5 frases de luto para lidar com uma perda

· maio 12, 2018

Todos nós já experimentamos, alguma vez, um processo de luto. Uma série de etapas que se sucedem uma após a outra e que nos permitem assimilar uma perda. No entanto, esse processo dói tanto que, às vezes, nos detemos por muito tempo em uma dessas etapas, que acabam por durar mais do que o necessário. As frases de luto a seguir trazem luz e esperança caso estejamos passando por esse momento tão doloroso.

Além disso, as frases de luto que vamos expor não são apenas positivas, mas nos permitem refletir sobre o que implica esse processo todo e tudo o que podemos aprender a partir dele. Assim, também nos ajudam a ter mais consciência das coisas que devemos evitar e das que devemos fazer.

“Jamais acredite que você já deveria se sentir melhor. Seus tempos são seus. Lembre-se de que o pior inimigo do luto é não se amar”.
-Jorge Bucay-

Frases de luto que nos ajudam a refletir

1. Não há luto como aquele que não fala

Essa frase de Henry Wadsworth enfatiza o grande peso que carregamos quando não nos permitimos expressar nossa dor. Sofremos diante da perda, mas determinadas crenças e condições podem nos estimular a manter as aparências.

Pessoa em local enevoado

Não chorar em público, não expressar nossas emoções por medo do que os outros vão pensar de nós, são barreiras que nos impedem de aceitar e processar a perda. Tudo isso nos leva a carregar em nossas costas uma dor imensa que se prolonga por muito tempo. Além disso, o peso de não expressar o que sentimos pode se transformar em uma depressão profunda.

É importante dar-nos licença para expressarmos nossos sentimentos. Reprimi-los nos faz muito mal.

2. O luto é bom. É a forma de seguir pelas transições da vida

Essa é uma das frases de luto de Rick Warren que nos convida a enxergar esse processo como uma oportunidade para nos despedirmos da pessoa que nos deixou. Às vezes sentimos que não tivemos a oportunidade de fazê-lo e o luto nos permite, pouco a pouco, deixá-la ir.

No entanto, essa frase de Warren também nos convida a ver o luto como uma preparação para uma nova etapa de nossas vidas. Uma etapa na qual essa pessoa não estará fisicamente presente, o que não implica que não esteja presente em nossos corações.

Passar pelo luto permite se despedir e transformar a relação que tínhamos com essa pessoa. Além disso, nos deixa conscientes de que podemos seguir em frente.

“Viver com muito amor a essência da vida, enfrentar o destino e aceitá-lo. Assumir que nosso estado é sempre transitório e enriquecedor.”
-Amparo Carmona-

3. O luto é um processo, não um estado

No início do artigo comentamos que, às vezes, o luto dura mais do que o necessário. Por isso essa frase de Anne Grant menciona especialmente que o luto é um processo, e não um estado. Uma série de etapas pelas quais deve-se passar, que vão da negociação à depressão, da negação à tristeza, para chegar finalmente à aceitação da perda. Apesar disso, a ordem nem sempre é a mesma.

Pássaros voando de tatuagem

Muitas pessoas ficam estagnadas em uma dessas fases. Podem conviver com a negação, e mesmo com a tristeza, por tempo demais – até mesmo pelo resto de suas vidas. Por isso a frase de Grant nos convida a abrir os olhos, a dar-nos conta de que o luto não é um estado.

Crer que o luto é um estado nos impedirá de seguir com nossas vidas e evitará que sejamos felizes. É importante que sejamos capazes de deixar a pessoa, que já não está mais entre nós, ir embora. Devemos aprender a soltá-la, por mais que isso doa. Será realmente libertador.

4. O luto nos desafia a amar mais uma vez

Essa é uma das frases de luto de Terry Tempest Williams, que nos convida a ver esse processo como um desafio. Algumas pessoas que não capazes de enfrentar uma perda se negam a amar de novo por medo de perder o outro. Este é, porém, um risco que vale a pena correr.

Assim como todas as coisas, tudo sem seu lado positivo e também o negativo. Se não conhecêssemos a tristeza, não valorizaríamos a felicidade. Por isso, ainda que existam perdas ao longo de toda nossa vida, passar pelas etapas de luto nos ajuda a nos despedir e a correr de novo o risco de amar.

“Somente aqueles que evitam o amor podem evitar a dor do luto. O importante é crescer, por meio do luto, e continuar vulneráveis ao amor”.
-John Branter-

5. Não se proteja da dor com um muro, mas com seus amigos

Este provérbio tcheco é extremamente revelador. Às vezes, ao sofrer uma perda, nos fechamos dentro de nós mesmos e nos afastamos dos outros. Deixamos de ficar com os amigos, de ver a família, de ter vida social e também de fazer o que gostávamos.

É como se colocássemos uma barreira que nos protegesse da dor que sentimos, embora na realidade talvez estejamos apenas fortalecendo-a. Passar tempo com nós mesmos e com a nossa dor é positivo, mas também é bom compartilhá-la e permitir que os outros nos apoiem

Casal se abraçando

Quando encontramos mãos que se erguem para nós, amigos que nos abraçam, palavras alheias que nos consolam, o luto pode ser vivido de maneira mais saudável. Isolarmo-nos dos outros pode fazer com que sejamos consumidos pela dor e que não saibamos como deixá-la ir embora.

“O mundo é redondo, e o lugar que pode parecer o fim poderia ser o início”.
-Baker Priest-

Você já passou por um luto alguma vez? Como você o suportou? Essas frases de luto nos ajudam a ficar mais conscientes do que significa esse processo e de que, ainda que nossas emoções nos afundem, é necessário sair dessa situação flutuando. Nem sempre o que se parece com um final realmente o é. Às vezes ele pode estar escondendo novos começos e oportunidades ou, simplesmente, formas diferentes de nos relacionarmos com as pessoas que já se foram.