5 conselhos para enfrentar as dificuldades

5 conselhos para enfrentar as dificuldades

30, outubro 2015 em Curiosidades 15 Compartilhados
5 conselhos para enfrentar as dificuldades

Há momentos nos quais tudo parece ir mal. Nada sai como esperamos. As coisas se complicam e não dão certo, ou chegam na hora errada. Nada se consolida. Tudo é confuso. E você pode sentir que está se esgotando, que não há como enfrentar as dificuldades.

Estes maus momentos costumam alterar nossa perspectiva dos acontecimentos. Nos tornamos mais sensíveis a tudo que é negativo e, facilmente, podemos cair num poço de pessimismo.

São nestes momentos que devemos nos lembrar de cinco grandes verdades que, às vezes, passam despercebidas.

1. Tudo passa

A vida é uma sucessão de ciclos, nos quais há momentos de claridade e outros de escuridão. Nada dura para sempre. Nós sabemos disso, mas nos esquecemos com frequência.

Quando estamos muito felizes, parece-nos que daí para frente tudo será lindo. Se estivermos passando por momentos difíceis, podemos ter a sensação de que isso não acabará nunca.

Ambas as percepções são falsas. Na vida, acontecem tristezas e felicidades. Na realidade, não há felicidade absoluta nem dor absoluta. O branco e o preto raramente se impõem: quase sempre o que existe é um mundo de distintas cores, onde a luz e a escuridão se combinam.

2. A dor é fonte de crescimento

Se tudo sempre saísse como desejamos, nos tornaríamos seres frágeis e estranhos. O mais provável é que, nestas condições, não seríamos capazes de tolerar uma dificuldade, por menor que ela fosse. Não teríamos as ferramentas para fazê-lo.

A dor, a frustração e as experiências difíceis são fonte de crescimentoQuando encontramos obstáculos, também estamos encontrando desafios. Assumir estes desafios faz parte de um processo de evolução que, cedo ou tarde, renderá frutos.

3. Queixas e preocupações não resolvem nada

Se você cair na armadilha da queixa, na realidade só vai conseguir reforçar a presença de situações negativas em sua vida. Quando menos esperar, terá criado uma crosta mental que aprisiona sua criatividade para idealizar soluções.

Angustiar-se por um problema não ajudará a resolvê-lo. Muito pelo contrário: só vai adicionar uma nova dificuldade à que você já tem. Certamente você vai agir mais assertivamente se, em vez de viver para as queixas, você focar nas soluções. É o mais inteligente que você pode fazer.

4. Alimente a paciência

Sem dúvidas, a paciência é uma dessas virtudes que representa um tesouro para quem tem a sorte de possuí-la. Aqueles que conseguem cultivar a paciência são mais felizes, inteligentes e bem sucedidos.

Nada é pior do que sofrer inutilmente por soluções que não chegam rápido. Tudo na vida segue um processo que não vai ser alterado simplesmente porque assim você deseja. A paciência ajuda a dar tempo ao tempo, a não cair na desesperança enquanto surgem, ou se constroem, os caminhos que levam a uma saída.

5. Siga em frente

Se, depois de ter refletido seriamente e de haver tentado solucionar as coisas pelos meios que estão ao seu alcance, a solução não aparecer, o melhor é que você deixe de lado o que não pode consertar e siga em frente.

Não caia na tentação de ficar estagnado e de ficar queixando-se, censurando-se ou reprovando a vida por aquilo que você não conseguiu ou perdeu. Se ficar preso nesse beco sem saída, o mais provável é que, mais cedo ou mais tarde, você se torne uma pessoa fria e amarga, que está cada vez mais longe de alcançar a paz e a felicidade.

Créditos da imagem: nexus 6.

Recomendados para você