5 dicas para se desconectar do trabalho

· fevereiro 10, 2018

Conseguir se desconectar do trabalho não é uma tarefa fácil. Estamos acostumados a uma rotina diária, onde nosso esforço e dedicação são exigidos durante um determinado período de horas. Nós nos forçamos para fazer tudo certo, estarmos alertas e termos o celular e o computador à mão sempre que pudermos.

Às vezes, não importa se é um fim de semana ou férias. Mesmo sabendo que o estresse ao qual estamos submetidos todos os dias deve ficar no escritório, infelizmente nós o carregamos como se fosse uma mochila durante o período de descanso.

Essa situação pode nos causar sérios problemas a longo prazo. Somos seres humanos, não máquinas. Por isso, precisamos descansar tanto física quanto mentalmente. Caso contrário, podemos sofrer doenças relacionadas à nossa saúde psicológica e emocional.

O que acontece quando não é possível se desconectar do trabalho?

Consequências a nível social

Não saber como se desconectar do trabalho não só nos machuca, mas também aos nossos entes queridos. Não é agradável estar com alguém que só sabe ficar agarrado ao celular. Nosso comportamento faz com que os outros se sintam excluídos e pouco valorizados. Isso pode criar sérios problemas para casais, familiares e amigos.

Além disso, é muita falta de educação usar esse tipo de aparelho em encontros sociais, pois é uma atitude bastante grosseira e rude. Da mesma forma, fazer isso em casa pode ofender nosso parceiro, que também precisa de nossa atenção.

Homem trabalhando em casa

Consequências psicológicas e emocionais

Viver em constante estado de sobrecarga é muito prejudicial para a nossa saúde mental. Pode causar problemas de estresse, ansiedade, ataques de pânico e depressão. Todos esses problemas, por sua vez, geralmente acabam por afetar também as pessoas mais próximas de nós, aumentando a possibilidade de causar danos às nossas relações sociais.

Além disso, esse estilo de vida pode levar a distúrbios obsessivos que podem resultar em doenças mais graves e que devem ser acompanhadas por um especialista no campo da psicologia.

Consequências físicas

Quando não conseguimos nos desconectar do trabalho, nosso corpo sofre. Nós não descansamos bem e ficamos mais propensos a sentir dores no pescoço e nas costas de forma crônica. Estar continuamente tensos não é apenas prejudicial para a nossa mente.

É comum ter problemas relacionados ao sono, como insônia ou terrores noturnos. Ambos são muito complexos e exigem paciência para resolvê-los.

“Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
-Charles Darwin-

5 chaves para se desconectar do trabalho

Se você perceber que não consegue se desconectar do trabalho e quer fazer algo sobre isso, você está com sorte. A única maneira de os conselhos funcionarem é que a pessoa que os receba esteja disposta a realizá-los.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a desconexão não nos torna irresponsáveis. Na verdade, isso nos permite realizar mais quando realmente estamos fazendo o nosso trabalho, sendo, portanto, mais produtivos. Uma vez fora do horário de trabalho, todos são livres para investirem seu tempo no que quiserem.

Mulher cheia de tarefas no trabalho

Junte-se aos seus entes queridos

Não importa onde. Seja na casa de alguém, em um bar ou em um restaurante, tente ficar junto com aqueles de quem você gosta. Estar interessado em suas vidas, conversar com eles sobre qualquer tópico que venha à mente (e isso não tem nada a ver com seu trabalho) e divertir-se é algo extremamente importante.

Você também pode interagir com seus colegas de trabalho após o horário de trabalho. Possivelmente, eles sentem o mesmo que você e querem se desconectar tomando uma bebida e falando sobre assuntos mais triviais.

Inscreva-se para uma atividade agradável

Todos nós temos atividades em mente que não realizamos devido a diferentes fatores. A falta de tempo, o estresse ou o que os outros vão dizer são as causas mais comuns. Esqueça tudo e matricule-se para realizar algo que você queira realmente fazer.

Tire algumas horas por semana para você. Será bom para sua mente, sua autoestima, e permitirá que você conheça novas pessoas com gostos parecidos com os seus.

Planeje uma ou duas viagens por ano

Planeje uma ou duas viagens por ano para lugares onde nunca esteve. Estabeleça roteiros, informe-se com mapas, documentários e vídeos sobre viagens. Planeje-se para relaxar ou procurar aventuras.

Seja como for, isso irá mantê-lo animado o suficiente para que sua mente se centre em algo além do trabalho. Viajar é sempre uma maneira maravilhosa de mudar o chip.

Mulher viajando e conhecendo lugares

Tente desativar as redes sociais

Tente usar o mínimo possível as redes sociais. Exceto por razões excepcionais, o Facebook, Twitter e Instagram só causam problemas de dependência em momentos de descanso. Dê menos tempo para eles e mais para você e para as pessoas ao seu redor.

Leia um bom livro ou assista a um bom filme

Ler e ir ao cinema são formas de entretenimento muito úteis. Além de tudo, permitem que a gente escape para outros mundos. Durante o tempo em que realizamos essas atividades, nossa mente esquece o resto. Alguns livros e filmes também nos ajudam a crescer como pessoas e a elevarmos nosso nível cultural. Isso certamente nos traz ainda mais benefícios.

Escolha alguma obra de que você goste e com a qual se sinta confortável. É hora de relaxar e não pensar em nada além de você!