7 estratégias para aproveitar o poder da mente

7 estratégias para aproveitar o poder da mente

julho 3, 2016 em Psicologia 1 Compartilhados
Aproveitar o poder da mente

Muitas pessoas se preocupam exageradamente com o corpo e se esquecem de que o estado mental também é muito importante para uma vida saudável. Esta é a origem de muitos dos fracassos nas rotinas de exercícios e nas dietas que nunca sabemos por que falharam. Damos muitas desculpas, mas talvez tudo seja mais fácil do que parece. Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer para aproveitar o poder da mente é considerar a sua existência.

1- A sua mente é tão importante quanto o seu corpo

Não se trata de fazer mágica ou de usar poderes paranormais. É simplesmente seguir hábitos que ajudem a controlar as funções da sua mente, seu comportamento, suas emoções e seus pensamentos. E como conseguimos isso? Estes são alguns hábitos que podemos seguir para manter a mente forte e saudável:

2- Direcione a sua energia para os seus objetivos

Quando planejar algo, se acontecer algum fato inesperado que você não pode controlar, não desperdice a sua energia reclamando do que aconteceu ou das pessoas que o provocaram. Mantenha uma atitude positiva: a sua atitude você pode controlar. Isso não depende de ninguém, mas de você mesmo.

3- Controle as rédeas das suas emoções

Se você é uma daquelas pessoas que ficam tristes, chateadas e com raiva porque alguém o fez sentir-se assim, você está com um problema. Uma mente verdadeiramente forte não pode sucumbir à dominação dos outros. Uma mente forte é capaz de controlar as suas próprias emoções e não é dominada por ninguém.

4- Lembre-se de que você não é uma “moeda de ouro”

É impossível agradar a todos. Talvez a maioria das pessoas o aprovem, mas sempre existirá alguém que não gosta de você por qualquer motivo. Mas esse não é um problema seu. Uma mente forte sabe dizer “não” quando é necessário, conversa com quem quiser, sem precisar parecer amável com quem não aprecia.

5- Ser flexível mantém a sua mente em bom estado

A rigidez mental é uma característica das pessoas preconceituosas. Aceite as mudanças que não afetam a sua integridade e que sejam saudáveis para você. Entenda que a vida está sempre mudando e que as mudanças são inevitáveis. Uma mente flexível nos ajuda a ter uma boa capacidade de adaptação.

6- Desfrute as suas conquistas e celebre as conquistas dos outros

Se no passado você teve experiências difíceis, deixe de alimentar as más recordações e pense nelas como um aprendizado. Uma mente forte assume a responsabilidade pelo seu papel na vida e sabe que ela é feita de coisas boas e ruins. Mas acima de tudo, uma mente forte sabe que cada experiência, boa ou ruim, traz um grande aprendizado.

7- Retome o lado bom do passado e planeje o futuro

Uma vez que você é capaz de dominar a sua mente e pode torná-la cada vez mais equilibrada, já não está tão preso ao passado. Pelo contrário, aprendeu que a melhor forma de aproveitar o tempo é planejar o futuro, com o conhecimento dos riscos e alternativas que as suas decisões podem ocasionar.

Dominar a sua mente é uma decisão que só você pode tomar. Domine-a e não permita que outra pessoa faça isso por você.

Recomendados para você