4 tipos de personalidades introvertidas

4 tipos de personalidades introvertidas

23, novembro 2015 em Emoções 867 Compartilhados
tipos de personalidades introvertidas

Ser introvertido, para alguns de nós, é um fenômeno incompreensível em muitas ocasiões. Entretanto, ser uma pessoa introvertida não é uma escolha, é uma característica.

Embora existam várias definições já conhecidas para nos referirmos ao termo “introvertido“, estamos acostumados a relacioná-lo diretamente como o antônimo de extrovertido.

Se seguíssemos o padrão social estabelecido para essa característica pessoal, então estaríamos falando de uma pessoa pouco entusiasta e assertiva, com pouca facilidade para se desenvolver em cenários sociais. Uma crença um tanto ambígua, não é mesmo?

Personalidades introvertidas

Embora não sejamos conscientes da ciência certa de sua exata definição, ao longo do tempo foram identificadas várias características dessa personalidade, demonstrando que nem todos os introvertidos são necessariamente parecidos. Por meio da observação, a psicologia confirma 4 tipos de introvertidos, dependendo das características que se dão em cada caso.

Quais são os 4 tipos de introversão?

Introvertido reservado

São aquelas pessoas que apresentam comportamentos mais reflexivos. Costumam explorar muito mais seu pensamento na hora de falar e atuar. Não costumam ter um caráter impulsivo, precisando de tempo para sentir confiança dentro de seu círculo social. Isso não quer dizer que se sintam incômodos. Simplesmente que sua segurança se sustenta em observar o grupo determinado e depois se integrar.

Personalidades introvertidas

Introvertido de pensamento

Parecido ao anterior, mas com tendência a ser mais introspectivo. Devido a essa característica, costumam  ser pessoas que se mantêm em seu próprio mundo pessoal, apartando-se e submergindo-se em seus pensamentos, seja na solidão ou acompanhados por outras pessoas.

Introvertido social

São aquelas pessoas que se afetam com o fato de se relacionar socialmente. Por isso, costumam preferir grupos pequenos com tendência a desejar mais a solidão total ou a companhia de uma só pessoa. Esse tipo de introversão é o mais comum, sendo a característica que mais se repete.

Introvertido ansioso

Nessas pessoas costumam surgir sensações de ansiedade diante de algumas experiências sociais. Pensam que não são aptos a se desenvolverem em grupos de várias pessoas. Se sentem incômodos com outras pessoas devido a uma falta de confiança em suas próprias habilidades pessoais para se relacionar com seu entorno.

Agora que você conhece os diferentes tipos de personalidades introvertidas, concordará comigo que ser “introvertido“ em uma sociedade que parece estruturada unicamente para extrovertidos ainda é concebido como algo ruim.  No entanto, segundo Susan Cain, escritora do livro “O poder dos introvertidos em um mundo que não consegue parar de falar“, confirma que aproximadamente 40% dos seres humanos apresentam essa característica (contra 40% de extrovertidos e 20% de pessoas “intermediárias“).

Essa situação nos leva a expor a pergunta de: “Fazer-se notar é a única forma de conseguir o sucesso?”

Muitas pessoas não sentem que seja assim. Eu vou adorar compartilhar com você as vantagens de ser introvertido, que podem facilitar o sucesso de pessoas com esta característica.

– São calados e sabem ouvir: Quando uma pessoa introvertida fala, não está acostumado a fazê-lo correndo. Geralmente prefere estar calado, mas presente na situação. Não é porque tem medo de intervir, mas sim porque não justifica romper o silêncio sem ter algo benéfico para contribuir com a conversa. Isso é louvável, já que vivemos em uma sociedade cheia de conversas vazias, sem empatia, e na qual um não escuta verdadeiramente o outro.

-São comprometidos e sérios com suas idéias.

– São mais sensíveis: ao contrário do que estamos acostumados a pensar, as pessoas que se mantêm afastadas e tranquilas não são frias.

– A solidão é seu maior tesouro. Para um introvertido, a solidão é o momento de recuperar a energia. Não costumam se sentir sozinhos, já que sua mente estará sintonizada em aproveitar o tempo em tranquilidade. Estar isolado é seu estado natural, não dependendo de ninguém mais para alcançá-lo.

Personalidades introvertidas

É verdade que os extrovertidos também têm as suas vantagens, assim como os introvertidos. Você acredita que tem qual característica em sua personalidade? Anime-se a ter consciência disso para potencializar as suas forças, e continue crescendo como o ser humano tão extraordinário que você é.

Recomendados para você