5 filmes que nos convidam a refletir

· novembro 17, 2018

Os filmes que nos convidam a refletir são capazes de despertar todos os tipos de emoções. Eles nos deixam felizes, nos fazem chorar de tristeza ou de felicidade, nos inspiram, etc. E mesmo assim, normalmente só assistimos filmes para nos desconectar ou para passar o tempo.

No entanto, se soubermos aproveitar seu poder, eles podem se transformar em um de nossos melhores aliados para desenvolver nosso máximo potencial.

Neste artigo, você vai encontrar cinco recomendações interessantes. Na próxima vez em que você sentir necessidade de assistir algo inspirador ou motivador, qualquer um deles pode servir para dar aquele empurrão que falta. Só não se esqueça de assistir com a mente aberta para poder apreciar tudo que eles transmitem.

Cinco filmes que nos convidam a refletir

1 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

O que aconteceria se você pudesse apagar completamente da memória uma pessoa do seu passado? Quem nunca se perguntou se estaria melhor se não conseguisse mais se lembrar de alguma pessoa com quem já se relacionou? Esta é exatamente a premissa do primeiro longa da nossa lista de filmes que nos convidam a refletir. Nele, o protagonista opta por apagar sua ex-namorada das suas lembranças para evitar sentir saudades.

No entanto, como frequentemente acontece na vida real, as coisas não são tão simples para o personagem interpretado pelo ator Jim Carrey. Após encontrar a ex-namorada por casualidade, mas sem se lembrar dela, ambos começam uma nova história de amor que certamente fará você refletir durante alguns dias.

2 – Feitiço do Tempo

Phil Connors, um apresentador de televisão de uma emissora local, é escalado para cobrir os eventos do Dia da Marmota. Contudo, por motivos que desconhece, ele fica preso no tempo e revive o mesmo dia inúmeras vezes.

No início, o protagonista sente todos os tipos de emoções de carga negativa, como a tristeza ou o medo. No entanto, pouco a pouco, percebe que precisa aproveitar ao máximo sua situação. Assim, ele começa a mudar algumas de suas ações para aproveitar ao máximo possível o Dia da Marmota.

Este filme pode nos ajudar a compreender o impacto que pequenas decisões podem ter no nosso dia a dia. Afinal, nossas ações e pensamentos são o que determina o tipo de vida que experimentamos. Por que não intervir de maneira consciente nesses aspectos?

3 – Interestelar

Outro filme que nos convida a refletir é Interestelar. Trata-se de um longa-metragem que mistura ciência, questões da atualidade e problemas muito humanos em quase três horas carregadas de intensidade.

Este filme nos convida a refletir sobre temas como a amizade, a família, a solidão, etc. Mas também sobre nossa responsabilidade com o planeta, a conquista do espaço e o futuro da humanidade. Tudo isso com um ritmo fascinante que não vai te deixar desviar os olhos da tela nem por um minuto.

4 – V de Vingança

Poucas vezes a adaptação de um livro ou um uma história em quadrinhos para as telonas conseguiu ter tanto sucesso. No entanto, a versão cinematográfica do romance gráfico de Alan Moore se transformou em um verdadeiro fenômeno. De fato, suas ideias conseguiram inclusive dar forma a um movimento social no mundo real.

O filme nos apresenta V, um misterioso personagem que quer acabar com a opressão do tirânico governo do Reino Unido. Neste mundo distópico, o país está imerso em uma tirania e o protagonista quer recuperar a liberdade dos cidadãos, custe o que custar.

V de Vingança, sem dúvida, é um dos melhores filmes que nos convidam a refletir. Após assistir, será inevitável se questionar sobre temas como a liberdade, o valor, o sacrifício e o controle do governo. Trata-se de um filme que já se tornou um verdadeiro clássico.

5 – Clube da Luta

O último filme da lista é a fonte de uma das frases mais repetidas nos últimos tempos: “Compramos coisas que não queremos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas de quem não gostamos”. Este é o tema principal do filme: a ruptura das expectativas sociais e a decisão de fazer o que realmente se quer.

No entanto, em vez de levantar essas questões de uma forma positiva, “Clube da luta” faz isso a partir de uma perspectiva bastante obscura. Nada está além do alcance do filme: a violência, a morte e a loucura estão presentes o tempo todo.

Esta lista de filmes que nos convidam a refletir está longe de ser completa. Existem inúmeros longas capazes de nos fazer refletir quase inevitavelmente. No entanto, com estes cinco, você já tem um bom ponto de partida para começar a sua reflexão.