As discussões de casal podem ser positivas, só depende de você

As discussões de casal podem ser positivas, só depende de você

setembro 26, 2016 em Emoções 8 Compartilhados
As discussões de casal podem ser positivas, só depende de você

Discutir é algo que consideramos negativo, mas pode ser algo bom se soubermos como fazê-lo. Hoje vamos nos centrar nas discussões de casal que, muitas vezes, não saem da nossa cabeça.

Discussões que mostram que estamos mal com nosso(a) companheiro(a), que fazem com que nos sintamos mal com nós mesmos, pelas quais temos que pedir perdão e, em alguns casos, chegam ao ponto de causarem até mesmo uma separação.

“Existem homens cujas palavras são como golpes de espada, mas a língua dos sábios é como remédio.”
-Provérbio-

Da mesma maneira que aprendemos a falar, a debater, a expor nossas ideias, e outras milhares de coisas, também devemos aprender a discutir e, principalmente, a discutir com nosso(a) companheiro(a).

Porque não aprendemos isso? Porque sempre fechamos os olhos e nos fazemos de surdos a tudo aquilo que consideramos negativo? Hoje mudaremos isso, vamos aprender a discutir!

As discussões de casal são normais

Discussões de casal

Muitos casais consideram que quando discutem é porque algo não vai bem, e que o normal é não discutir em nenhum momento, ou discutir muito pouco.

Nada mais longe da realidade. As discussões implicam diferenças entre duas pessoas que estão mantendo um relacionamento. É algo que acontece constantemente com nossos irmãos, nossos pais e nossos amigos, entre muitas outras pessoas que não mencionamos aqui.

Essas discussões ocorrem em nossa própria família, e como não vão ocorrer com nosso(a) companheiro(a)? Nós somos pessoas e, além disso, as discussões podem fortalecer a relação.

Com as discussões podemos solucionar problemas que, de outra maneira, poderiam se agravar e converter-se em uma verdadeira separação. As discussões nos permitem conhecer diferenças entre nós e encontrarmos soluções que beneficiem o casal.

Quando não há discussão em um relacionamento, você deve se preocupar. Algo está mal e o normal nessa situação é que um dos dois não diga o que realmente pensa.

Isso é frustrante para a pessoa que abriu mão do que pensa, pois nesse caso há uma diferença que precisa ser discutida, e falta algo. Sabe o que é? A comunicação.

Sim, discutir é se comunicar, aprender e descobrir o que está acontecendo em nossa relação, quais problemas temos, como podemos solucioná-los, e saber algo novo de nosso(a) companheiro(a).

“Se os dois estão de acordo, se estão em harmonia, tudo recobra seu equilíbrio e só vêm coisas boas para ambas as vidas.”
-Bernardo Stamateas-

Aprenda como discutir com seu parceiro

Família com filhos

Certamente você pensa que não é preciso ter muito trabalho para saber como discutir, mas isso é um erro. Nem sempre você deve supor algo, porque pode estar equivocado. Neste caso, há 3 pontos fundamentais que você deve levar em consideração sempre que vai discutir com seu companheiro(a):

  • Pense primeiro e fale depois, porque durante as discussões estamos quentes e podemos dizer coisas que não queríamos e que saem sem pensar, algo que, posteriormente, lamentaremos.
  • Analise e pense em “como dizer”, ou seja, muitas coisas que dizemos disparam emoções que podem ser positivas ou negativas. Temos que tomar cuidado e analisar como elas podem afetar a relação e a outra pessoa.
  • Escute seu companheiro(a), porque um dos maiores problemas é não escutar e só soltar pela boca a primeira coisa que passa em nossa mente. Escute e verá como a discussão irá por um bom caminho.

Estes pontos não pretendem ignorar o principal problema que nos levou a ter essa discussão com nosso companheiro. São somente uma forma de levar bem a discussão e tentar chegar a um acordo.

Em algumas ocasiões podemos explodir porque ficamos muito tempo guardando algo e, por isso, em uma discussão podemos querer lavar toda a roupa suja.

Não ataque a outra pessoa e seja sincero

É importante que as discussões de casal sejam sinceras e que você não guarde para si mesmo o que um dia sairá, seja como for, sem controle algum.

O difícil não é ter discussões com seu parceiro, o que é verdadeiramente difícil é saber como resolvê-las para ambos continuarem juntos pelo caminho que escolheram.
Compartilhar

Atacar a outra pessoa, ignorá-la, ficar na defensiva, buscar quem tem a razão, são algumas das reações que, provavelmente, você já teve em alguma discussão. Esses são erros graves, porque você tenta machucar, de forma gratuita, seu parceiro sem motivo algum.

corações de pedra

Você se sente ferido e quer se defender, mas vale a pena tentar entender qual problema existe e como ele pode ser resolvido. Agora que você sabe como discutir, coloque em prática os 3 simples pontos para que suas discussões de casal possam fortalecer a relação.

Imagens cortesia de Pascal Campion e Art DK.

Recomendados para você