5 formas de despertar o seu lado criativo e inovador

5 formas de despertar o seu lado criativo e inovador

novembro 18, 2017 em Psicologia 2 Compartilhados
Como despertar o seu lado criativo?

Quer saber como despertar o seu lado criativo? Todos os seres humanos têm um. O cérebro é fundamentalmente isso: criatividade. Nós nascemos com um potencial enorme para inventar e imaginar. No entanto, se não contarmos com estímulos suficientes, a criatividade se enfraquece. Acontece a mesma coisa com outras habilidades: se não forem exercitadas, acabam se estagnando.

No entanto, por mais tempo que fiquemos sem exercitar a criatividade, nunca perdemos a capacidade de criar. Às vezes basta encontrar as condições mais favoráveis para despertar o seu lado criativo. Também podemos precisar de algumas técnicas que facilitam a concepção de novas formas de ver e de fazer.

A seguir, mostraremos cinco mecanismos que ajudarão você a ser mais criativo. São ações simples que ajudam você a conseguir enxergar as coisas a partir de outro ponto de vista e permitem que sua imaginação e a sua inteligência trabalhem em prol da inovação.

“A inspiração existe, mas você tem que estar trabalhando.”
-Pablo Picasso-

Lâmpadas simbolizando várias ideias

Como despertar o seu lado criativo?

1. Compreenda as fases do pensamento criativo

Segundo o pesquisador Graham Wallas, um processo criativo passa por quatro fases: preparação, incubação, iluminação e verificação. A preparação corresponde ao momento em que se formula um problema ou uma questão e se pensa profundamente sobre o assunto. Na incubação, você junta as informações e, inconscientemente, ativa processos de análise.

A iluminação aparece quando começam a surgir respostas de forma espontânea. Por fim, a verificação permite avaliar as ideias que surgiram e testar sua validade ou sua eficiência. Se você entender que é um processo e deixar cada fase fluir, com certeza seu lado criativo também vai fluir com mais naturalidade.

2. Um passeio desperta o seu lado criativo

Essa é uma medida ideal, especialmente para aqueles momentos em que você se sente bloqueado ou muito confuso sobre qual rumo seguir. Nada melhor do que sair para caminhar um pouco. Às vezes, um passeio rápido faz toda a diferença.

Uma caminhada oxigena o cérebro e contribui para que funcione melhor. Várias pesquisas sugerem que essa atividade também ativa a produção de hormônios que estimulam o seu lado criativo. Também se sabe que durante uma caminhada ocorre uma maior estimulação na região direita do cérebro, responsável pela criatividade.

Meditação para despertar o seu lado criativo

3. As pausas frequentes liberam a criatividade

Há vários estudos que sustentam a ideia de que as pausas são até mesmo mais importantes para o resultado de um trabalho do que o próprio trabalho em si. Quando você realiza a mesma atividade durante muitas horas seguidas, você chega a um ponto em que o pensamento mecânico começa a funcionar mais do que o pensamento criativo.

A pausa não é necessária apenas para dar um “reset” no seu cérebro, mas também fortalece a sua saúde física. Essas interrupções abrem espaço para que a sua mente reorganize as informações. Ao se sentar de novo para trabalhar, você vai estar mais produtivo e vai perceber imediatamente que a mente trabalha com mais facilidade.

4. Aposte na combinação de conhecimentos

Vivemos em uma época de hiperespecialização. Isso é positivo na medida em que abre caminhos para aprofundar ao máximo em determinada área do conhecimento. Ao mesmo tempo, essa inércia também aumenta o risco de limitar a perspectiva frente a um tema e de transformar o pensamento em algo técnico.

É muito mais proveitoso apostar na combinação dos conhecimentos. Isto é, aventurar-se em campos diferentes dos quais se está acostumado a trabalhar. Você se surpreenderia com a quantidade de respostas que grandes pesquisadores encontraram ao cruzar os limites formais das suas áreas do conhecimento.

Pensar fora da caixa

5. Misture caos com método

Para atingir resultados precisos, é necessário aplicar um método. Isso permite que você ordene os pensamentos e os dirija a objetivos definidos. Dessa maneira, as chances de você se dispersar são menores, evitando ignorar elementos ou aspectos relevantes. O método é necessário, mas também pode inibir os processos criativos se aplicado com rigor excessivo.

É necessário abrir espaço para o caos. Nessa aparente desordem também surgem respostas e novos caminhos. O caos estimula o seu lado criativo, mas se você permanecer nele correrá o risco de não chegar a lugar nenhum. O ideal, então, é alternar método e caos.

A criatividade é uma dessas competências que possuem aplicação em todos os âmbitos da vida. Tanto no plano intelectual quanto em outros mais aplicados. Além disso, a criatividade permite que você tire mais proveito ainda das suas habilidades. Vale a pena aplicar essas simples ideias para estimular a criatividade e despertar o seu lado criativo.

Recomendados para você