Frases de livros para refletir - A Mente é Maravilhosa

5 frases de livros para refletir

Março 26, 2018 em Livros 78 Compartilhados
Frases de livros para refletir

A literatura sempre foi utilizada como veículo para expressar as emoções do autor. Desde as severas críticas na Roma de Plauto e Terêncio, passando pelas tragédias de Shakespeare, os moinhos de vento de Cervantes ou o desespero de Goethe. Deles foram retiradas algumas das frases de livros mais famosas da história que perduram no tempo até hoje.

Muitos permanecem na imaginação coletiva com significados diferentes dos originais. O mundo muda, e com ele um contexto histórico que se adapta às necessidades atuais. Não podemos reler muitas das frases de livros famosos com os olhos do presente, mas sim do passado.

Felizmente, ainda restam fragmentos que podem ser aplicados ao momento atual e que não perderam sentido. Alguns são famosos por quem os escreveu; outros, pela sua moral final. Todos eles são igualmente relevantes e escondem importantes mensagens que não se pode esquecer.

Frases de livros que nos convidam à reflexão

A tempestade de William Shakespeare

“O inferno está vazio; os demônios estão aqui”.
Compartilhar

Esta frase tão simbólica vem da obra A tempestade de William Shakespeare. Costumamos acreditar que os monstros só existem nos contos de fadas (ou no inferno, dependendo de como se olha), mas não é assim. Estão muito perto de nós e o pior de tudo é que, na maioria das vezes, não nos damos conta até que seja tarde demais.

Esta frase é uma advertência que mostra que temos que ter cuidado na hora de confiar. A raiva, o ciúmes, a ira ou o ressentimento nos cercam e às vezes até nos habitam.

Mulher lendo livro

Ana Karenina de Leon Tolstoi

“Se você está procurando a perfeição, nunca será feliz”.
Compartilhar

Ana Karenina nos deixa uma das frases de livro mais famosas que existem. Tolstói narra sua queda do pedestal de uma forma completamente única, especialmente levando em conta a época em que foi escrito. A paixão de Ana por um jovem que não era seu marido acaba sendo o princípio do seu fim, desesperada e quebrada por dentro.

Devemos saber que a perfeição não existe. Exigir dos outros algo impossível é só um reflexo da nossa própria autoexigência, o que nem sempre é bom. É preciso aprender a aceitar as imperfeições porque são elas que fazem o ser humano especial. É nelas que está a beleza de cada um de nós.

Névoa de Miguel de Unamuno

“Os homens não sucumbem a grandes dores e grandes alegrias, porque estão abafados em uma imensa névoa de pequenos incidentes”.
Compartilhar

Miguel de Unamuno foi um dos grandes escritores e pensadores do século XX. Com sua obra Névoa, ele nos lembra que a vida tem nuances e não é feita apenas de uma cor. Portanto, quando algo de bom nos acontece devemos lembrar que o sentimento de felicidade plena não dura para sempre.

O mesmo acontece com o mal. Tudo chega e tudo vai embora. Momentos diferentes com emoções diferentes. Entre eles, uma nebulosa em que vivemos no dia a dia sem muitas mudanças.

Contos de Eva Luna de Isabel Allende

“A morte não existe, as pessoas só morrem quando são esquecidas”.
Compartilhar

A escritora chilena Isabel Allende nos faz lembrar que enquanto existirem lembranças, aqueles que se foram sempre estarão entre nós. Quando enfrentamos o luto, devemos experimentar todas as emoções. Só através desse processo encontramos a paz e seguimos com nossas vidas.

A perda de um ente querido é uma situação dolorosa e terrível, mas todos passamos por isso alguma vez. O ciclo da vida funciona dessa maneira. Devemos lembrar sempre com um sorriso aqueles que um dia amamos.

Pessoa lendo livro e tomando café

O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald

“Quando sentir o desejo de criticar alguém, lembre-se de que nem todos tiveram as mesmas oportunidades que você”.
Compartilhar

Francis Scott Fitzgerald narra nessa história a ascensão de Jay Gatsby, um jovem sem dinheiro. É uma fábula dos felizes anos 20, em que o protagonista Nick descobre a maldade do ser humano pelas mãos da família da sua prima Daisy, amante de Gatsby.

O pai de Nick lhe diz esta mesma frase para deixar claro que antes de criticar, ele deve se colocar no lugar do outro. Isso ajuda a criar uma forte amizade com Gatsby, homem que admira e respeita pela sua determinação.

Gostamos tanto dos protagonistas desses livros porque, na maioria das vezes, eles nos fazem lembrar de nós mesmos. Sofrem, riem e têm dúvidas, mas sempre acabam aprendendo algo. Assim como na vida real, eles enfrentam seus medos, com temor ou sem.

Se você realmente quer aprender sobre a vida, crie uma lista com as frases de livros que acha mais interessante. Nunca se sabe onde podemos encontrar as respostas para as perguntas vitais que nos atormentam.

Recomendados para você