7 dicas para terminar uma briga - A Mente é Maravilhosa

7 dicas para terminar uma briga

Vera Mesquita setembro 30, 2016 em Psicologia 2 Compartilhados
Briga de casal

Discussões são normais. Temos divergências de opiniões com nosso parceiro, amigo, colega de trabalho. O problema é quando brigar foge do nosso controle e passamos a ofender o outro, trazendo temas que não estão relacionados com a briga em si, apenas para ganhar a batalha.

Precisamos aprender a brigar

Trocar ideias, ouvir o outro lado, e então encerrar o assunto, trazendo a paz de volta ao centro. Se isso não acontece, ficamos remoendo mágoa e rancor sem solucionar o problema. Quando acumulamos toda essa raiva, no próximo conflito, que não precisa ser com a mesma pessoa, vamos entrar armados e prontos para atacar. Este círculo vicioso precisa ser quebrado e o poder está em suas mãos. Você precisa ter um pouco de sangue frio, mas seguindo algumas dicas básicas é possível acabar com uma briga sem gerar grandes traumas.

briga-no-relacionamento

7 dicas para acabar com uma briga 

1- Escute – Quantas vezes você está em uma discussão e não escuta o que o outro diz pois fica pensando em respostas e argumentos que vão calar o “oponente”? Ao invés de fazer isso, ouça atentamente o que a pessoa tem a dizer. Reflita sobre suas palavras e só então reaja. Preste atenção não apenas nas palavras, mas na intenção do outro, e tente entender seu ponto de vista. Assim a discussão toma um rumo mais racional e menos reativo.

2- Não grite ou ofenda – É tentador quando discutimos com um cabeça dura entrar em seu jogo. Lembre-se de que perder o respeito não vai facilitar as coisas, muito pelo contrário. Vocês acabam perdendo o foco da briga e começam a discutir sobre o outro ter xingado ou levantado a voz. Mantenha a civilidade.

3- Afirme que se preocupa com o outro – Mesmo quando estamos bravos com um amigo ou parceiro, no fundo sentimos afeto por ele. Lembrá-lo desses sentimentos traz empatia e a vontade de resolver o conflito. Mostre que se preocupa com os sentimentos do outro, mas que também possui os seus. Coloque o amor acima de tudo.

4- Esteja aberto para reconhecer seus erros e pedir desculpas – Mesmo que você tenha certeza de que não fez nada de errado, se o outro está chateado com você, algo aconteceu. Você vai descobrir isso ao escutar ativamente. Abra seu coração e saiba reconhecer suas falhas. Pedindo desculpas, você incentiva o outro a se desculpar também.

5- Não traga problemas do passado – A não ser que as questões anteriores estejam diretamente relacionadas com a briga atual, não fique requentando brigas antigas só para ganhar o argumento. Isso só aumenta a raiva e prolonga a gritaria.

6- Dê espaço – Se a briga começar a fugir do controle, peça um tempo para esfriar a cabeça, refletir e voltar a conversar quando os dois estiverem mais calmos. Isso vai dar uma perspectiva nova à discussão e vai permitir que vocês retomem o controle da situação.

briga-de-casal

7- Saiba quando parar – O outro reconheceu sua responsabilidade e pediu desculpas? FIM da briga! Não precisa ficar remoendo o tema. Vocês perceberam que não vão chegar a uma conclusão agora? FIM da briga. Concordem que discordam, mas que se amam e sigam em frente. Talvez esta seja a dica mais difícil, mas também é a mais preciosa. Sabe o ditado: “Quando um não quer, dois não brigam”? Pois bem, é isso. Retire o seu time de campo e deixe o outro brigando sozinho se for o caso. Logo ele vai perceber que não tem mais combustível e vai parar.

Enfim, entre em uma briga para resolvê-la, não para ganhar. Esse é o segredo para acabar com as discussões intermináveis. Se você e seu parceiro estão brigando muito e com frequência, vale a pena procurar ajuda profissional. Veja aqui algumas vantagens de fazer terapia de casal: http://bit.ly/2aG6jGQ

Busque o equilíbrio e todos os seus relacionamentos sairão mais fortes.

Vera Mesquita

Jornalista, escrevo há mais de dois anos sobre relacionamentos, bem-estar e auto estima.Me interesso pelo mundo esotérico e adoro misturar referências em meus textos.

Ver perfil »
Recomendados para você