Frases de Wayne Dyer que vale a pena conhecer - A Mente é Maravilhosa

As 7 melhores frases de Wayne Dyer

Março 29, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Frases de Wayne Dyer que vale a pena conhecer

As frases de Wayne Dyer nos demonstram por que ele foi um dos psicólogos mais relevantes na área da autoajuda. Com livros como “Seus pontos fracos”, transformou a Psicologia mais acadêmica em uma leitura simples, acessível e prática para que cada de um de nós fôssemos agentes de nossa própria mudança e responsáveis pela nossa felicidade.

Não falta quem continue criticando a obra de Dyer. Ser durante muito tempo o autor mais vendido no campo da autoajuda fez com que, mais de uma vez, surgissem críticas das esferas mais acadêmicas sobre a simplificação de muitas teorias e abordagens psicológicas. Neste caso, há um aspecto muito claro que convém ter em conta e que o próprio Wayner Dyer sabia muito bem.

Não é a mesma coisa escrever artigos científicos para uma universidade e para o grande público. Um dos grandes desafios dos que trabalham diariamente no campo dos processos psicológicos, no âmbito da clínica ou nas salas de aula de uma universidade, é conseguir que todos esses mistérios do comportamento humano também cheguem de forma clara (e útil) a todo mundo.

Wayner Dyer foi possivelmente quem melhor o fez. Já desde seus primeiros anos na Universidade St. John’s em Nova Iorque, entendeu a transcendência e o valor que tinham os conceitos cognitivo-comportamentais, a visão de Abraham Maslow sobre a motivação humana, assim como os pensamentos de Viktor Frankl sobre o significado da vida.

Todas essas ideias deram forma a seus primeiros livros. Mais tarde, explorou diversos aspectos espirituais sobre a experiência humana com um firme propósito: ajudar as pessoas a se entenderem, a olharem para si mesmas e a começarem a mudar conceitos, ideias e atitudes para investir muito mais em seu crescimento pessoal.

“Wayner Dayer tornou fácil o difícil. Coletou grande parte dos pilares mais representativos da Psicologia para torná-la próxima e prática, trazendo-nos sempre uma visão positiva, íntima e construtiva sobre o desenvolvimento humano”
Compartilhar

Frases de Wayne Dyer para refletir

Dyer foi psicólogo, professor, um dos escritores com mais vendas no campo da motivação e do crescimento pessoal, assim como um dos palestrantes mais bem-sucedidos de todos os tempos. Escreveu vários livros, incluindo cinco para o público infantil.

Nos dias de hoje, mais de dois anos depois da sua partida, seu legado ainda está muito vivo e presente. Estas frases de Wayner Dyer nos demonstram, sem dúvidas, a essência dessa sabedoria que todos deveríamos aplicar em nosso dia a dia.

Sol se pondo na natureza

1. Sua atitude em relação à vida

 “Se você muda a forma como olha as coisas, as coisas que você olha mudam”
Compartilhar

Esta é uma das frases mais representativas de Wayne Dyer. Algo que costumava repetir frequentemente em seus livros é que “estamos a apenas um pensamento de mudar nossas vidas”. A felicidade, por mais que nos surpreenda, não é mais do que uma atitude em relação à vida. Não importam nossos buracos negros pessoais, não importam as dificuldades, os dias cinzentos… Porque se alguém está disposto a superá-los, todas as perspectivas mudam e a realidade se torna um pouco mais fácil.

2. A atenção seletiva

“Se você acredita que vai funcionar, você verá oportunidades. Se acredita que não vai, verá obstáculos”
Compartilhar

Vamos admitir: quantas vezes nós recuamos frente a um sonho porque não confiávamos o bastante em nós mesmos? Muitas vezes o fazemos, vemos mais muros do que caminhos abertos e nós mesmos colocamos as armadilhas nos nossos pés. Livremo-nos dessa atenção seletiva que só vê o complicado para ampliar perspectivas e vislumbrar também as oportunidades.

3. Não seja seu próprio inimigo

 “Lembre-se que você não pode falhar em ser você mesmo”
Compartilhar

Esta é outra das frases de Wayner Dyer mais repetidas em seu livro, na qual ele nos recorda que sempre será preferível que nos odeiem pelo que somos do que que nos amem por aquilo que não nos identifica ou nos define.

No fim das contas, não há fonte pior de sofrimento do que nos afastarmos do nosso próprio ser, de nossas essências e do norte pessoal onde mente e coração se ajustam.

Mulher observando o pôr do sol

4. O que importa é o presente

 “Deixe de agir como se a vida fosse um ensaio. Viva como se hoje fosse seu último dia. O passado já não existe e o futuro será criado”
Compartilhar

É difícil acreditar, no entanto, fazemos isso. Não damos importância suficiente para as coisas que nos cercam e, na verdade, até descuidamos de nós mesmos. Deixamos a vida passar preocupando-nos com o ontem, colocando nossas ansiedades em um futuro que ainda não aconteceu e negligenciando, por sua vez, todas as coisas maravilhosas que estão acontecendo agora mesmo na nossa frente.

Sejamos construtores da nossa história de forma responsável, nos centremos no aqui e no agora para sermos arquitetos da nossa felicidade, vigilantes de oportunidades e experimentadores da felicidade das coisas simples.

5. Arrisque-se

“O desconhecido é o lugar onde ocorre o crescimento”
Compartilhar

O desconhecido abarca diante de nossos olhos um vastíssimo território inexplorado onde crescem todos os nossos medos. É lá onde o eco de uma voz ressonante nos diz que é melhor não arriscar, que o ideal é nos mantermos atrás da barreira da zona de conforto onde nada novo acontece, mas onde, afinal estamos seguros.

Ninguém cresce nesse reduzido espaço onde tudo é fácil, onde tudo é conhecido. Lá, não avançamos nem nos permitimos ser felizes de um modo mais íntegro e renovador. Bem como nos recordava Wayne Dyer, “nunca devemos subestimar o poder de transformarmos a nós mesmos, porque enquanto confiarmos em nossas capacidades, seremos capazes de fazer milagres”.

6. Domine o seu interior, tenha foco

 “Uma mente em paz, uma mente centrada e que não se foca em fazer mal aos outros é mais forte que qualquer força física no universo”
Compartilhar

Essa é uma das frases de Wayne Dyer na qual encontramos essa pincelada do mundo espiritual que, longe de desatinar ou diminuir seu valor psicológico, o intensifica. Em seus trabalhos, havia algo que ele sempre defendeu: o fato de que dispomos de recursos adequados para experimentar uma paz completa, mas às vezes enchemos nossa mente de um barulho excessivo, do ruído dos pensamentos negativos, das atitudes desgastantes…

Todo o nosso poder está na nossa mente, no entanto, devemos aprender a acalmá-la, a centrá-la. Para isso, devemos ser capazes de nos conectarmos com o nosso interior e atendê-lo, ouvi-lo, curá-lo, dar-lhe paz.

Rosto feminino no espaço

7. Aprenda a ver o melhor das pessoas

“Encontre a luz nos demais e trate-os como se isso fosse tudo o que enxerga neles”
Compartilhar

Quem parte da desconfiança e somente vê defeitos nos demais, bem como fatos puníveis, falhas, manias e condutas negativas a serem criticadas com frequência, tem sem dúvidas um longo caminho nessa aventura do crescimento pessoal. A razão? Quem só vê defeitos é porque, internamente, tem carências e lacunas onde vive um ego perigoso. Além de uma baixa autoestima também perigosa.

Aquele que está bem consigo mesmo não fica obcecado com os defeitos alheios. Além disso, obcecar-se com a ideia de que “não há ninguém que se salve, todo mundo é egoísta” só nos trará infelicidade e sofrimento. Ao contrário, ser capaz de ver a luz no coração alheio nos trará esperança e bem-estar.

Para concluir, estas frases de Wayne Dyer são um minúsculo exemplo de tudo o que ele nos ensinou através de seus inesquecíveis livros. Deve-se dizer que ele foi um dos psicólogos mais perspicazes no que tange a transmitir quais práticas e abordagens psicológicas são mais úteis e sensatas para moldar uma vida mais saudável e satisfatória. Por fim, nunca faltou o princípio norteador em toda a sua obra, que é o do amor e da bondade.

Recomendados para você