5 hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

5 hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

outubro 9, 2015 em Emoções 0 Compartilhados
Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

Há pessoas que nos surpreendem com tamanha serenidade frente a todos os eventos, enquanto outras são caracterizadas por se sentirem incapazes de lidar com suas emoções. Estas últimas, muitas vezes, se sentem sobrecarregadas.

Encontrar o equilíbrio emocional não precisa ser um trabalho árduo, só precisamos fazer pequenas mudanças internas que nos ajudarão a aceitar e a controlar as nossas emoções de forma mais eficaz. Vejamos quais são os cinco hábitos das pessoas emocionalmente equilibradas que podem nos ajudar a gerir as nossas emoções:

Características de pessoas emocionalmente equilibradas

1- Em vez de reagir, elas respondem

Pessoas emocionalmente equilibradas param um momento para pensar e para controlar o turbilhão de emoções desencadeado no interior delas. Desta forma, elas se desconectam e tiram uma foto da situação, o que favorece uma resposta mais adequada, bem-sucedida e menos intensa do que a do impulso inicial da reação emocional.

“Deves ter sempre fria a cabeça, quente o coração e longa a mão”, já nos disse Confúcio. A reação quente nos faz perder o controle das nossas emoções e, assim, os impulsos entram em erupção. Não seremos nós mesmos se agirmos de cabeça quente.

Se depois de ter enfrentado uma situação, ou uma pessoa, você se sentiu mal, isso significa que você pode ter reagido impulsivamente, o que torna radicalmente diferente a resposta. Responder sem as suas emoções borbulhando irá fazer você sentir que lidou com a situação com integridade e respeito.

Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

2- Elas honram a realidade de suas emoções

Imagine que você está enfrentando um divórcio ou separação, que você perdeu o emprego ou que alguém próximo a você se foi para sempre. Como você se sentiria? Naturalmente você irá se sentir muito triste, muito nervoso ou assustado com a incerteza do futuro. Por que lutar contra isso?

Pessoas equilibradas não lutam contra as suas emoções, mas sabem ouvi-las. Ou seja, compreendem que a forma como elas se sentem é parte dos eventos, e que a tristeza está cumprindo a sua função. Portanto, deixe fluir seus pensamentos e desnude suas emoções.

Desta maneira, elas lidam com as emoções dentro delas mesmas e não ficam presas a elas, não travam uma guerra com o futuro ou querem destruir o passado. Não aceitar as nossas emoções nos conduz a resultados negativos, que se aderem à nossa história.

Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

3- Elas sabem olhar para dentro e a se compadecem do seu “eu verdadeiro” de uma maneira sincera

Pessoas equilibradas fazem algo que a maioria das pessoas não leva tão a sério: refletem sobre o que realmente faz com que elas se sintam bem e como elas podem gerar pequenos prazeres de forma constante.

Sim, fazer uma lista de todas as coisas que nos fazem bem é um grande ato de amor próprio. Naturalmente, fazer esta lista e, em seguida, não colocá-la em prática não trará resultado algum.

A prática do amor próprio nos dá grande poder, porque não dependemos dos outros para sentirmos o bem que queremos sentir o tempo todo.

Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

4- Elas se movimentam para limpar a mente

Quando nos sentimos tristes, estressados ou ansiosos, nós não conseguimos sair de nossas cabeças e do turbilhão de sentimentos que está sobre nós. Uma maneira de se reconectar com nós mesmos é o movimento.

Mover-se e estar ativo facilita uma nova perspectiva de qualquer situação; agitar os nossos músculos faz com que nos sintamos vivos. É algo com o qual não estamos acostumados, e que provavelmente, no começo, nos faz sentir um pouco estranhos, mas dançar a nossa música favorita é uma ótima maneira de cuidar do nosso bem-estar e equilíbrio emocional.

Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

5- A gratidão é sempre indispensável no dia a dia

Praticar a gratidão e o apreço é tremendamente benéfico para o nosso equilíbrio emocional, uma vez que nos faz olhar para o lado positivo e de aprendizado em todas as situações.

Para cultivar a gratidão, nós temos que compartilhar com as pessoas em torno de nós três coisas as quais somos gratos a cada dia. Este simples ato irá trazer à nossa mente os aspectos positivos de nosso dia, e iremos perceber que há coisas que nos fazem realmente muito bem.

Hábitos de pessoas emocionalmente equilibradas

Cuidar de nosso bem-estar emocional nos faz muito bem e nos permite aproveitar melhor as nossas vidas. Para nos sentirmos emocionalmente equilibrados, podemos nos concentrar em nossos sonhos, expectativas de trabalho e nos conectarmos a nós mesmos. Desta forma, vamos ser muito mais produtivos, e iremos tomar decisões melhores, o que resultará em uma melhor saúde física e psicológica.

Cortesia da imagem principal de natalia_maroz

Recomendados para você