5 ansiolíticos naturais
Existem vários ansiolíticos naturais que podem ser uma excelente opção (após a consulta médica) para complementar ou substituir medicamentos alopáticos. Eles são altamente recomendados em caso de ansiedade leve ou moderada. Da mesma forma, frequentemente permitem reduzir a “carga química” que ingerimos, uma mudança particularmente positiva no caso de pessoas já medicadas. Nessas circunstâncias, você sempre deve pedir a opinião do médico antes de tomar qualquer decisão.
Longe de demonizar os medicamentos, a verdade é que eles desempenham um papel muito importante em momentos específicos. Existem situações de crise em que eles são a única alternativa para aliviar um sintoma ou para ajudar um paciente. No entanto, sabemos que eles têm um número significativo de efeitos colaterais, o que gera outros problemas de saúde a médio e longo prazo.
“O alimento que você consome pode ser a forma mais poderosa de remédio ou a forma mais lenta de envenenamento”.
-Ann Wigmore-
Portanto, os ansiolíticos naturais se tornam uma ótima opção. Eles não têm efeitos colaterais e, além disso, seus principais efeitos são muito benéficos para a nossa saúde. Eles também são uma boa alternativa para o consumo regular. Você não precisa estar em condições especiais para ingerir esses magníficos produtos. Falaremos sobre cinco desses ansiolíticos naturais a seguir.
1. Valeriana, um dos melhores ansiolíticos naturais
A valeriana é uma erva que, há muito tempo, tem sido usada para “acalmar os nervos”. É um dos ansiolíticos naturais mais conhecidos por seus efeitos sedativos e relaxantes. Não só ajuda a reduzir a ansiedade, mas também reduz as palpitações e ajuda a adormecer.
É um produto natural facilmente encontrado em qualquer mercado de plantas. Não devemos esquecer que esta erva tem efeitos em nosso corpo quando a consumimos. Portanto, aqueles que tomam medicamentos de qualquer tipo devem consultar um médico antes de incluí-la em seu dia a dia.
2. Tilia, outra erva maravilhosa
A tilia é um dos ansiolíticos naturais mais antigos. Como a valeriana, tem sido usada há séculos para acalmar os estados de agitação e estresse. Tem efeitos calmantes e facilita o sono.
O mais aconselhável é que todas essas ervas sejam preparadas em forma de chá. Apenas a água deve ser fervida. Quando estiver em ponto de ebulição, a erva deve ser adicionada e removida do fogo. Depois de cerca de dez minutos de descanso, você pode beber. O ideal é tomá-la três vezes por dia, uma delas à noite, antes de ir dormir.
3. Triptofano, um componente incrível
Embora o nome “triptofano” não seja muito conhecido, a verdade é que não se trata de um elemento raro, longe disso. É um aminoácido que está presente em vários alimentos. Sua principal característica é que contribui para uma maior liberação da serotonina, um hormônio que equilibra o estado mental.
Entre os alimentos que contêm triptofano e, portanto, atuam como ansiolíticos naturais, estão principalmente o peru, frango e os peixes gordurosos. Também a gema de ovo, abacaxi, banana, abacate, ameixa seca, nozes, chocolate amargo e algumas algas marinhas, como a espirulina, entre outros.
4. O ômega 3, bom para quase tudo
Os nutricionistas insistem no valor nutricional do ômega 3, principalmente para regular o colesterol e melhorar o funcionamento do sistema circulatório. No entanto, este composto maravilhoso também tem efeitos importantes sobre os estados de ansiedade.
O ômega 3 tem uma propriedade extraordinária: ajuda a reduzir os níveis de “cortisol”, o chamado “hormônio do estresse”. Isso, obviamente, tem como consequência a estabilização do estado mental. Por este motivo, é considerado um dos ansiolíticos naturais mais poderosos.
Ele é encontrado principalmente em peixes e mariscos. Também pode ser encontrado em óleo de canola, soja, cordeiro, carne orgânica, castanha-do-pará, azeite, espinafre, morangos e abóbora, entre outros.
5. Lúpulo, uma joia natural
Muitos pensam que o lúpulo é apenas um composto da cerveja. No entanto, seus efeitos em nosso corpo podem ser grandes, principalmente como sedativo e hipnótico. Aqueles que investigaram o impacto do lúpulo em nosso corpo indicam que ele é especialmente eficaz no tratamento dos sintomas de abstinência em fumantes.
Também serve para equilibrar o humor durante a menopausa. O lúpulo afeta a produção de estrogênio e, portanto, é aconselhável consultar o médico antes de ingeri-lo para esse fim.
Todos esses ansiolíticos naturais são fáceis de comprar, baratos e têm um sabor agradável. É conveniente incluí-los dentro do nosso consumo habitual, principalmente quando somos muito propensos ao estresse, a porta de entrada para a ansiedade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kinrys G, Coleman E, Rothstein E. Remedios naturales para los trastornos de ansiedad: uso potencial y aplicaciones clínicas. Depresión y Ansiedad [Internet] 2009 [consultado 24 mar 2022]; 26 (3): 259-265. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/da.20460
- Mohammad H, Roodabeh B, Roja R, et al. Una revisión sistemática de los compuestos naturales derivados de plantas para los trastornos de ansiedad. Temas Actuales en Química Médica [Internet] 2016 [consultado 24 mar 2022]; 16(17): 1924-1942. Disponible en: https://www.indianjournals.com/ijor.aspx?target=ijor:rjpt&volume=9&issue=8&article=046