Como ter uma atitude positiva no trabalho

Como ter uma atitude positiva no trabalho
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 26 dezembro, 2017

Há momentos em que é difícil manter uma atitude positiva no trabalho, por mais que gostemos dele. Nada acontece de acordo com as nossas necessidades. Há situações em que o ambiente de trabalho se torna pesado ou um novo chefe imprime um nível de exigência que nos estressa. Além disso, é claro, há momentos em que a atividade se torna rotineira e contamos os minutos para completar cada tarefa.

A atitude positiva no trabalho refere-se a uma atitude otimista e entusiasta dirigida não só à nossa atividade de trabalho, mas também a todas as pessoas envolvidas nela. Cultivar essa atitude ajuda muito porque contribui de forma decisiva para tornar o seu trabalho agradável para você. Isso significa que atravessaremos os momentos de crise sem muito estresse.

“Escolha um trabalho que você gosta e não terá que trabalhar um só dia da sua vida”.
– Confúcio –

Passamos uma grande parte da nossa vida em função do trabalho. Às vezes, lhe dedicamos mais tempo do que aos nossos entes queridos ou a outras atividades pelas quais somos apaixonados. Portanto, o nosso bem-estar pessoal depende em grande parte das experiências vividas no trabalho. Por isso, vale a pena se esforçar para construir e manter uma atitude positiva no trabalho. Mas, como podemos agir?  Neste artigo, daremos algumas dicas que podem ajudá-lo.

Melhorar a qualidade para incentivar uma atitude positiva no trabalho

Um dos fatores que nos motivam mais e nos ajudam a desenvolver uma atitude positiva é saber que estamos trabalhando bem. Muito mais quando vemos os resultados e percebemos que estamos evoluindo. Para trabalhar melhor, é importante levar em conta estes aspectos:

Atitude positiva no trabalho
  • Compreender quais são os requisitos e habilidades que o trabalho exige e se esforçar para se ajustar a eles.
  • Buscar métodos para executar as suas tarefas de forma mais eficiente.
  • Propor a si mesmo metas ambiciosas. Não só cumprir essas metas, mas identificar qual é o próximo passo para continuar evoluindo no trabalho.
  • Conhecer bem a empresa, identificar as suas políticas, a sua filosofia e a sua estrutura.

Se percebermos que o trabalho é um meio de sermos pessoas melhores, será mais fácil assumir uma atitude positiva. Uma boa parte das crenças negativas aparecem quando acreditamos que o que fazemos não vale a pena ou que estamos estagnados.

Desenvolver comportamentos positivos e proativos

Mesmo nos trabalhos mais solitários, há sempre um momento em que você precisa vincular ou coordenar o seu trabalho com outras pessoas. Portanto, não é necessário apenas cultivar uma atitude positiva em relação às tarefas que realizamos, mas também em relação às pessoas com quem trabalhamos em equipe. Para isso, os seguintes comportamentos e valores nos ajudarão muito:

Bolinha amarela com sorriso
  • Seja responsável e pontual. Aqueles que exibem apatia ou falta de seriedade com as atividades e horários geram algum desconforto no ambiente de trabalho com o seu comportamento.
  • Cortesia em primeiro lugar. As palavras gentis e os gestos amáveis são a base de um bom relacionamento.
  • Seja honesto. Tentar parecer o que não é, mentir ou não admitir os próprios erros é algo que, a longo prazo, prejudica muito as relações de trabalho.
  • Aprenda a lidar com os conflitos. Sempre haverá diferenças de opinião, mas isso não precisa se transformar em um conflito. É necessário aprender a expor as divergências, sem prejudicar ou machucar qualquer pessoa.

Quando o ambiente de trabalho é positivo, a motivação cresce automaticamente. Se você consegue cultivar bons relacionamentos, não sentirá que está trabalhando entre colegas anônimos, mas compartilhando com colaboradores que têm um objetivo em comum.

A importância da automotivação

Você nem sempre terá alguém ao seu lado que reconhece os seus esforços ou lhe dará um “tapinha no ombro” quando fizer as coisas corretamente. É muito importante que você aprenda a não desanimar com isso. O mais importante é que esteja ciente de que está fazendo o “seu melhor”.

Para se automotivar existem algumas ações que podem ajudá-lo. Por exemplo, organize-se muito bem, especialmente quando estiver desanimado. Você verá que esse comportamento simples o ajudará a se sentir melhor. Sorrir também ajuda muito. Alguns estudos indicam que se você sorrir, mesmo que não seja um sorriso sincero, no final você se sentirá mais otimista.

Não se esqueça de valorizar as suas realizações e, acima de tudo, de vez em quando, envie a si mesmo mensagens positivas. Cuidar de si mesmo e se reconhecer são duas ações muito importantes para alcançar o bem-estar pessoal.

Pessoas em volta de lâmpada

É muito importante que você se lembre de que o seu trabalho é apenas um aspecto da sua vida. Não permita que a sua vida pessoal seja contaminada pelos problemas do trabalho. E se é um trabalho que não o satisfaz, que não o leva a desenvolver uma atitude positiva, não tenha medo de procurar novos horizontes. Você merece ser feliz.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.