Amor sem fronteiras, um amor além da distância

julho 28, 2019
Amar sem fronteiras é amar a partir da liberdade, da compreensão e do respeito. É cultivar força, coragem e persistência para manter a relação amorosa, apesar das circunstâncias.

O amor é um sentimento que experimentamos em relação a outra pessoa, aquela para a qual desejamos tudo de melhor e com a qual sentimos uma conexão especial. Para começar a falar do amor sem fronteiras, primeiro vale destacar que o amor pode ou não ser recíproco.

Mesmo quando o amor é recíproco, existe um grande número de obstáculos que podem influenciar o relacionamento e prejudicá-lo se suas bases não forem sólidas, se o vínculo criado não for baseado em segurança e firmeza. Um dos mais temidos e complexos é a distância.

A distância sempre parece difícil. O fato do contato com o outro desaparecer de repente ou simplesmente nunca ter existido é uma barreira que deve ser enfrentada. Porque amar sem fronteiras é possível, embora não seja um caminho fácil.

Para isso, é necessário ter consciência, esforço e gestão emocional. A seguir, explicamos em que consiste o amor sem fronteiras, como mantê-lo e quais são os seus benefícios.

Há relacionamentos que são como prisões, pois nos prendem, e outros que possuem asas que nos levam para longe, nos ajudam a crescer… O amor sem fronteiras é assim: livre, respeitoso e confiante.

Características do amor sem fronteiras

Características do amor sem fronteiras

Amar sem fronteiras significa derrubar muros, superar dificuldades e avançar em sintonia. É um amor saudável e inteligente, um amor que nutre, que permite crescer e que vai além das distâncias.

Este tipo de amor pode ser entendido de várias maneiras. Como algo literal, isto é, como um amor que permanece apesar da pessoa que você ama estar em outro lugar, ou como um amor maduro para enfrentar as dificuldades que surgem.

Assim, o amor sem fronteiras consiste em aprender a lidar com o que acontece e que não podemos controlar. Também implica dedicação para que as circunstâncias não impeçam o amor.

Por exemplo, embora queiramos estar perto de alguém, às vezes não é possível, mas não significa que o amor não possa florescer.

Como manter um amor sem fronteiras?

Embora seja verdade que amar sem fronteiras não é fácil, existem alguns caminhos e estratégias que tornarão essa situação mais suportável. São os seguintes:

  • Autoconhecimento. Quando nos conhecemos, temos uma ideia de como podemos agir em situações difíceis. Desta forma, ser conscientes de onde estamos e de como nos comportamos é fundamental para amar sem fronteiras.
  • Paciência. Trata-se de tolerar as adversidades com vigor, sem se deixar levar pelos impulsos e entendendo que às vezes a passagem do tempo é necessária.
  • Aprender a ser independente. O amor que leva à dependência é um amor tóxico. Para não precisar do outro, é importante que tenhamos o nosso espaço, o nosso tempo, independentemente do fato do nosso parceiro viver na mesma cidade que nós ou a milhares de quilômetros de distância.
  • Assumir nossas decisões. Trata-se de adquirirmos responsabilidade sobre nós mesmos, sobre o que pensamos, sentimos e fazemos. Ou seja, aceitarmos nossas decisões e escolhas e as consequências derivadas delas.
  • Criatividade. Se o problema é a distância, por que não criar ideias que ajudem a estar mais próximo? As opções são múltiplas, o importante é que nos sintamos confortáveis.
  • Expressar nossos sentimentos e pensamentos. Às vezes, nos fechamos em nós mesmos e não demonstramos o que sentimos ou o que pensamos, mas um amor sem fronteiras implica o contrário. Além de nos expressarmos para os outros, atividades como dançar, fazer exercícios ou pintar estão intimamente ligadas ao universo emocional.

Vale destacar que o amor sem fronteiras não é um amor sem limites. A distância pode nos manter longe, mas isso não significa que não pode nos machucar. É preciso saber até onde podemos ir com os outros e até onde nós mesmos queremos ir. A chave é manter o respeito acima de tudo.

Além disso, para amar sem fronteiras, é necessário amar a nós mesmos. Assim, podemos estabelecer relacionamentos saudáveis ​​com outras pessoas. Para isso, podemos estar em sintonia com o outro através da comunicação assertiva e, desta maneira, melhorar a harmonia.

Benefícios de amar além das distâncias

Benefícios de amar além da distância

Amar sem fronteiras tem grandes benefícios, como os seguintes:

  • Aprender a gerenciar nossos pensamentos e sentimentos.
  • Controlar nossas ações.
  • Cuidar de nós mesmos.
  • Assumir a responsabilidade por nossas decisões.
  • Melhorar o autoconhecimento.
  • Adquirir uma maior harmonia.
  • Aumentar a tolerância.
  • Aumentar o respeito.
  • Melhorar a autoestima.

O amor, como diz o psicólogo Walter Riso, é para os corajosos. É uma flor que deve ser apanhada na beira de um precipício. Portanto, não permitamos que ele se torne tóxico.

Deixemos que o amor sem fronteiras nos ajude a descobrir outra maneira de amar, essa que nos permite estar tão perto de nós quanto dos outros.

Para amar sem fronteiras, além da distância, não podemos nos esquecer do que somos. É preciso estar em sintonia tanto com nós mesmos quanto com o outro.

Amar sem fronteiras é aprender com os erros e obstáculos com afeto, força, compreensão e harmonia.