O poder de enfrentar os seus medos - A Mente é Maravilhosa

O poder de enfrentar os seus medos

17, julho 2015 em Psicologia 4 Compartilhados
medos

“O medo é esse pequeno quarto escuro onde a negatividade é revelada.” – Michael Pritchard

Costumamos permitir que o medo, as preocupações e a insegurança dominem e definam as nossas vidas. Permitimos que nos roubem a diversão, o sonho e as nossas ilusões mais apreciadas. Se você quer alcançar a felicidade e realizar todos os seus sonhos, deve estar preparado para dar um salto contra todos os seus medos.

As causas pelas quais preferimos seguir brincando com o seguro e evitar o risco é o medo do ridículo, de parecer bobo, sair machucado, enfrentar a rejeição ou falhar. Aprendemos a viver com medo desde a nossa infância, por causa de experiências traumáticas ou das mensagens negativas que vemos por todos os lados. Embora os medos não sejam uma escolha nossa, somente nós podemos enfrentá-los e eliminá-los de nossas vidas.

Aprenda a enfrentar os seus medos

1. Seja amigo dos seu medos. Você já sabe quais são os seus medos, deixe-os entrar na sua vida. Atreva-se a se colocar nas situações que lhe causam medo, respire fundo, dê esse pulo. Só dessa forma você aprenderá a ultrapassar os seus limites.

2. Que seus pensamentos positivos sejam o que lhe dominem. Os pensamentos que se relacionam com o medo só atrairão mais medo, então deixe-os para trás. Em vez de esperar sempre o pior, treine a sua mente para ver e esperar o melhor. Dê espaço para as melhores ideias sobre o futuro.

3. Roube o tempo, a energia e a atenção do medo. Foque conscientemente na forma como utiliza esses três elementos. É importante estar consciente, preparado e focado em encontrar soluções que reduzam as situações que causam medo.

4. Seja consciente das suas vitórias. O medo se alimenta dos fracassos e das ideias negativas que surgem dos eventos ruins das nossas vidas. Por isso, para enfrentá-lo, é importante que valorize cada vitória que teve. Costumamos diminuir a importância dos nossos triunfos, quando eles deveriam ser a nossa ferramenta para estabelecer novos desafios e persistir.

5. Peça apoio para a sua família e para seus amigos. A família e os amigos são as fontes mais confiáveis que temos. Quando sentir que está a ponto de ser vencido pelos seus medos, peça ajuda. Certamente os outros poderão ajudar-lhe a ver alternativas e a assumir os riscos necessários.

6. Ria dos seus medos. Nossos medos, reais ou imaginários, alimentam-se da nossa insegurança, mas quando rimos deles e os minimizamos podemos enxergá-los sob a perspectiva adequada. Ao fazê-los objeto da nossa risada, tomamos o poder deles e o pegamos para nós; isso tornará mais fácil enfrentar o desafio.

7. Leve uma lista dos medos vencidos. Cada vez que conseguir realizar o item 1 e vencer um medo, anote em uma lista. Isso será um lembrete da sua capacidade para seguir em frente. Na próxima vez que enfrentar um medo, revise essa lista e arme-se de coragem para aumentá-la.

Foto cortesia de Meta Roth

Recomendados para você