5 chaves para ser feliz no trabalho - A Mente é Maravilhosa

5 chaves para ser feliz no trabalho

Maio 9, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Ser feliz no trabalho

Não importa o quanto alguém ame o seu trabalho, não é incomum que existam momentos que causem um sentimento de opressão e exaustão. Os compromissos, as responsabilidades e as limitações podem ser estressantes. No entanto, você pode ser feliz no trabalho, mesmo quando não gosta daquilo que realiza.

Uma atitude construtiva juntamente com altos níveis de motivação contribuem para nos sentirmos melhor no ambiente de trabalho. Talvez não seja tudo o que desejamos, mas existem maneiras de adotarmos uma perspectiva que nos permita nos concentrarmos em todas as coisas positivas que o trabalho nos traz.

“Quando o trabalho é um prazer, a vida é bela. Mas quando é imposto, é uma escravidão”.
– Maximum Gorki –

Quando você consegue ser feliz no trabalho, ganha um verdadeiro tesouro para a vida. O trabalho é o espaço onde passamos mais tempo e do qual dependem muitos dos nossos planos e, em última análise, o nosso bem-estar. Portanto, trouxemos algumas chaves que nos ajudam a tornar o trabalho uma experiência melhor.

1. Concentre-se no presente

Muitos dos nossos problemas, especialmente aqueles associados ao estresse e à ansiedade, existem mais na nossa mente do que na realidade. Eles nascem de expectativas negativas sobre o que pode acontecer no futuro. Por exemplo, imaginamos dificuldades que ainda não surgiram, eventos negativos que ainda não aconteceram ou acontecimentos terríveis que podem não ocorrer.

Tudo isso gera um enorme desgaste psicológico. Nessas circunstâncias, é impossível ser feliz no trabalho. Pelo contrário, o local de trabalho se transforma em um espaço de angústia, porque sempre esperamos o pior. O antídoto para isso é concentrar-se no presente, lidar apenas com a tarefa de hoje. Se a fizermos bem, as consequências também serão positivas.

Mulher no trabalho

2. Colabore com os outros para ser feliz no trabalho

Há muitas circunstâncias na vida em que a melhor maneira de nos ajudarmos é ajudando os demais. O fato de sermos sensíveis às necessidades e problemas dos outros é algo que nos enriquece como seres humanos. Ao mesmo tempo, nos ajudará a sair dessa bolha egocêntrica que só traz desconforto.

Se considerarmos o propósito de fazer coisas positivas para os outros, certamente seremos felizes no trabalho e nos outros ambientes nos quais estamos envolvidos. Notaremos, pouco a pouco, que a disposição dos outros conosco se tornará mais gentil e compreensiva. Isso melhorará notavelmente o nosso ambiente de trabalho e preencherá nossos dias com uma energia especial.

3. Aprenda a descansar

Um dos problemas mais comuns dos trabalhadores é a falta de equilíbrio entre o trabalho e o descanso. As pausas são tão ou mais importantes do que as próprias tarefas. Uma pessoa cansada não é produtiva e está mais propensa a cometer erros e ignorar detalhes importantes. Também é menos criativa e incisiva nas suas apreciações.

Quando estamos cansados, fazemos em uma hora o que poderíamos fazer em meia hora. Além disso, ficamos mal-humorados. Portanto, precisamos estar constantemente combinando trabalho e descanso. Durante o trabalho, com intervalos ativos e, fora dele, reduzindo o envolvimento com as atividades do trabalho.

4. Valorize e agradeça

Fica mais fácil ser feliz no trabalho se todos os dias tirarmos um minuto para refletir antes de começar o dia. Valorize o seu trabalho e pare para pensar sobre os seus benefícios, tanto para si quanto para o restante do mundo. Isto nos permite mudar a perspectiva.

Certamente temos muitos motivos para agradecer por cada dia de trabalho. O simples fato de termos competência para realizar o nosso trabalho e a possibilidade de gerar renda para nós e para muitas outras pessoas já é motivo de gratidão. Por exemplo, quando compramos pão, contribuímos para que outras pessoas tenham emprego e meios para viver. Nunca se esqueça de agradecer.

5. Construa um “ninho”

Fica mais fácil nos motivarmos quando fazemos do nosso espaço de trabalho um lugar agradável. Personalize o máximo possível os objetos que o cercam. Imprima o seu toque pessoal e você certamente se sentirá muito melhor.

Ambiente de trabalho

Também é apropriado que você crie o seu próprio espaço para descanso. Lugares ou situações especiais para se refugiar durante o seu tempo livre. Ambientes que façam você se sentir liberado das responsabilidades e preocupações.

Ser feliz no trabalho é uma verdadeira benção. Agora, em raras ocasiões essa felicidade vem por si mesma. Geralmente temos que criar as condições para que ela surja. Se formos bem-sucedidos, teremos dado um passo gigantesco na construção do nosso bem-estar.

Recomendados para você