5 afirmações para neutralizar um narcisista

· janeiro 10, 2019
O segredo para neutralizar um narcisista é analisar a validade do que diz ou faz, sem se deixar levar pelo encanto que costuma ter. O mais importante é não ter medo, já que usualmente buscam intimidar quem os confronta.

Neutralizar um narcisista não é nada fácil, começando porque esse tipo de pessoa costuma ter um grande encanto e respaldo social significativo. A maioria delas tem uma ou várias facetas realmente encantadoras em suas personalidades. Não costumam ser consideradas narcisistas, mas sim seres tocados por uma espécie de varinha de condão.

No início, o narcisista costuma despertar admiração nos outros. Evidentemente, falamos do maior arauto de suas conquistas, que pode ser inflado incansavelmente, como se fosse balões. Nesse sentido, se para a maioria das pessoas o “eu” é o ponto de referência, para os narcisista é ainda mais.

Esse tipo de pessoa muitas vezes ocupa um lugar de relevância. Se este for o caso, costuma exercer seu reinado de uma maneira muito diretiva. É comum que tenha ao redor pessoas que a veneram, de maneira que se torna muito difícil confrontá-la.

No entanto, existem meios de neutralizar um narcisista, e fazer isso pode ser mais simples do que você imagina. É preciso ter personalidade e capacidade de decisão. Vamos analisar 5 afirmações que estabelecem limites a esse tipo de pessoa.

“Você não acha estranho quando alguém tem fotografias de si mesmo por todos os lugares? É como se tentasse provar que existe”.
-Candace Bushnell-

1. “Não”, a palavra mágica para neutralizar um narcisista

O narcisista sempre quer ouvir “sim”. Quer que os outros apoiem seus pontos de vista como se fossem deles. Querer que os outros aceitem o que diz ou faz é um sinal de controle. Significa que sua influência ou seu poder sobre os outros está intacto.

A palavra “não” é um dos caminhos para neutralizar um narcisista. Não lhe dar razão ou se distanciar das ideias que propõe inevitavelmente afeta a imagem que tem de nós. Dessa forma, faz com que passemos a fazer parte do time da ignorância, porque não somos capazes de enxergar a verdade.

Aprender a dizer não aos narcisistas

2. Não acredito em você, prove o que está dizendo

Os narcisistas costumam dizer mentiras que assumem diversas formas. Às vezes, porque aumentam ou diminuem as situações ou as pessoas. Em outras vezes, porque deliberadamente inventam situações que não são verdadeiras para exaltar a si mesmos, para rebaixar os outros ou para criar fantasias em torno de si.

Se você está lidando com um narcisista e percebe que ele mente, não hesite em questionar suas afirmações. Exija que prove ou dê evidências do que diz. Apresente os argumentos que te fazem duvidar da veracidade de suas palavras.

É provável que ele reaja se distanciando. No entanto, entenderá que você não está disposto a assumir como verdade todas e cada uma de suas afirmações, por mais absurdas que sejam.

3. Você não é mais, nem menos, do que ninguém

Implícita ou explicitamente, o narcisista ostenta uma motivação muito grande para demonstrar que é superior aos outros. Por isso, é comum que tente dar a entender que sabe mais, faz melhor, pensa de maneira excepcional ou tem um desempenho superior aos outros.

É positivo lembrar essa pessoa de que, embora efetivamente possa fazer, dizer ou pensar em algo com maior destreza do que os outros, isso não a torna superior a ninguém.

Enfatize que qualquer pessoa, com treinamento suficiente ou nas circunstâncias adequadas, também pode se destacar em qualquer área. Além disso, insista no fato de que é possível ser superior em um aspecto, mas também inferior em outros, já que isso é característico do ser humano.

Como neutralizar um narcisista

4. Não tenho medo

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros.

É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca. Não tem problema em externar as fraquezas dos outros e, inclusive, em aplicar golpes baixos com o objetivo de deixar os outros inseguros.

Não aceitar seus ataques é uma maneira de demonstrar que você não tem medo. A pessoa que se ofenda como quiser. Não permitir que seus ataques o afetem é uma excelente maneira de neutralizar um narcisista. Esse tipo de pessoa não sabe como agir com alguém que não sente medo dela.

5. Não mude de tema

O narcisista sempre quer sair impune. Se discute sobre algum tema e fica perdido, vai mudar de assunto para evitar dar razão ao outro. Se comete um erro evidente na hora de agir, vai tentar desviar a atenção para outro lugar. Geralmente, são muito habilidosos com essas manipulações.

Se você conversa com um narcisista ou precisa lidar com alguém assim, é importante treinar para impedir que desvie do assunto e acabe te enrolando. Volte a se concentrar no ponto central da conversa. Volte novamente ao tema essencial do assunto. É provável que a pessoa nunca admita seu erro, mas vai entender que não pode manipular você.

Neutralizar um narcisista não é nada fácil. É preciso perspicácia, coragem e capacidade de decisão. A justificativa dessa habilidade é não se deixar ser vítima de manipulações e contribuir para recuperar os vínculos com os outros.

O problema do narcisista é que, na verdade, ele não ama a si mesmo. Mas para não admitir isso, utiliza os outros. Não deixe que faça isso com você.

Díaz-Benjumea, L. J. (2014). Personalidades Narcisistas (McWilliams, N. Diagnóstico Psicoanalítico. Comprendiendo la estructura de personalidad en el proceso clínico). Aperturas psicoanalíticas: Revista de psicoanálisis, (47), 5.