4 vitaminas para o cérebro

· junho 14, 2018

Neste artigo, vamos falar sobre quais são as vitaminas importantes para o cérebro para que você possa tirar o máximo proveito delas. Conhecer as substâncias desta lista pode cair especialmente bem se você perceber que está cansado ou que seu desempenho mental não está em 100%.

O cérebro é, sem dúvida, o órgão mais importante de todo o nosso corpo. Ele é o responsável por regular todas as funções vitais que nos permitem permanecer vivos, além de ser o lugar onde nossa consciência, nossos pensamentos e nossa personalidade se originam. Portanto, cuidar desse órgão com o maior cuidado é de vital importância.

Quais são as vitaminas importantes para o cérebro?

As vitaminas são uma série de substâncias naturais necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas estão presentes naturalmente nos alimentos que consumimos, portanto, uma dieta balanceada deveria ser suficiente para mantê-las em níveis adequados.

Cérebro humano

Entre todas as vitaminas existentes, algumas têm um efeito especialmente positivo em nosso cérebro e suas principais funções. Assim, por exemplo, podemos melhorar nossa memória ou a nossa atenção se consumirmos quantidades adequadas de algumas dessas substâncias.

O problema é que, às vezes, nossa dieta não está tão otimizada quanto deveria. Por isso, é fundamental saber quais são as vitaminas mais importantes para o cérebro e em quais alimentos podemos encontrá-las. Neste artigo, vamos falar sobre as seguintes:

  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina C
  • Vitamina D

Vamos ver cada uma delas.

Vitamina A

A vitamina A, também conhecida como betacaroteno, é uma das vitaminas que mais ajuda a memória. Vários estudos associaram essa substância a uma proteção contra a degeneração cognitiva e uma melhoria das habilidades mentais em geral. Além disso, descobriu-se que a falta de vitamina A pode causar sérios problemas, como a cegueira permanente.

Onde se encontra esta vitamina tão benéfica para o nosso cérebro? O betacaroteno é um pigmento avermelhado presente em vários alimentos, como a cenoura, a abóbora, a manga ou o mamão. Portanto, comer frutas desse tipo pode ajudá-lo se você perceber que está começando a ter problemas de memória.

Cenoura

Vitamina B1

A segunda das vitaminas importantes para o cérebro da nossa lista também é conhecida como tiamina. É um dos componentes mais importantes, tanto do cérebro quanto do sistema nervoso, e desempenha um papel fundamental na hora de converter os alimentos em energia. Também intervém em outras funções vitais, como a circulação sanguínea e a absorção de glicose.

Quanto ao seu efeito sobre o cérebro, foi comprovado que a falta de vitamina B1 pode causar todos os tipos de efeitos graves: desde perda de memória até depressão, passando pela devastadora síndrome de Korsakoff, típica de pessoas que consumiram muito álcool em sua vida.

Esta substância tão importante para o corpo é encontrada principalmente na carne (como a de frango, porco ou vitela), bem como em oleaginosas, algumas frutas e legumes e certos cereais integrais.

Vitamina C

A vitamina C é uma das mais conhecidas em todo o mundo devido aos seus múltiplos efeitos benéficos para o nosso corpo. Também é chamada pelo nome de “ácido ascórbico”, e se trata de um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce do cérebro.

Isso pode ajudar, de acordo com as pesquisas, a melhorar funções do cérebro, como a atenção ou a memória. Por outro lado, também previne o aparecimento de certas doenças, que podem variar desde um simples resfriado até o câncer. Finalmente, também é considerada por alguns especialistas como um antidepressivo natural, porque aumenta os níveis de serotonina, melhorando nosso humor.

Esta vitamina tão importante está presente, especialmente, nos cítricos: laranja, tangerina, morango, frutas silvestres, abacaxi ou toranja são algumas das frutas em que é encontrada em maior abundância. Alguns vegetais, como brócolis ou pimentão, também apresentam uma alta concentração de vitamina C.

Suco de laranja

Vitamina D

A última das vitaminas importantes para o cérebro na lista é, de certa forma, uma exceção. É a única dessas substâncias que não está presente em nenhum alimento conhecido; no entanto, mantê-la em níveis adequados é essencial para manter o bom funcionamento do nosso cérebro e do nosso corpo.

Como podemos obter mais vitamina D? A resposta está na exposição direta ao sol. A luz solar nos permite metabolizar esta substância diretamente em nosso corpo, gerando assim melhorias no humor, promovendo a criação de testosterona e aumentando nossa capacidade mental para resolver problemas.

Como você pode ver, a maioria das vitaminas importantes para o cérebro está presente nos alimentos saudáveis: frutas, vegetais e carne. Por isso, seguir uma dieta balanceada, acompanhada de exercícios e uma adequada exposição ao sol, vai ajudar a melhorar o funcionamento do seu cérebro.