5 frases de Severo Ochoa

agosto 20, 2019
Hoje iremos conhecer aquele que, provavelmente, é o cientista mais importante da história da Espanha. Iremos rever seu legado, sua vida e seus pensamentos através das suas melhores frases.

As frases deixadas por Severo Ochoa, um brilhante médico e cientista, nos fazem lembrar de um ser cheio de conhecimento, gentil e de um brilho intelectual inquestionável.

Severo Ochoa foi um dos grandes médicos da história do mundo. É por isso que é interessante conhecer um pouco melhor o homem por trás destas frases.

Ele sempre esteve longe do foco da mídia e mais focado em seu trabalho. Por isso, não deixou um grande número de citações, mas alcançou alguns avanços médicos a favor da humanidade.

Quem foi Severo Ochoa?

Seu nome completo era Severo Ochoa de Albornoz. Ele nasceu em Luarca (Astúrias) em 1905. Desde muito jovem, estava ciente de sua paixão pela medicina. Logo começou a dar aulas em Madrid depois de se formar em Bioquímica.

Infelizmente, a Guerra Civil Espanhola truncou a carreira de Ochoa que, com a subsequente eclosão da Segunda Guerra Mundial na Europa, foi forçado a emigrar para os Estados Unidos após uma breve passagem pelas universidades de Heidelberg e Oxford.

Severo Ochoa no laboratório

Foi nos Estados Unidos que Severo Ochoa desenvolveu quase toda a sua carreira profissional.

Lá, começou seus estudos científicos, sendo o primeiro a sintetizar RNA em um laboratório, um marco pelo qual dividiu o Prêmio Nobel de Medicina em 1959 com o bioquímico Arthur Kornberg, um de seus alunos de maior destaque.

Ochoa trabalhou a maior parte de sua vida na Universidade de Nova York, em um cargo que abandonou em 1986, após a morte de sua esposa, fato que o mergulhou em uma forte depressão.

A partir desse momento, ele não voltou a publicar estudos, transmitindo seu conhecimento por meio de palestras e se mudando para Madri. Foi nesta cidade que morreu em 1993, deixando para trás um legado extraordinário que podemos conhecer em sua biografia, A emoção de Descobrir.

As melhores frases de Severo Ochoa

Severo Ochoa, junto com Santiago Ramón y Cajal, são os dois únicos cientistas nascidos na Espanha que receberam o prestigioso prêmio Nobel. É por isso que, a seguir, vamos conhecer algumas das melhores frases de Severo Ochoa.

A importância da ciência

“A ciência sempre vale a pena porque suas descobertas, mais cedo ou mais tarde, sempre são aplicadas”.

Para Ochoa, a ciência era quase tudo. Seu gênio levou-o a investigar dia após dia: era ciente de que, mais cedo ou mais tarde, qualquer progresso, bem compreendido, tem uma aplicação prática que melhora a vida das pessoas.

O talento

“Em princípio, a pesquisa precisa de mais cabeças do que meios”.

Não adianta ter todos os meios do mundo se o pesquisador não tiver talento e conhecimento para encontrar as respostas que procura.

É necessária uma grande preparação e treinamento prévio para que, embora os meios sejam poucos, a inteligência, o interesse, a paixão e a criatividade nos permitam alcançar os nossos objetivos.

A vida

“Eu me dediquei a pesquisar a vida, e não sei por que ou para que ela existe”.

O que é a vida? Severo Ochoa não descobriu, depois de décadas de estudos e realizações, o que é a vida, por que ela existe e para que serve. Alguém saberá algum dia? Parece uma questão que, no momento, reside nos limites da ciência.

Nuvens representando dúvidas

O amor

“Uma mulher pode mudar a trajetória de vida de um homem”.

Um ditado popular diz que o amor move montanhas. Severo Ochoa sabia disso muito bem, pois como dissemos antes, caiu em uma profunda depressão após a morte de sua esposa.

Sua vida mudou graças a ela, com quem passou toda a sua existência. Foram 55 anos com Carmen García Cobián.

Amor e ciência

“O amor é física e química”.

Apesar de avaliar corretamente a importância do amor, Ochoa sempre soube que o amor não deixa de ter um reflexo na forma de reações químicas e físicas nos seres humanos.

No entanto, em nenhum momento pensou que olhar para a realidade a partir desse plano iria subtrair parte da sua magia.

Esperamos que estas frases de Severo Ochoa tenham servido para conhecer um pouco melhor este grande pesquisador.

Um ser sensível, inteligente, carinhoso e muito próximo de quem amava, que soube tirar proveito de seu talento naquilo que era mais necessário: a medicina e o amor.