4 princípios maravilhosos da sabedoria maia

janeiro 7, 2019

Nossos antepassados nos deixaram ensinamentos maravilhosos que podem ser aplicados no dia a dia. É incrível como as mensagens herdadas da sabedoria maia continuam sendo praticadas atualmente. São conselhos milenares que podemos seguir para enfrentar situações difíceis da melhor maneira.

Esta cultura se caracterizou por uma grande sabedoria capaz de nos ensinar até hoje. Assim, graças ao seu legado, possuímos um grande conhecimento para enfrentar as situações difíceis, já que estes grandes sábios falavam de como enfrentar a vida conquistando a felicidade e o amor.

Contamos com 4 princípios da sabedoria maia que podem ser aplicados ao nosso dia a dia. Neste artigo, falaremos sobre o que trata cada um desses 4 acordos para que você possa aplicá-los na sua vida!

“Aquele que acredita, cria, o que cria faz, o que faz transforma a si mesmo e a sociedade onde vive”.
– Provérbio maia –

Ser impecáveis com as nossas palavras

Cada mensagem que transmitimos comunica algo sobre como nós somos. Portanto, é importante pensar antes de falar para transmitir a mensagem adequada.

Apesar de ser difícil, os maias propõem que o fato de sermos impecáveis com as nossas palavras nos ajudará a estabelecer relações melhores com os outros e com nós mesmos.

Então, para nos relacionarmos melhor, devemos ter cuidado com o que dizemos. Ou seja, estar atentos ao que vamos transmitir e ao que queremos dizer de verdade. Além disso, é importante saber que, desta forma, iremos manter a coerência entre o que pensamos e o que dizemos.

Amigos conversando de forma animada

Este princípio também é uma forma de honrar as nossas palavras e, ao mesmo tempo, honrar a nós mesmos. Um método importante que ajuda a ter mais consciência e autoestima.

Vale lembrar que, apesar de estarmos atentos ao que queremos dizer e à forma como falamos, devemos ser conscientes de que nem sempre vamos conseguir transmitir exatamente o que queremos, e não há problema nisso.

“Acalme-se! Não somos perfeitos e podemos transformar cada erro em um aprendizado”.

Nada é pessoal

Este é outro dos princípios da sabedoria maia: não devemos levar nada para o lado pessoal. Trata-se de ser conscientes de que as outras pessoas têm a liberdade de agir como quiserem, e isso nem sempre tem relação conosco.

Este princípio diz que não devemos sentir que somos o centro do universo, porque isso nos faz ficar analisando todas as situações e sentir responsabilidade ou culpa por tudo que acontece.

Cada pessoa age de acordo com si mesma. Devemos nos preocupar com as nossas ações, e não com as ações dos outros. Afinal, ainda que façam algo dirigido a nós, suas ações são o reflexo de si mesmos.

Quando deixamos de levar as coisas para o lado pessoal, ganhamos a capacidade de vê-las a partir de outra perspectiva e de crescer como pessoas com cada aprendizado.

Portanto, podemos considerar que cada um de nós é responsável pelos seus atos. Assim, se nos concentrarmos nisso, poderemos ser responsáveis por nós mesmos sem estar sobrecarregados com as situações alheias que podem causar desconforto. Quantas coisas você suporta? Só as suas ou as de todos?

“Deixar fluir significa surpreender-nos com o que a vida nos traz, aproveitando cada oportunidade de aprendizado. O universo não conspira contra nós”.

As suposições não trazem nada de bom

Não fazer suposições é outro dos princípios da sabedoria maia. Quando supomos, estamos dando um passo para que as falsas crenças tomem conta de nós e propaguem o mal-estar. O importante é sermos conscientes do que realmente podemos saber ou não.

Cada um tem a sua própria visão da verdade, portanto, se você tem alguma dúvida, o melhor a fazer é perguntar. Talvez o que você está pensando seja incompleto. O melhor é contar com a outra pessoa para encontrar, entre ambos, uma visão compartilhada.

Deixe a vida fluir. A capacidade de se deixar surpreender ajuda a enfrentar os problemas com mais tranquilidade. Além disso, se algo não está em suas mãos, você não pode fazer nada.

No fim, só nos prejudicamos com nossas crenças irracionais. Você não pode ter tudo sob controle, o universo não depende de você.

“Criar realidades onde elas não existem só nos transmite mal-estar. Não se machuque, conte com aquilo que está em suas mãos”.

 

Silhueta de mulher com paisagem natural

Fazer o máximo esforço

Este princípio é o que engloba todos os princípios da sabedoria maia. Quando os maias fazem referência ao máximo esforço, isso não quer dizer que devemos lutar até a exaustão.

Trata-se de sermos conscientes do que podemos dar e chegar a um equilíbrio. Então, não consiste em fazer muito ou pouco esforço, pois ao fazer muito terminaríamos esgotados, e ao fazer pouco também, porque isso nos levaria à frustração.

Então, devemos encontrar a medida exata. Para isso, devemos ser conscientes do que somos, de como nos relacionamos e do que podemos dar. Assim, potencializamos o autoconhecimento e nos permitimos lutar até onde podemos, ou seja, tendo claros os nossos limites.

Não levar nada para o lado pessoal, não supor as coisas e transmitir o que queremos dizer de maneira adequada ajudará a saber quanto podemos nos esforçar, e em que situações fazer isso.

Aproveite cada experiência como uma janela para o conhecimento, aprenda consigo mesmo e com as suas possibilidades. Devemos saber até onde podemos chegar.

Benefícios dos princípios da sabedoria maia

Os princípios anteriormente citados têm grandes benefícios. Aqui estão alguns deles:

  • Melhoram a nossa qualidade de vida porque promovem o bem-estar através da consciência e do crescimento pessoal.
  • Propiciam uma comunicação assertiva graças à transmissão do que queremos dizer de uma forma adequada, facilitando a nossa comunicação.
  • Favorecem as relações autênticas e fortes porque ajudam a sermos conscientes do que podemos dar.
  • Favorecem o equilíbrio ao nos ensinar quais são os nossos limites e como podemos superar os obstáculos.
  • Ajudam a enfrentar os problemas porque promovem a tomada de decisões baseada em nossas possibilidades.
Borboleta na mão de uma pessoa

A sabedoria maia é uma forma incrível de enfrentar as situações adversas e de aprender cada dia com o que a vida nos oferece. Aplicando estes princípios podemos nos libertar de certos problemas e promover a transcendência nas relações com nós mesmos e com os outros.

Os princípios da sabedoria maia podem ser utilizados por qualquer pessoa. São uma herança fantástica que pode ser aplicada quando desejarmos.

Lembre-se de que ter uma vida mais tranquila depende de você, pois só você sabe como realmente é, como age, e quais são as crenças irracionais contra as quais pode lutar.

“Nada pode escurecer a luz que existe no interior”.
– Maya Angelou –