7 erros que penalizam o que você comunica sem palavras

7 erros que penalizam o que você comunica sem palavras

30, outubro 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
7 erros que penalizam o que você comunica sem palavras

Sabemos que através dos gestos podemos transmitir um estado de ânimo diferente do que pretendemos demonstrar com nossas palavras.

Um dos princípios da comunicação não verbal reside em ser consciente da importância que os movimentos do nosso corpo têm: podem nos ajudar a dar mais credibilidade a nossas afirmações ou a incrementar e potencializar seu impacto, gerando, dessa forma, mais confiança.

Você sabe quais são os 7 erros que nos impedem de ter sucesso na comunicação não verbal?

Sabe-se que a linguagem não verbal tem muita importância em todas as áreas e parcelas de nossa vida, especialmente naquelas em que o contato e a relação com pessoas desconhecidas são frequentes, como pode acontecer em nosso trabalho.

Nossa linguagem corporal tem que ser adequada para mostrar o que realmente estamos querendo dizer e precisamos expressar para as pessoas de nosso círculo. Evitar estes 7 erros de comunicação corporal levará ao êxito em suas conversas.

1. Não manter contato visual

É fascinante tudo o que podemos conhecer de outra pessoa apenas olhando seus olhos. Eles são o espelho da alma, é importante não se esquecer o quão importante este hábito é dentro da linguagem não verbal.

Realizar esta ação reflete confiança, transparência e respeito pela pessoa que temos à nossa frente. O contato visual também nos permite poder medir a resposta da outra pessoa e entender mais seus sentimentos e sensações.

2. Fazer muitos movimentos com os braços

Quando uma pessoa gesticula excessivamente usando os braços, pode estar transmitindo nervosismo ou insegurança. Fazer grandes movimentos com nossas extremidades superiores pode ser um ato de querer nos proteger, porque não estamos percebendo as coisas de forma clara e isso é notado pelas pessoas à nossa volta.

Também pode fazer com que a atenção se desvie do que é verdadeiramente importante, a mensagem.

3. Esboçar poucas expressões em nosso rosto

O rosto, assim como os olhos, é o reflexo da alma. Se nossa expressão for muito rígida e séria continuamente, correremos o risco de transmitir a sensação de estar com a cabeça em outro lugar e de que somos indiferentes ao que está sendo compartilhado na conversa.

Muitos conflitos pessoais são gerados por este erro, já que a principal vitrine de nossas emoções internas é o nosso rosto. Lembre-se também de que, embora você não esteja falando, mesmo no silêncio pode estar compartilhando de forma inconsciente suas emoções negativas e positivas, através dos gestos de suas expressões.

4. Manter distância

Com este ponto não quero dizer que temos que estar muito próximos da outra pessoa, chegando até a invadir seu espaço, mas não devemos ficar muito afastados dela.

Se você se mantiver afastado da outra pessoa, dará a sensação de que ela é superior a você e de você tem medo de um possível enfrentamento. Observe o entorno e tente ajustar a quantidade de espaço físico que fica entre vocês, de forma que isso permita que ambos se sintam à vontade e bem.

5. Não sorrir o suficiente

O sorriso permite que mantenhamos uma comunicação relaxada e confiante com o que nos cerca. É certo o ditado que diz que “com um sorriso você pode conquistar o mundo”. Certamente, as pessoas com as quais você mais se sente à vontade em sua vida são aquelas que riem com uma frequência muito maior do que os outros.

7 erros que penalizam o que você comunica sem palavras

O sorriso faz parte das expressões faciais de alegria e felicidade que têm um significado universal. Não importa em que país você vá, sorria para a vida e veja a impressionante mudança que viverá diariamente em sua vida.

6. Não ter em conta nossa postura corporal

A postura corporal é a essência da linguagem não verbal. Constitui a totalidade do instrumento que precisamos para ter êxito em nossa comunicação com os demais, nosso corpo. Tente não esquecer que sua posição é o que é primeiramente percebido pelo resto das pessoas. É seu cartão de visitas.

Se não nos preocupamos com este ponto, pode ser que a negligência nos leve a ter, sem querer, uma atitude de desencanto e cansaço que não nos favorecerá.

7. Mexer-nos a todo momento

Esta é uma das características mais comuns que refletem que algo não está indo bem. Quando falo deste movimento, estou me referindo a pessoas que não param de balançar as pernas, trocam com frequência a posição das mesmas, balançam os pés, etc.

Esta ação transmite que a pessoa em questão não se encontra tranquila e está preocupada com o que está acontecendo.

Agora que você já conhece os 7 erros mais habituais da linguagem não verbal, atreva-se a ser um pouquinho mais consciente com seu próprio corpo e transmitir seus verdadeiros sentimentos de uma forma clara e saudável. Assim, evitará uma infinidade de “problemas e desentendimentos” com as pessoas ao seu redor.