5 dicas para o sucesso do casamento
Atualmente, as divergências no casamento são os problemas que mais se repetem nos consultórios dos psicólogos. A infidelidade, os ciúmes, a dependência emocional e a difícil convivência, acabam com o relacionamento.
Se olharmos para trás, perceberemos que isso não acontecia há alguns anos. Antigamente, apesar das adversidades, o casamento durava uma vida inteira. Isso acontecia porque a mulher dependia quase totalmente do homem; cuidava da casa, dos filhos e não trabalhava fora.
Felizmente, hoje, as coisas são muito diferentes. O problema é que isso levou muitos casais a terminarem seus relacionamentos, e os problemas psicológicos decorrentes dessa ruptura são muito comuns.
Segundo alguns estudos, atualmente o casamento não dura mais de dez anos, devido à correria do dia a dia e à falta de comunicação.
Embora não exista um casamento perfeito, damos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.
Não exija nada
Se deseja um casamento duradouro, seja tolerante com seu parceiro. Às vezes, somos muito exigentes com o outro, como se fôssemos o seu dono. Na realidade, ninguém é dono de ninguém.
Tenha consciência de que somos humanos e cometemos muitos erros. Tente ser compreensivo e empático com o seu companheiro, não exija que ele seja como você deseja.
Isto não quer dizer que não podemos sugerir que se comporte de outra maneira; mas existe uma grande diferença entre sugerir e exigir. O diálogo é essencial para que tudo flua melhor, e para que o outro aceite mudar o que não gostamos.
Ninguém gosta de ser pressionado, mas se formos convencidos de que a mudança é necessária, podemos mudar nosso ponto de vista.
Esqueça o passado
O passado não existe mais, portanto não faz sentido sofrer por algo que já acabou. Se não conseguimos esquecer o que passou, tudo o que obteremos será dor e sofrimento.
Se o seu parceiro foi infiel e você o perdoou, esqueça. Lembre-se de que ele cometeu um erro, mas você optou por perdoar, então não faz sentido ficar remoendo o passado. Esqueça e siga em frente.
Não se esqueça de que o outro é seu parceiro
Muitas vezes, nos esquecemos de que escolhemos essa pessoa para amar e viver junto pelo resto da vida. Nos deixamos levar pelos impulsos, pelas emoções negativas, e acabamos discutindo e até ofendendo o outro.
Não se esqueça de que os insultos podem ofender a pessoa amada, e se isso acontecer regularmente, pode acabar com o seu casamento.
Não grite, não seja desrespeitoso; um diálogo tranquilo e carinhoso consegue harmonizar o seu relacionamento.
Brinque com os problemas cotidianos
Os cabelos no ralo do chuveiro, a pasta de dentes aberta ou o armário bagunçado não se tornarão um grande problema se tivermos bom humor.
Muitas vezes dramatizamos problemas que não têm a menor importância e a convivência pode se tornar insuportável.
É verdade que pode ser desconfortável lidar com a tampa do vaso sanitário levantada, mas não deixe que isso acabe em uma séria discussão.
Simplesmente não vale a pena! Existem muitas outras coisas que cada um de vocês faz bem. Relembre o início do artigo: não exija, sugira. Afinal, foi você mesmo quem escolheu o seu parceiro.
Não sejam dependentes
A convivência no casamento pode ser muito divertida e agradável. Surpreenda seu parceiro com algo que você sabe que ele gosta e irá deixá-lo feliz. Não precisa ser em uma data especial, o importante é que faça um bom jantar, leve-o para assistir a um show do grupo que ele mais gosta, mesmo que não seja o seu preferido, etc.
Às vezes, podemos ceder um pouco e participar de atividades que nosso parceiro gosta. Podemos até experimentar. Quem sabe não começamos a gostar também?
Por outro lado, não devemos depender do nosso parceiro para fazer o que gostamos. Se gostamos de coisas diferentes, podemos nos divertir separadamente.
Construir um bom casamento é fácil e, ao mesmo tempo, difícil. Muitas vezes nos deixamos levar pelos sentimentos negativos e perdemos o respeito, a honestidade e a empatia. Pratique essas cinco dicas diariamente e o seu casamento vai evoluir positivamente.