua vida.

Desta forma, aqueles que praticam a Gestalt diariamente definem esse modelo terapêutico como algo muito intenso, espontâneo e criativo. A pessoa consegue estabelecer uma melhor autoconfiança para lidar efetivamente e com sucesso com os problemas do cotidiano, alcançando o seu potencial máximo.

As melhores frases de Fritz Perls

Por outro lado, é importante assinalar que não devemos confundir a psicologia da Gestalt com a terapia Gestalt. Elas não são exatamente a mesma coisa. A Gestalt-Terapia refere-se, dentro da psicologia, a uma linha psicoterapêutica, uma forma de trabalhar clinicamente. A psicologia da Gestalt é uma das vertentes da psicologia que surgiu para estudar, em particular, as questões da percepção, e a partir disso, elaborar teorias a esse respeito. A psicologia da Gestalt surgiu como um movimento da psicologia no início do século XX através de teóricos como Kurt Lewin, Max Wertheimer e Kurt Koffka. O seu objetivo era estabelecer outra abordagem em reação ao “elementarismo” do estruturalismo concebendo o ser humano como um todo.

Por sua vez, a Gestalt-terapia tem as suas raízes na psicologia humanista e busca, acima de tudo, ajudar a pessoa a partir do momento presente, fazendo com que ela veja o leque de possibilidades que tem ao seu redor. Da mesma forma, Fritz Perls conseguiu fazer da sua abordagem terapêutica uma verdadeira filosofia de vida, onde a pessoa é capaz de melhorar a qualidade dos seus relacionamentos, da educação, e até mesmo de oferecer novas ferramentas para as empresas investirem no potencial dos seus empregados.

Oração da Gestalt

“Eu sou eu. Você é você.

Eu sou responsável pela minha vida e você pela sua.

Eu não estou neste mundo para atender às suas expectativas,

nem você para cumprir as minhas.

Se os nossos caminhos se cruzarem, será maravilhoso, mas, caso contrário, teremos que continuar

avançando separadamente.

Porque eu não me amarei, se para lhe satisfazer precisar me trair,

nem eu o amo se desejar que você seja como eu quero, em vez de aceitá-lo como você é.

Você é você e eu sou eu”.

-Fritz Perls-

As melhores frases de Fritz Perls: sabedoria para refletir

Muitos comentam que as frases de Fritz Perls são como pinceladas luminosas do conhecimento humano, essências teóricas que favorecem o nosso despertar. Não importa se temos alguma afinidade com a terapia Gestalt ou não. Mesmo assim, vale a pena considerar que livros como “Sonhos e Existências” ou “A Abordagem Prática da Terapia Gestalt” fazem parte da história da psicologia. Portanto, é muito interessante mergulharmos neles para refletir, para adquirirmos novos aprendizados.

Vejamos agora alguns exemplos desses princípios através das melhores frases de Fritz Perls.

1. Tudo flui quando sentimos bem-estar mental.

Quando encontramos esse ponto de equilíbrio sutil na nossa existência, deixamos de ver os obstáculos para enxergamos novos caminhos, nos sentimos livres e a nossa vida flui tranquilamente. A terapia Gestalt transcende os limites do espaço compartilhado entre o terapeuta e o paciente para nos dar uma nova perspectiva de vida.

Fritz Perls colocou a terapia Gestalt dentro dessa dimensão existencial, onde cada atitude positiva, receptiva e comprometida nos permite fluir, avançar na direção dos nossos objetivos.

Mulher envolta por folhas de outono

2. Estar no “aqui e agora” é unir a nossa atenção e a nossa consciência.

Esta é uma das frases mais conhecidas de Fritz Perls. Este é um dos conceitos mais relevantes da terapia Gestalt: “perceber” ou “conscientização”. É um despertar, onde a atenção e a consciência se unem no momento presente para favorecer o nosso crescimento pessoal.

3. O corpo sabe tudo. Nós sabemos muito pouco. A intuição é a inteligência do corpo.

O ser humano é o resultado da união entre o corpo, a mente consciente e a sua interação com o meio ambiente. No entanto, passamos a maior parte da nossa vida “desconectados”, adormecidos, incapazes de estabelecer essa união. Assim, quem não confiar nos sinais oferecidos pelos seus sentidos, pelo seu coração ou pelas suas intuições, não alcançará essa sabedoria de que Fritz Perls fala.

4. O terapeuta procura constantemente maneiras de estar em contato com a “causa” dos sucessos que ocorrem no presente.

Quando o terapeuta pergunta ao paciente sobre como ele sente, é muito comum que ele responda: “mal”, “confuso”, “irritado”… Um dos objetivos do especialista é encontrar a causa dessa sensação atual, esclarecendo as emoções, sempre favorecendo uma comunicação na primeira pessoa e centrada no presente.

5. Saber o que está bloqueando uma situação vital é a tarefa de cada um.
Compartilhar

6. Eu não estou neste mundo para atender às expectativas dos outros, nem acredito que o mundo deve atender às minhas.

Integridade, autoconfiança, segurança e consciência reflexiva: essas dimensões são os pilares que sustentam a terapia Gestalt e uma das frases mais populares de Frizt Perls.

7. Amadurecer significa assumir a responsabilidade pela sua vida.

Esta é outra das frases de Fritz Perls muito representativa por uma razão muito básica. A terapia Gestalt desligou o seu foco da psicanálise, concentrando toda a sua atenção no presente e não nos fatos do passado ou da infância, onde a pessoa ainda não tinha condições de se sentir responsável pelos acontecimentos.

A responsabilidade pessoal está no momento presente e dar esse passo significa amadurecer, significa nos darmos a oportunidade de desfrutarmos da nossa própria companhia e nos reencontrarmos com a solidão.

Homem meditando em meio à natureza

8. Aprenda que tudo é possível.

Avançar, crescer para desenvolver uma autoconsciência adequada significa alcançar todo o nosso potencial como seres humanos.

9. A nossa dependência nos torna escravos, especialmente se essa dependência é uma dependência da nossa própria autoestima. Se você precisa de incentivo, elogios e “tapas no ombro” de todo mundo, então você aceita todos como seu juiz.
Compartilhar

10. A pessoa que mais controla é a pessoa que pode renunciar ao controle.

Às vezes, desenvolvemos um autocontrole tão exagerado que a única coisa que podemos fazer é reprimir as nossas verdadeiras necessidades. Um exemplo disto é quando “engolimos” as nossas tristezas, as nossas decepções e a frustração que os outros nos impõem.

Nenhum desses comportamentos é saudável. No entanto, dentro da terapia Gestalt um controle mais saudável é aquele que a pessoa exerce sabendo muito bem como reagir em cada momento, como pode controlar a raiva para aliviar a sua indignação ou irritação de maneira inteligente e construtiva.

11. Esperar que o mundo o trate bem porque você é uma boa pessoa é o mesmo que esperar que um touro não o ataque porque você é vegetariano.

A responsabilidade suprema de cuidar de você, respeitá-lo e valorizá-lo por quem você é, não está lá fora: não são os seu colegas de trabalho, nem a sociedade e nem a sua família. Na realidade, é você que deve se amar e se cuidar; não entender isso é uma fonte inesgotável de sofrimento.

Mulher andando em trilho de trem

12. Amigo, não seja perfeccionista. O perfeccionismo é uma maldição.

O perfeccionismo não é bom para a nossa saúde emocional. Tem muito a ver com essa necessidade de autocontrole que citamos anteriormente e que, às vezes, nos leva a construir expectativas muito altas.

13. É muito raro que as pessoas conversem e escutem. Poucas pessoas escutam sem falar.

Todos os psicoterapeutas que utilizam a Gestalt procuram algo essencial durante a terapia: trazer à tona todos os processos emocionais que as pessoas escondem debaixo dos seus comportamentos, hábitos, medos e focos distorcidos.

Para acalmar e centrar a mente distorcida, o profissional convida o paciente a se ouvir, a tomar consciência de como ele está no momento presente. Depois, ele pode falar as suas emoções em voz alta sabendo que o terapeuta está lá, ouvindo com atenção.

O próprio Fritz Perls dizia que algo tão simples como escutar a si mesmo, se comunicar e ser ouvido em silêncio é uma dinâmica que perdemos na nossa sociedade. Perdemos a capacidade de ouvir a nós mesmos e de ouvir os outros.

14. A ansiedade é uma emoção que não nos deixa respirar.

A vida gera incertezas, ansiedade e medos que nos oprimem porque tememos o futuro, porque as emoções nos “engolem”, não entendemos a sua magnitude e deixamos que elas nos aprisionem até que fiquemos sem respiração.

Se quisermos avançar sem pesos, limitações e medos, a terapia Gestalt nos propõe, em primeiro lugar, que sejamos capazes de entender as nossas emoções. Saber o que está acontecendo no momento presente nos ajudará a acalmar a angústia.

15. Seja você mesmo, se expresse livremente e sem medo. Afinal, quem o amar de verdade não se importará com o que você diz ou faz.

A aceitação incondicional e a honestidade consigo mesmo são as duas raízes mais importantes da terapia Gestalt. Quem não aceita o que somos ou o que expressamos não nos aprecia e não se sintoniza com as nossas essências.

16. Não pense tanto… Sinta!

“Tudo vale a pena se lhe faz sentir”. Esta expressão de Fritz Perls já nos dá uma pista relevante sobre como este terapeuta humanista-existencialista entendia a vida. Sentir é o que nos torna vivos, portanto, em vez de nos preocuparmos excessivamente, devemos nos dar permissão para sentir muito mais, independentemente dessas emoções que nos chegam serem positivas ou negativas. Permitir que elas cheguem também é uma maneira de entendê-las.

17. A dor chega para nos despertar … A dor é algo para carregar, como um objeto. Você sente a sua força durante a experiência da dor. Tudo depende de como você se comporta diante dela.
Compartilhar

18. Devemos aprender a aceitar a verdade, mesmo que ela possa ferir o nosso orgulho.

A verdade faz parte da “conscientização”, dessa capacidade complexa com a qual aprendemos a “perceber”. Isto favorece um despertar interior que torna explícito o que está implícito ou assume uma verdade mesmo que doa porque, com ela, facilitaremos o nosso progresso, o nosso crescimento e bem-estar.

Menina chorando

19. Nada tem significado fora do seu contexto. O significado não existe.

O significado não existe como uma entidade isolada, sem que esteja ligado a algo que lhe dá sentido. As pessoas devem entender que ninguém sente medo, raiva ou felicidade “porque sim”, as nossas emoções sempre partem de um contexto, de uma situação particular.

20. Vivemos com uma porcentagem tão baixa do nosso potencial porque não estamos dispostos a aceitar a nós mesmos.

O desenvolvimento do potencial humano é dos principais objetivos da terapia Gestalt, segundo Fritz Perls.

21. Não nos permitimos – ou não nos permitem – sermos inteiramente nós mesmos.

Esta é outra das frases de Fritz Perls que melhor resumem o seu legado. Aceitar a nós mesmos é, sem dúvida, o primeiro degrau para o nosso bem-estar. Portanto, não devemos atribuir a responsabilidade desse desconforto para as pessoas do nosso convívio, precisamos abrir os nossos olhos, despertar a nossa responsabilidade pessoal, entendendo quem somos e o que queremos.

22. Se alguém se recusa a se lembrar dos seus sonhos, o que consegue na realidade é negar a sua própria existência.

Os nossos propósitos, os nossos objetivos e os nossos anseios fazem parte do que somos. Renunciar a tudo isso significa desfragmentar esse todo, quebrar essa unidade luminosa do nosso ser que não podemos negar ou deixar para trás.

23. A mudança é uma oportunidade.

Poucas coisas nos assustam tanto quanto as mudanças, as incertezas e as alterações do nosso destino. Devemos ser capazes de fluir, avançar pelos nossos caminhos, detectando as oportunidades de melhorias.

24. Uma pessoa verdadeiramente completa deve ter uma boa orientação e também habilidade para agir.
Compartilhar

25. Cada um tem a responsabilidade de dirigir a sua vida para onde quiser.

Fritz Perls nos deu uma perspectiva muito prática sobre o humanismo, onde cada indivíduo tem a responsabilidade de orientar a sua vida para os seus próprios propósitos.

Menina tocando violoncelo

26. Não podemos fugir das preocupações e dos desconfortos do presente.

A terapia Gestalt concentra todo o seu interesse no momento presente, no aqui e agora. Por isso, o primeiro passo é aprender a gerenciar as preocupações que nos afligem no momento presente.

27. O passado sequestra o nosso presente.

O passado, essa dimensão essencial para a psicanálise, perde a sua transcendência na terapia Gestalt para transferi-la para o momento atual, onde tudo acontece e onde está a nossa melhor oportunidade para encontrarmos soluções e para nos curarmos.

28. Muito do que significa melhorar as nossas vidas tem a ver com saber priorizar.

Este é outro aspecto que geralmente negligenciamos diariamente: as nossas prioridades. Saber o que é importante, o que precisamos esclarecer e que não devemos deixar na bandeja de “assuntos pendentes”, é vital para o nosso bem-estar.

29. A solidão é, na realidade, o lugar onde podemos nos conectar ao sentimento de pertencer à raça humana.

Aquele que teme a solidão teme se reencontrar consigo mesmo, com a sua essência, com as suas necessidades e pensamentos. Poucas coisas nos fortalecem tanto como buscar esses espaços privados para nos conectarmos com a nossa voz interior.

30. Reencontrar-se com as emoções e aprender a abraçá-las é algo curativo.

Todas as nossas emoções têm uma finalidade adaptativa na terapia Gestalt. Aprender a reconhecê-las e compreendê-las é fundamental para o próprio processo terapêutico.

31. As distrações também fazem parte do caminho vital.

Para Fritz Perls, “distrair” não é perder a nossa capacidade de atenção. Na verdade, é algo tão básico como sentir, descansar, fluir, nos deixar levar pela calma, o lazer, e todos os lugares agradáveis que favorecem o nosso bem-estar.

32. Tentar é o mesmo que mentir. Quando dizemos que vamos tentar, significa que não temos nenhuma intenção de fazê-lo. Se você realmente pretende fazer algo, diga: “Eu farei”; e se não, diga: “Eu não farei”. Devemos falar claramente para pensar e agir com clareza.
Compartilhar

Mulher observando a paisagem

33. Existe um grande potencial nas pessoas, mas saber como detectá-lo também requer talento.

Todos nós temos muito potencial, no entanto, nem sempre sabemos como detectá-lo, percebê-lo ou aproveitá-lo. Dessa forma, para Fritz Perls, o verdadeiro talento reside em aprender a despertar as capacidades adormecidas.

34. O medo da morte significa medo da vida.

Viver com medo nos impede de viver plenamente, e isso é sem dúvida o verdadeiro propósito da terapia Gestalt: nos tornar felizes da maneira que escolhermos.

35. Deixe que o melhor plano de vida para você surja dentro de si mesmo.

Somente nós mesmos temos a responsabilidade de planejar a nossa vida. Tome consciência dos seus ideais, dos seus sonhos, dos seus valores… Dessas belas raízes nascem, sem dúvida, as melhores flores, aquelas que devemos saber cuidar e atender diariamente.

Mão segurando flores

Todas essas frases de Fritz Perls são fragmentos de uma mente desperta e sensível. Uma figura-chave dentro da história da psicologia que nos ofereceu novas ferramentas terapêuticas para favorecer o crescimento pessoal do ser humano. Está em nossas mãos seguir os princípios do seu legado que melhor se adequem às nossas necessidades para encontrarmos novos caminhos até a felicidade.

Recomendados para você