7 canções que vão melhorar a sua vida, segundo a ciência

7 canções que vão melhorar a sua vida, segundo a ciência

abril 11, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
7 canções que melhoram a sua vida

Quem nunca cantou “Don’t stop me now” embaixo do chuveiro ou quando estava se sentindo muito bem? Acredito que muitas pessoas já fizeram isso. Gostamos de cantar quando pensamos que estamos tão bem que nada será capaz de nos deter. Mas, o que podemos fazer para estarmos sempre tão otimistas? Ouvir algumas das canções que mostraremos neste artigo pode ajudar.

Obviamente, seria muito triste viver sem música. O som compassado tem nos acompanhado desde o início da nossa história como espécie: desde o bater de um par de ossos sobre uma pele tensionada até os modernos acordes digitais. Nos emocionamos, nos entristecemos, ou dançamos como loucos ao som dos acordes.

O curioso estudo científico que indica canções que melhoram a sua vida

Jacob Jolij é o autor do estudo que fala sobre uma série de canções que podem melhorar a sua vida. Este neurocientista da Universidade de Groningen, na Holanda, afirma que encontrou uma equação capaz de prever o efeito de diferentes músicas no nosso estado emocional.

É curioso que Jolij tenha se concentrado em uma fórmula matemática para estabelecer como a música afeta as nossas emoções. É claro que resolver um complexo problema de álgebra pode trazer muita alegria para uma pessoa. Mas, você imaginava que a ciência abordaria dessa forma algo tão emocionante e pouco quantitativo como a música?

Segundo Jacob Jolij, as composições musicais cujo tempo é superior ou igual a 150 pulsações são capazes de fornecer uma grande quantidade de energia ao cérebro humano.
Compartilhar

No entanto, pensar em canções com um ritmo rápido é relativamente fácil, porque há muitas. Você gostaria de saber quais músicas fazem parte da lista de Jolij? Ele se concentrou em muitas canções famosas e conhecidas.

Canções que vão melhorar a sua vida, de acordo com Jacob Jolij

Veremos aqui quais são as músicas que se encaixam na fórmula matemática de Jacob Jolij . Você vai notar que a maioria são muito animadas e interessantes. E a primeira delas é “Don’t stop me now”.

“Don’t stop me now”, Queen

Você achava que cantar essa canção como se não houvesse amanhã era puro acaso? Pelo contrário, é matemática pura. O ritmo da famosa canção do Queen é o primeiro que Jacob Jolij recomenda para que você tenha uma vida mais plena.

“Não me pare agora porque eu estou me divertindo. Eu estou me divertindo muito”.
Compartilhar

“Dancing Queen”, ABBA

Continuamos enredados com as rainhas: desde o famoso grupo liderado por Freddy Mercury até o antológico grupo ABBA. O quarteto sueco nos ofereceu algumas canções que são verdadeiros cantos de alegria e vida, mas segundo a matemática, nenhuma como “Dancing Queen”.

“Good Vibrations”, The Beach Boys

Outro grupo que transmitiu boas vibrações e amor por onde passou. Mesmo as suas canções tristes são louvores à vida e à paixão. Portanto, não é surpreendente que a ciência da Jolij recomende o seu grande sucesso “Good Vibrations”.

“Uptown Girl”, de Billie Joel

Os estudos do neurocientista holandês recomendam outro hino clássico, “Uptown Girl”, de Billie Joel. O que mais podemos dizer? Eu diria que todos nós já dançamos e nos divertimos com esta linda canção.

“Eye of the Tiger”, de Survivor

Certamente “Eye of the Tiger”, a trilha sonora imortalizada de Rocky, serviu para o boxeador dar tudo de si e vencer. Ela não só nos emociona no filme, mas também eleva o nosso ânimo e melhora o nosso dia a dia.

Muitas vezes, tudo acontece muito rápido
Você troca a sua paixão pela fama
Não perca o controle sobre os sonhos do passado
Você deve lutar apenas para mantê-los vivos”

– Survivor, Eye of the Tiger –

“I’m a Believer”, de The Monkeys

Os The Monkees, o grupo que imortalizou “I’m a Believer” está no sexto posto dessa lista. Você está sem forças ou ânimo para enfrentar o dia? Não tenha dúvida de que esta música o deixará animado.

“Girls Just Want to Have Fun”, Cyndi Lauper

Terminamos esta viagem que cientificamente irá melhorar a sua vida com outro clássico, “Just Want to Have Fun”, da grande Cyndi Lauper. Sem dúvida, cada vez que a ouvimos, nós só queremos dançar como loucos.

Mais algumas músicas!

Além das músicas citadas, o estudo de Jolij recomenda outras canções como “Livin’ on a Prayer” de Bon Jovi, “I Will Survive” de Gloria Gaynor, “Walking on Sunshine” de Katrina & The Waves, “Happy” de Pharrel Williams, “Dancing in the Moonlight” de Toploader ou “Let Me Entertain You” de Robbie Williams.

A verdade é que há pouco a acrescentar. Você quer colocar um sorriso no seu rosto e melhorar a sua vida? O que você está esperando? Ligue o rádio, o leitor de DVD ou o computador e faça a sua lista com essas canções.

Se você tiver uma canção que o anima muito, não hesite em compartilhar nos comentários!

Recomendados para você