5 benefícios de praticar um hobby juntos

· maio 18, 2018

Às vezes não passamos o tempo que gostaríamos com o nosso parceiro. O trabalho nos absorve e, quando voltamos para casa, a última coisa que queremos é sair de novo. Esta situação pode causar um distanciamento quase sem percebermos, uma desconexão que, se não soubermos detectar, pode ser o começo de muitos problemas. Assim, praticar um hobby juntos é uma das melhores soluções.

Nem todo mundo tem a sorte (ou desvantagem) de compartilhar gostos com seu parceiro de vida. Muitas vezes não ter nada em comum é enriquecedor, mas outros casos são um verdadeiro incômodo. Quem não gostaria que seu parceiro fosse tão fanático por Bon Jovi quanto nós? Ou que gostasse de filmes alternativos com a intensidade característica de um cinéfilo do passado?

A verdade é que cada relacionamento tem suas vantagens e desvantagens, e uma boa maneira de promover as primeiras é praticar um hobby juntos. Certamente, entre tantas atividades, deve haver alguma para compartilhar e se divertir. Ou talvez seja possível descobrir outra… Não se feche para aprender coisas novas!

Os benefícios de se divertir como um casal são inúmeros. Estreitamos os laços e fortalecemos o conhecimento um do outro. Às vezes, se envolver um pouco mais com o outro é a solução para os nossos problemas. Vamos ver quais são os benefícios de praticar um hobby juntos!

Vantagens de praticar um hobby juntos

A confiança entre ambos aumenta

Compartilhar um passatempo ou um hobby significa passar mais tempo juntos, e isso equivale a fortalecer os sentimentos de intimidade e confiança. De fato, pode facilitar falar sobre os problemas que nos preocupam, comentar algo importante ou simplesmente expressar nossas emoções.

A confiança é um dos valores fundamentais de um casal. No momento em que ela desaparece, o relacionamento perde sua firmeza e geralmente não há como voltar atrás. Praticar um hobby juntos ajuda a manter a camaradagem entre ambos, que muitas vezes é perdida com a rotina.

Casal deitado na grama

As brigas diminuem

O humor melhora, o relacionamento se fortalece e a comunicação aumenta. O que isso significa? Bom, que se algo nos incomoda em nosso parceiro, será mais fácil para nós falar com ele sobre isso. Ao praticar um hobby juntos, compartilhamos uma motivação, um objetivo que não alcançaremos sem a ajuda do outro.

Assim, aprenderemos a assumir nossas perdas de outra maneira e a compartilhar as alegrias pelos triunfos alcançados em equipe. Por causa disso, discutir por bobagens não será tão comum, já que estaremos acostumados a contar com o outro, a nos colocar em seu lugar e a trabalhar juntos.

“O amor não precisa ser entendido; precisa ser demonstrado”.
-Paulo Coelho-

A cumplicidade aumenta

Praticar um hobby juntos aumenta a cumplicidade e favorece a conexão com o parceiro, aspectos que muitas vezes esquecemos. Podemos aproveitar essa aproximação para reacender a chama. Os olhares, as carícias e os sorrisos costumam desempenhar um papel primordial na hora de voltar a chamar atenção do outro.

Você também pode propor a ideia de ir jantar ou passear juntos depois de praticar a atividade escolhida. Cuidar de cada aspecto do relacionamento é muito importante, portanto, fazer um plano alternativo também conta.

Casal jogando videogame

Dá emoção à vida em casal

Muitas vezes nos acostumamos tanto com o outro que a magia se perde. Fazemos sempre as mesmas coisas, não nos preocupamos em inovar e acabamos entediados. Praticar um hobby juntos acaba com esse sentimento devastador e dá asas à nossa imaginação.

Há atividades, como paraquedismo, escalada ou bungee jumping, que além de serem excitantes, são ideais para praticar em casal. Liberamos adrenalina, as endorfinas aparecem e a paixão se reacende sem nos dizer nada. É verdade que nem todos podem praticá-los, mas existem outros tipos de atividades, como o remo, o ciclismo, a natação, a dança ou a ioga, que também são boas opções.

Casal andando de bicicleta

Aproveitamos duas vezes mais do que fazendo sozinhos

Praticar um hobby com outra pessoa é sempre mais divertido do que fazê-lo sozinho. Todos sabem que as alegrias, quando compartilhadas, são desfrutadas em dobro.

Isso não significa que, a partir de agora, devemos praticar apenas atividades com nosso parceiro. Todos nós precisamos de nossos momentos sozinhos, e afirmar o contrário seria mentir. O que também é verdade é que, com a companhia de quem amamos, descobriremos novos pontos de vista, outras formas de ver a atividade nas quais talvez não tenhamos pensado.

Por outro lado, praticar um hobby juntos deve melhorar nossa vida como casal, e não piorar. Existem muitos relacionamentos nos quais as brigas e a raiva fazem parte do dia, e nem mesmo compartilhar um hobby pode resolver.

Nestes casos, é melhor procurar outros meios de comunicação e, se necessário, falar com um especialista. Se quisermos realmente salvar o que temos com o outro, devemos fazer a nossa parte e não sucumbir à indiferença ou ao comodismo.

Se, pelo contrário, a relação estiver cada vez mais forte, praticar um hobby fortalecerá a conexão, aumentará a sensação de afinidade e, é claro, irá nos permitir aprender com o outro de maneira simples e transparente.