5 chaves importantes para ter uma boa saúde emocional

5 chaves para ter uma boa saúde emocional

novembro 9, 2016 em Emoções 7 Compartilhados
5 chaves para uma boa saúde emocional

Quando compramos uma roupa nova, mudamos o penteado, rimos com os amigos, fazemos algum esporte ou praticamos a meditação, nossa atitude muda, nos sentimos mais positivos, mais inspirados e criativos. Nossa saúde emocional pode melhorar com pequenas coisas que acontecem diariamente e que nos ajudam a ter uma perspectiva diferente, e acabamos nos sentindo melhor.

A saúde emocional se relaciona com saber lidar corretamente com as nossas emoções, tanto as positivas (amor, alegria, esperança, bom humor), quanto as negativas (ódio, ciúmes, culpa, inveja) para podemos nos sentir bem e termos uma atitude melhor. Uma pessoa emocionalmente saudável é aquela que aprendeu a se entender e a se aceitar, e a olhar a vida com um sorriso.

“Se é emocionante pensar nisso, imagine fazê-lo”.
-Daniela Galofre Yepes-

Tradicionalmente fomos educados para agirmos racionalmente, sem dar muita importância para as emoções em nosso desenvolvimento pessoal. E inclusive, em alguns âmbitos, mostrar as emoções acaba sendo considerado um sintoma de fraqueza.

No entanto, vários estudos científicos mostram a influência das emoções em nossa conduta a nível fisiológico, psicológico e comportamental. Por esse motivo, propomos aqui várias técnicas que podem ajudar a melhorar sua saúde emocional e fazer você se sentir melhor.

Lembre-se do que você tem de bom e faça o que gosta

Quando o pessimismo nos invade, não somos capazes de lembrar das coisas boas que temos, muito pelo contrário, nosso passado parece um enorme bosque coberto de neblina. Por essa razão, propomos que você escreva em um papel tudo de bom que você tem, não importa o que for: tem muitos amigos, é sociável, sabe escutar, sabe desenhar, etc. Cada vez que os pensamentos negativos invadirem a sua mente, leia essa lista e lembre que você é único e extraordinário.

mulher-lendo-arvore-boa-saude-emocional

A confusão do dia a dia nos envolve em muitas tarefas diárias que fazem com que a gente se esqueça do que gosta e não encontre tempo para fazê-lo. Se você gosta de ir ao cinema uma vez por semana assistir a um filme, se você gosta de sair de bicicleta para dar uma volta, se gosta de ler um livro antes de dormir, aprecie tudo isso. Trata-se de encontrar tempo para fazer o que gostamos. E isso é possível, não é?

Aprenda a se comunicar e a se aceitar

É muito complicado expressar nossas emoções em determinadas circunstâncias e dizer o que pensamos, mas para sermos fiéis a nós mesmos é necessário nos comunicarmos adequadamente e com respeito pelas outras pessoas, expressar emoções com empatia e aprender a dizer “não” quando for necessário. Nos opormos a algo com argumentos racionais é um grande exercício para sermos fieis a quem somos.

“As emoções são como cavalos selvagens. Não são explicações que nos ajudam a seguir em frente, mas sim a nossa vontade de continuar.”
– Paulo Coelho –

Aceitarmos a nós mesmos com todos os nossos defeitos é um exercício de coragem, que nos ensina a saber como podemos reagir diante de determinadas situações e a controlar de forma saudável nossas emoções, para melhorar nossa saúde emocional. Aceite o que você é e esse será o começo da sua mudança.

Mantenha-se ativo e viva o presente para uma boa saúde emocional

Manter uma atividade, tanto física quanto intelectual, ajuda nossa saúde emocional. As pessoas que mantêm seu cérebro vivo e ativo se sentem melhor porque não deixam que a preguiça os invada. Além da atividade mental, é necessária uma atividade física, por isso caminhe, corra, ande de bicicleta, vá a academia, não interessa, mas movimente-se!

casal-dancando-boa-saude-emocional

Você já parou para pensar em quantas vezes ao dia você se preocupa com coisas do passado ou do futuro? A reflexão diante destes pensamentos é que o passado não pode ser mudado e o futuro é desconhecido, não sabemos o que ele vai trazer,, por isso não faz muito sentido se preocupar; o importante é viver o presente.

Relaxe e rodeie-se de pessoas positivas

Dormir bem e relaxar é fundamental para a nossa saúde, tanto física quanto emocional, e nos proporciona descanso e bem-estar. Procure ir para a cama todos os dias na mesma hora e pratique hábitos que favoreçam o sono, de modo que ele seja reparador, e encontre um momento em seu dia para relaxar ou meditar.

meditacao-boa-saude-emocional

A energia que as pessoas positivas transmitem em nossa vida é fundamental. Tente se afastar das pessoas que lhe causam estresse ou que tenham atitudes pessimistas e aproxime-se daquelas que gostam de você e que sabem ensinar todas as coisas boas que a vida tem.

Procure ajuda, caso seja necessário

Se você precisar de ajuda profissional, não hesite em procurá-la. Trata-se não apenas de suas emoções, mas de sua vida, por isso um especialista que o escute e apoie pode ser fundamental em determinadas situações para favorecer seu desenvolvimento pessoal.

Não tenha medo de recorrer a uma pessoa que ouça e faça com que você veja as coisas desde outra perspectiva. Trata-se de crescer emocionalmente e aprender com nossos erros, para podermos amar a nós mesmos cada dia mais.

“Morre lentamente quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, justamente estas que fazem o brilho voltar aos olhos e restauram os corações destroçados”.
-Pablo Neruda-

Recomendados para você