O crescimento em solidão – A mente é maravilhosa

O crescimento em solidão

6, junho 2015 em Emoções 1203 Compartilhados
solidão

Muitas pessoas têm um grande medo da solidão, e por isso não conseguem ver os benefícios que ela pode nos trazer. Quando deixamos nossos temores de lado, podemos aproveitar a solidão para conhecer gente nova, viver outras experiências ou aprender mais sobre nós mesmos.

1. Conhecemos as vantagens de uma vida simples

O ritmo do mundo atual é caótico, barulhento e rápido demais, por isso, podemos nos encontrar fazendo coisas que, na realidade, não gostamos ou preferiríamos não fazer. Ainda que estar com amigos ou passar um tempo com a família possa ser muito agradável, estar só nos permite simplificar nossos interesses.

2. Você pode esclarecer sua mente

Tenho certeza de que eu não sou a única pessoa que está mentalmente saturada. Nossa mente tem a capacidade de armazenar uma grande quantidade de informação que nem sempre é útil. Por essa razão, passar um tempo só nos ajuda a colocar nossas ideias em ordem, analisar os problemas que acreditamos ter e eliminar aquilo que está nos causando um caos mental.

3. Você pode aprender coisas sobre você que nem imaginava

Quando passamos um tempo a sós, damos a nós mesmos a oportunidade de conhecer o que realmente acontece ao nosso redor. Este processo não pode ser feito quando estamos rodeados de muita gente, pois as nossas percepções ou emoções são alteradas pelos demais. Mesmo que nunca deixemos de pensar e de gerar novas ideias, ao estarmos sós, temos a capacidade de diferenciar entre nossas ideias e as ideias do grupo com o qual convivemos.

4. Obriga a ser menos dependente

Muita gente evita estar só porque sente uma grande necessidade de manter contato com os demais. Isto é natural; nós, seres humanos, somos seres sociais. No entanto, nós também precisamos de um certo grau de independência em nossa vida diária para que possamos nos manter mentalmente saudáveis. De fato, a quantidade de interação social e de solidão que necessitamos em nossa vida diária é similar.

5. Você se dará conta de que não precisa de muito para ser feliz

Quando damos a nós mesmos um tempo para ficar a sós, aprendemos que muitas das necessidades que acreditamos ter estão baseadas num desejo de nos manter em grupo. Muitas vezes, confundimos a necessidade de possuir bens materiais com a possibilidade de estar a vontade dentro de nosso próprio círculo social.

6. Você vai aprender sobre seu lado negativo

Todos nós temos aspectos negativos que não gostaríamos de enfrentar e, por isso, evitamos a solidão. No entanto, entrar neste estado permitirá aprender sobre os aspectos negativos que temos e tomar as ações necessárias para combatê-los e mudá-los. Mesmo que seja complicado, é algo libertador.

Os benefícios da solidão

A solidão não é, necessariamente, algo que devemos temer, já que ela não é negativa. De fato, passar um tempo só pode nos ajudar a melhorar o relacionamento mais importante de nossas vidas: aquele com nós mesmos. Isso nos ajudará a entender melhor quem nós somos e nos fará pessoas mais independentes e seguras.

Créditos da imagem: Nixx Photography

Recomendados para você