7 célebres frases de Erik Erikson

· janeiro 1, 2019

Conheça neste artigo algumas das principais frases de Erik Erikson. Ele trabalhou como professor e, depois de conhecer Anna Freud, iniciou seus estudos no Instituto Analítico de Viena e se especializou em psicanálise infantil.

Um de seus grandes trabalhos foi a teoria do desenvolvimento psicossocial, que se baseou nas etapas do desenvolvimento psicossexual propostas por Sigmund Freud.

Por isso, ele também é conhecido como um psicólogo freudiano. Ainda que esse artigo não seja propriamente sobre este tema, e por isso não nos aprofundaremos, compartilhamos a seguir algumas frases de Erik Erikson que merecem ser conhecidas.

Os estudos realizados por Erik Erikson foram de grande relevância. Além disso, as frases que ele nos deixou são um reflexo de sua paixão por seu trabalho como professor e psicanalista infantil. São também um reflexo da maneira como ele pensava. A seguir, vamos ver algumas e refletir sobre elas.

Frases de Erik Erikson que vale a pena conhecer

1. Medos que se herdam

“As crianças saudáveis não temerão a vida se seus exemplos tiverem integridade suficiente para não temer a morte”.

Essa primeira das célebres frases de Erik Erikson faz referência a um aspecto muito importante: os medos.

Assim como o modelo educativo que os pais aplicarem terá uma repercussão positiva ou negativa nos filhos, o mesmo acontece com aqueles medos que pais possam eventualmente ter e que, de maneira inevitável, são percebidos pelos pequenos.

Por isso é tão importante enfrentar os próprios medos em vez de tentar escondê-los ou fugir deles. O que é ainda pior é tentar ocultá-los dos nossos próprios filhos, que acabarão assumindo esses medos como deles próprios já que sua capacidade para geri-los é ainda menor que a nossa.

Frases de Erik Erikson

2. Aceitar nossas vitórias e nossas derrotas

“A criança se converte em adulto não quando se dá conta de que tem o direito de estar certa, mas sim quando se dá conta de que também tem o direito de estar errada”.

Essa frase reflete um grande ensinamento que Erik Erikson tenta nos transmitir: saber perder e saber ganhar. Ao longo do nosso crescimento, acabamos percebendo que, quando triunfamos, as pessoas ao nosso redor nos acolhem. Quando fracassamos, algumas delas nos dão as costas ou até mesmo o famoso “eu te disse”.

Isso acontece com muitas crianças quando elas não são capazes de fazer alguma coisa sem ajuda, por exemplo, ou quando o esporte preferido de um dos seus pais é um no qual elas não conseguem ser as melhores.

Olhar para as crianças de maneira amável e com um coração bondoso é uma das atitudes que farão com que se tornem adultos mais estáveis.

3. A responsabilidade dos pais

“Leva muito tempo para educar nossos filhos para serem boas pessoas. Temos que criá-los, e isso significa fazer coisas com eles. Perguntar, contar, sondar, experimentar, promover experiências, explicar com as suas próprias palavras, mostrar sua maneira de ser. O pai tem que aprender que deve estar lá e garantir que seus filhos aprendam a partir dele, entendam os porquês.”

A terceira das frases de Erik Erikson aborda um tema fundamental na criança: a responsabilidade que os pais tem no momento de educar os seus filhos. A educação exige atenção, estar lá, brincar e viver experiências com eles.

Se formos pais ausentes, nossos filhos não aprenderão a partir de nós e não poderemos exigir nada deles. Se não fizermos coisas com eles, se não vivermos experiências com eles, eles nunca conseguirão interiorizar aquilo que esperamos.

As palavras não servem para nada se não forem acompanhadas de atitudes e comportamentos. As crianças precisam de seus pais como figuras presentes, alguém para olhar e se inspirar.

Pai sorrindo para o filho pequeno

4. Tudo muda, tudo vai mudar

“Quando você continua a se desenvolver, seu comportamento vai ser afetado”.

Nunca terminamos de crescer, pois cada etapa da nossa vida é um novo caminho. Em muitos casos, enquanto aproveitamos a infância, de repente já chega a adolescência para nos forçar a mudar. Isso se reflete em nossa maneira de se comportar e também em como vamos construindo nosso eu, quem somos de verdade.

Ainda que as mudanças costumem trazer medo, na verdade elas nos permitem crescer. Além disso, não podemos fazer nada diante da mudança, pois as experiências vão nos marcando e vamos mudando devido a elas. Tudo isso enriquece a alma.

5. Os destrutivos elogios vazios

“As crianças não podem ser enganadas por elogios vazios e estímulos condescendentes. Pode ser que tenham que aceitá-los para elevar artificialmente sua autoestima, na falta de outra coisa melhor. Mas o que chamo de uma crescente identidade adquire verdadeira força só a partir do reconhecimento sincero e consciente de um sucesso real, ou seja, o sucesso tem que ter significado para a cultura”.

A quinta das célebres frases de Erik Erikson fala sobre os elogios vazios. Esses “muito bem” que a gente diz para as crianças em praticamente qualquer circunstância e que, devido a sua frequência, acabam ficando sem nenhum valor.

O problema desse tipo de elogio é que as crianças podem fazer qualquer coisa para consegui-los, minimizando a verdadeira motivação: fazer as coisas bem e com muita dedicação.

Isso pode gerar uma grande frustração quando esses elogios, fáceis de serem obtidos dentro do núcleo familiar, não aparecerem em outros lugares, como no ambiente de trabalho ou entre os amigos de escola. É ótimo elogiar, mas segundo Erik Erikson isso deveria ser feito com cautela.

6. A liberdade dos jovens

“Os adolescentes precisam de liberdade para escolher, mas não tanta liberdade que no final das contas não saibam escolher”.

Essa frase de Erik Erikson é muito reveladora. Isso porque embora sejam necessários limites e determinadas proibições, também é necessário que os mais jovens tenham a liberdade de escolha.

Erik Erikson está falando de um equilíbrio entre o limite e a liberdade. Afinal, tudo em excesso é negativo e muita liberdade pode fazer com que os adolescentes não aprendam a escolher, o que é algo fundamental.

Jovens se divertindo

7. O sentido da identidade

“No contexto social da existência humana, não há sensação de estar vivo sem um senso de identidade”.

Essa é a última das frases de Erik Erikson, e ela menciona o fato de a identidade ser construída gradativamente desde que somos pequenos. A insegurança, nesse sentido, dá forma à sensação de estar perdido que todos já experimentamos em algum momento da vida.

Por exemplo, segundo o psicólogo Miguel Molla, os jovens com dúvidas profundas em sua identidade são mais vulneráveis e propensos a cair em um vício.

Erik Erikson continuou escrevendo e pesquisando inclusive depois que se aposentou. Até nesse ponto ele mostrou sua paixão pelo que fazia, algo que se reflete em cada uma das frases que nós escolhemos aqui. Todas elas nos ensinam algo que, talvez, nós desconhecíamos.

De qual dessas frases de Erik Erikson você mais gostou?