7 frases espirituosas de George Bernard Shaw

· maio 16, 2018

As frases de George Bernard Shaw são as marcas de um grande escritor e dramaturgo irlandês que viveu entre os séculos XIX e XX. Ele entendeu como poucos o espírito da modernidade.

George Bernard Shaw também era um jornalista de um humor ácido, encarregado das seções de crítica de arte nos principais jornais do Reino Unido. Logo ele se destacou como um dos observadores mais atentos da cultura da época.

“Um homem que tem uma mente e sabe disso sempre pode vencer dez homens que não a tem e não sabem disso”.
– George Bernard Shaw –

Shaw ficou conhecido graças a suas peças de teatro. Como Oscar Wilde, ele se destacou pela sua ironia e seu elegante senso de humor. As frases de George Bernard Shaw são, portanto, um verdadeiro legado de sabedoria. Aqui estão 7 delas.

Frases de George Bernard Shaw sobre a vida

Um dos temas recorrentes nas frases de George Bernard Shaw é a vida e suas vicissitudes. A frase seguinte, por exemplo, sintetiza lindamente suas ideias sobre o destino, a responsabilidade e o sentido da vida. Ele diz: “A vida não é encontrar a si mesmo. A vida é criar a si mesmo “.

Mulher celebrando a liberdade

Relacionado ao assunto acima, em outra frase que faz uma declaração conclusiva, ele diz: “A maioria das pessoas que morrem são enterradas com sua música no seu interior”. É um lembrete de que estamos no mundo temporariamente e de que não podemos levar nada para o túmulo.

Se você não fizer, deixe que os outros façam

Esta é uma das citações mais interessantes de George Bernard Shaw. Ele diz o seguinte: “As pessoas que dizem que nada pode ser feito não devem interromper aqueles que estão fazendo”. Esta declaração é encontrada em várias versões diferentes, com a mesma ideia central.

A frase faz um apelo para evitarmos aqueles “assassinos de ilusões” que muitas vezes assombram quem ousa sonhar e tenta realizar os seus sonhos. Em outras palavras, significa que se você não está fazendo algo para alcançar o que deseja, deve respeitar aqueles que o fazem.

Todos nós envelhecemos

O envelhecimento é um daqueles fatos inevitáveis da vida. Queiramos ou não, é um processo pelo qual, em condições normais, todos precisam passar. O que acontece é que você nem sempre está preparado para viver essa realidade.

Uma das frases de George Bernard Shaw nos lembra o que realmente representa a velhice. Ele diz: “Não paramos de brincar porque envelhecemos; ficamos mais velhos porque paramos de brincar”. Então, nas brincadeiras você é eternamente jovem.

Agir e não reagir

Todas as frases de George Bernard Shaw são espirituosas e profundas. No entanto, existem algumas que são verdadeiramente surpreendentes. Esta é uma delas: “As possibilidades são inúmeras quando decidimos agir, e não reagir”.

Com graça e charme, ele simplesmente nos diz que somos pessoas e não objetos da vida. As pessoas tomam decisões e conduzem a direção dos fatos. Os objetos só agem reagindo aos eventos que os outros produzem.

Mulher caminhando em estrada

O bloqueio do medo

O medo é um daqueles monstros que nos toma nos seus braços e, se não lutarmos contra ele, nunca nos deixará ir. É claro que existem razões para ter medo, mas também há razões para enfrentá-lo e lutar para ser melhor, para viver plenamente.

Uma das frases de George Bernard Shaw sobre o medo nos lembra: “Neste mundo há sempre perigo para aqueles que têm medo”. Significa que, se não lutarmos contra o medo, ele alimentará a si mesmo e nos fará ver o mundo como algo perigoso.

As duas tragédias da vida

Às vezes pensamos que a grande tragédia da vida consiste em não conseguirmos o que queremos. No entanto, existem muitas situações nas quais descobrimos que não é bem assim. Nem sempre os nossos desejos são suficientemente sensatos e satisfazê-los não nos tornará mais felizes.

Isso é comentado em uma das frases de George Bernard Shaw, que diz: “Há apenas duas tragédias na vida: uma é não alcançar o desejo do seu coração; a outra é alcançá-lo”. Quando alcançamos o que queremos, muitas vezes enfrentamos um grande vazio que nada pode preencher.

George Bernard Shaw é, sem dúvida, um dos escritores mais interessantes da história. Todas as suas frases são uma grande contribuição para a reflexão sobre a vida e o mundo. A sua mente afiada e penetrante representa o melhor do pensamento universal.