6 razões que ajudarão a aceitar a nudez

6 razões que ajudarão a aceitar a nudez

Última atualização: 11 novembro, 2015

Embora o nudismo e a nudez sejam objeto de controvérsia, especialistas afirmam que estar nu pode nos ajudar a superar nossos complexos e, assim, aumentar nossa capacidade de nos relacionarmos com os demais.

Na realidade, o nudismo nem sempre é vetado. Civilizações antigas, como a grega, veneravam a harmonia do corpo nu e se vestiam com um tecido que podia ser retirado em um segundo. Exemplos similares podem ser vistos em civilizações hindus, berços dos filósofos nudistas ao qual pertenceu Buda, até que fundou sua própria religião.

É certo que ao longo da história encontramos múltiplos exemplos que promulgavam a nudez, a qual foi símbolo de liberdade e extroversão como impureza e pecado. Esta última concepção parece ser a que sobrevive, mas como podemos evitar nos coibirmos quando estamos nus?

1. Nada nem ninguém é perfeito

Nos esforçamos para fazer de nosso corpo uma escultura atraente e desejável. Nos ensinaram a usar saltos altos, a nos depilarmos, a usarmos saias curtas e a nos maquiarmos para nos aproximarmos de um ideal de beleza auto-imposto que não é fiel à realidade. Ser perfeito é uma ilusão.

Assim, ainda que na maior parte do tempo nos sintamos à vontade com nosso corpo, quando chega a hora de mostrar nossa pele nua, algo nos trava. As estrias, os pelos e as celulites são parte de nós. Por que nos envergonhamos de quem somos? Além disso, todas estas marcas que queremos esconder são mais do que comuns entre as mulheres e os homens reais.

Definitivamente cada corpo é diferente; o que nos separa é a atitude que mantemos em relação a ele.

2. Nos sentirmos vulneráveis ao ficarmos nus diante dos demais é positivo

Se estivermos dispostos a enfrentar nosso medo e o mal-estar diante da nudez, estaremos lutando para aceitar nossa natureza e a nos amarmos. Mostrar-se a si mesmo sem nenhum tipo de máscara é um primeiro passo. Observe-se até que você consiga fazê-lo sem pudor!

3. Benefícios corporais que obtemos ao ficarmos nus

Ficar nu ajuda a regular de forma natural a temperatura corporal, e contribui para que a pele transpire. Além disso, tomar sol nu durante uma hora proporciona energia e aumenta a concentração de cálcio e fósforo no organismo. Também ajuda a melhorar a circulação e a vida sexual.

4. Se você julga a nudez dos demais, está julgando a si mesmo

Grande parte do medo que sentimos perante à nudez de outros e da nossa é pelo fato de que temos que enfrentar nosso próprio julgamento. Nosso corpo não é como o das revistas ou os corpos que vemos através das telas, nosso corpo é nosso, é propriamente o reflexo de nossas experiências, vivências e decisões.

Nos compararmos aos outros é uma forma de maltratar a nós mesmos. Tenha cuidado em se cuidar emocional e fisicamente; ambos os domínios estão relacionados e compõem o nosso bem-estar. O fato de facilitar a aceitação dos corpos está em não cair na tentação de crer que há um único corpo ideal, e esta aceitação nos ajuda a perceber a tirania das dietas.

5. Quando você se sentir bem com a sua nudez, se inclinará menos a se maquiar, a usar saltos ou a seguir modas auto-impostas

Acaba que não só nós nos escondemos atrás das roupas, mas também nos escondemos atrás da maquiagem ou das saias curtas. Com o que você se sente melhor e o que é mais natural e saudável para você? Naturalmente a maquiagem desgasta sua pele e o salto alto danifica seus pés e sua coluna. Aceitar seu corpo e aceitar a si mesmo tem a clara vantagem de que você não precisará destas pretensões para se sentir bem.

6. O presente desaparece

Da mesma forma como a chuva e a neve desaparecem, nosso corpo também o fará. Isso vai unido ao fato de que o mundo está constantemente em mudança, e nós estamos incluídos nisso, da mesma forma que nunca “cruzaremos duas vezes o mesmo rio”.

Embora não percebamos, nosso corpo e nossa pele estão mudando enquanto escrevo estas linhas e enquanto vocês leem. Se você compreender isso, entenderá que não vale a pena manter constantemente uma mesma atitude diante de si mesmo nem diante da sua realidade.

Uma bela forma de ter mais consciência do nosso corpo e de nossos pudores é fazer ioga, meditação ou qualquer outra técnica que facilite a sintonização.

Essa prática ajuda a melhorarmos nossa autoestima, nossa percepção de nós mesmos e nossa estabilidade emocional. Aceitar a nós mesmos passa por aceitar nossa nudez e a dos demais como algo natural e saudável.

Não somos mais ou menos valiosos por ter um corpo esculpido na arte da academia e à base do bisturi. Desfrutar e ser feliz consigo mesmo é uma tarefa difícil, mas muito proveitosa. Nosso ser é o que nós aceitamos como ser. Sentir que ele é nosso nos ajuda a conviver em harmonia e a sermos felizes.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.