5 frases de Epiteto para parar de sofrer

janeiro 18, 2019
Epiteto deixou várias frases que nos permitem refletir sobre os motivos pelos quais sofremos.

Epiteto foi um filósofo grego que, durante boa parte de sua vida, foi escravo em Roma. Não se sabe ao certo em que data ele foi libertado, mas adquiriu uma grande reputação. Talvez porque, apesar de ser um escravo, se concentrasse na busca da felicidade e do bem-estar. Por esse motivo, fizemos uma compilação de algumas frases de Epiteto que o ajudaram em seus piores momentos e que também podem nos ajudar.

A corrente filosófica que Epiteto seguiu foi a estóica. É por isso que a felicidade da qual ele falava é conhecida como eudaimonia, que é alcançada através da realização de atividades congruentes com valores profundos e com o estabelecimento de um compromisso total.

Vamos ver abaixo o que podemos extrair de suas frases para administrar nosso sofrimento.

Frases de Epiteto contra o sofrimento

1. O que nós dizemos é muito importante

“Não são as coisas que acontecem conosco que nos fazem sofrer, mas o que nós dizemos a nós mesmos sobre essas coisas”.

A primeira das frases de Epiteto para parar de sofrer fala de duas ações que, inconscientemente, na grande maioria das vezes realizamos: uma é a maneira negativa que temos de falar conosco, e a outra é a história que construímos a partir do que foi vivido.

Por exemplo, depois de uma conversa com uma pessoa desconhecida, podemos dizer “Eu me comportei como um tolo, respondi de maneira absurda, não sei como me relacionar com os outros”. No entanto, o que aconteceu não foi o gatilho do nosso mal-estar, mas o que dizemos a nós mesmos sobre como agimos.

O importante é estar consciente, observar como falamos conosco e de que maneira às vezes distorcemos a realidade, para então sermos mais compassivos com relação a nós mesmos.

Mulher preocupada

2. Nem tudo depende de nós

“Em relação a todas as coisas que existem no mundo, algumas dependem de nós, outras não”.

Em muitas ocasiões, podemos sofrer e nos sentir mal por não poder fazer nada perante o que nos rodeia. Por exemplo, se temos uma amiga que está em um relacionamento que envolve maus-tratos, mas ela não enxerga, podemos nos sentir impotentes e sofrer por essa pessoa que tanto amamos. Mas não importa quanta energia gastamos, não podemos evitar o que ela está escolhendo.

A coisa mais importante, como Epiteto nos lembra, é perceber que existem certas circunstâncias que não dependem de nós. Podemos escolher como agir, mas não depende de nós a forma como os outros farão isso. Ter isso claro e aceitar esse fato nos permitirá nos livrar de muito sofrimento.

3. O que é falado sobre nós

“Se falam mal de você e é verdade, corrija-se. Se é mentira, ria disso”.

Essa terceira sentença de Epiteto para parar de sofrer fala sobre a importância que geralmente damos ao que os outros dizem sobre nós. No entanto, é importante agir com prudência e inteligência nessas situações. Se estão falando mal e estão certos, por exemplo, se dizem que somos mentirosos, devemos corrigir nosso comportamento. Às vezes, o que dizem sobre nós pode nos ajudar a enxergar alguns erros dos quais não estamos cientes.

No entanto, o que acontece se o que dizem não é verdade? Nesse caso, podemos tentar esclarecer a situação, mas também é preciso saber quando parar e seguir em frente. Não devemos levar a sério o que sabemos que não é verdade. Nossa atitude de mágoa pode nos levar a ouvir frases como “se isso te incomodou, é verdade”. Portanto, às vezes ter senso de humor pode ser fundamental.

4. As opiniões e os problemas são contagiosos

“As opiniões e os problemas das outras pessoas podem ser contagiosos. Não sabote a si mesmo involuntariamente adotando atitudes negativas e improdutivas através de sua amizade com os outros”.

Outra das frases de Epiteto para parar de sofrer está relacionada às pessoas com as quais nos cercamos. Muitas vezes não podemos escolher quem convive conosco, como, por exemplo, colegas de trabalho. Portanto, temos que manter os olhos abertos e observar se estamos sendo contagiados pelas atitudes e até pelos pensamentos das pessoas à nossa volta.

Cercar-nos de pessoas negativas pode nos levar a observar nosso entorno de maneira muito pessimista quase sem perceber. Por essa razão, prestar atenção nesse aspecto pode nos ajudar a não nos contaminar com os problemas e as atitudes negativas dos outros.

Estrada da vida

5. Tome distância na adversidade

“Nas próprias desgraças há que se lembrar do estado de conformidade com que olhamos as alheias”.

A última das frases de Epiteto para parar de sofrer nos deixa um ensinamento muito sábio. Quando olhamos para os problemas dos outros, tendemos a relativizá-los ou enxergar uma solução clara. Por exemplo, perante uma pessoa que está sendo maltratada, podemos imediatamente dizer “por que você não se afasta e termina o relacionamento?”.

No entanto, quando somos nós que estamos nessa situação, não enxergamos claramente e algo nos leva a ficar nessa dor. É por isso que Epiteto nos encoraja a tomar distância e tentar ver o que acontece conosco como se fôssemos um amigo ou um irmão.

Uma contribuição pessoal que pode ajudar é nos perguntar “se isso acontecesse com alguém que amo, o que eu recomendaria que fizesse?”. Visualizar o que acontece e responder sem pensar muito nos dará a resposta que devemos aplicar.

Todas essas frases de Epiteto para parar de sofrer nos ajudarão naqueles momentos em que enxergamos tudo de forma sombria. Portanto, tomar distância e ter alguns exemplos pode nos ajudar a ver tudo mais claramente. Afinal, se pararmos de nos apegar ao sofrimento, no final ele acaba indo embora.