Se você sente solidão ao ficar sozinho, está em má companhia

· setembro 29, 2018

Por que, em geral, fugimos da solidão? Por que a maioria de nós prefere estar acompanhado na maior parte do tempo? Há quem evite ficar sozinho a todo custo, criando mil e um planos para fazer com outras pessoas.

Estas pessoas têm medo de sentir solidão, de ficar em silêncio consigo mesmas e, por sua vez, sentem uma grande necessidade de estar com as pessoas.

No entanto, podemos obter muitas lições da solidão. Ela nos ensina e nos conduz à superação. De fato, aprender a ficar sozinho pode nos levar mais longe que qualquer companhia, você só precisa saber como olhar.

O lado mais amargo da solidão é aquele sentimento que nos impede de nos sentir amados, refugiados ou apreciados. A solidão imposta e não escolhida não é a situação mais agradável que podemos experimentar, mas pode nos fazer crescer muito.

Se você se sente solitário, nem sempre deve procurar a companhia de outras pessoas. Às vezes, encontrar uma maneira de aproveitar esses tipos de situações pode te ajudá-lo.

Você só vai ouvir seu diálogo interno ao ficar sozinho

A solidão é a grande modeladora do espírito. Portanto, podemos usá-la como uma ferramenta para melhorar nosso crescimento pessoal. Ao estarmos sozinhos, só ouvimos a nossa voz, esse diálogo interno que na maioria das vezes tanto nos incomoda e que tentamos silenciar com barulho e companhias desde que temos consciência. Realmente não é a solidão que nos assusta, mas o que temos a dizer a nós mesmos.

Se você se sente solitário, é porque você está mal acompanhado. Não esqueça que a solidão é o império da consciência.

Aprender a apreciar a solidão

A solidão é para o espírito o que dieta é para o corpo. Embora possa ser silenciosa como a luz, é também, assim como esta, um dos agentes mais poderosos. Estar sozinho é algo intrínseco ao ser humano e essencial para ele. Todos os homens vêm a este mundo sozinhos e o deixam da mesma maneira.

Assim, na solidão, não encontramos nada além do que carregamos dentro de nós. Portanto, os momentos de estar sem ninguém ao nosso redor são os mais propícios para nos conhecermos. Saber ouvir é o melhor remédio contra o medo de não estar cercado de pessoas.

Se você se sente solitário, alguma coisa está funcionando mal. Você deveria encontrar na solidão o calor de um amigo que nos oferece a companhia pela qual ansiamos.

A primeira condição para se engajar em um diálogo interno curador é desenvolver a capacidade de entender e valorizar a nós mesmos. Ouvir, aceitar e reconhecer o que temos a nos dizer abre as portas para um lugar aconchegante onde podemos nos sentir protegidos.

“A solidão é e sempre foi a experiência central e inevitável de todo homem. O homem mais forte do mundo é o que está mais solitário”.
-Tom Wolfe-

Se você se sentir sozinho, não se esqueça de que a solidão é a única que não nos abandona

A solidão é a única que não nos abandona. Esta frase cheia de humor e sarcasmo esconde uma verdade que pode ser desconfortável. Todos, alguma vez, nos sentimos abandonados. Fomos forçados a abraçar uma independência dolorosa e profunda. Aquela que, sempre que tudo nos abandona, nos acolhe em seu refúgio.

Agora, nunca encontraremos alguém que nos faça tão boa companhia quanto a solidão. Se escolhermos livremente, podemos usá-la para gerenciar e colocar em ordem o que pensamos e sentimos.

A solidão pode ser benéfica

Acreditamos que ser adulto significa ser independente e não precisar de ninguém. No entanto, às vezes essa busca pela independência pode acabar nos prejudicando. É por isso que todos nós, em algum momento de nossas vidas, sentimos que estamos morrendo de solidão.

Agora, é importante lembrar que esse momento em que você se sente solitário, indefeso e abandonado, é o que mais precisa estar com você. É aí que você deve se abraçar tão forte até sentir que está lá, com você. E esta é, sem dúvida, uma das maiores ironias da vida.

“É fácil viver de acordo com a opinião do mundo, é fácil viver na solidão de acordo conosco, mas o grande homem é aquele que, no meio da multidão, mantém com perfeita serenidade a independência da solidão”.
-Emerson-