7 frases surpreendentes de Salvador Dalí

· abril 2, 2018

As frases de Salvador Dalí são como seu autor: inesperadas e engenhosas. E quase sempre contundentes. Não poderia ser de outra forma, com um personagem que sempre chamou a atenção e despertou todo tipo de controvérsias.

Este artista catalão nasceu em 1904 e era o terceiro “Salvador” de sua família. O primeiro era seu pai, o segundo, seu irmão mais velho, que morreu antes de o pintor nascer. De fato, seus pais o levaram até o túmulo do irmão e disseram que ele era sua reencarnação. Essas afirmações marcaram toda a sua vida. Ele chegou a ter sérios problemas de identidade por causa disso.

“O canibalismo é uma das manifestações mais evidentes de ternura”.
-Salvador Dalí-

Salvador Dalí é considerado um dos expoentes máximos do surrealismo, tanto da Espanha quanto do mundo inteiro. Embora sua produção pictórica seja o fator mais conhecido de sua obra, ele também foi fotógrafo, cenógrafo, escultor, gravurista e escritor. Estas são algumas das frases mais lembradas de Salvador Dalí.

Uma das frases de Salvador Dalí sobre a diferença

Esta é uma das frases de Salvador Dalí que fala daqueles que são diferentes de si mesmo. Ele diz: “Estou muito mais interessado em falar ou em ter contato com pessoas que pensam o contrário do que eu penso, do que naquelas que pensam o mesmo que eu penso“.

Uma posição muito interessante com a qual muitos dos grandes pensadores concordam. Embora Dalí não fosse exatamente um monumento à modéstia, com essa frase ele demonstra que, intelectualmente, não queria reafirmações, mas contrastes.

Salvador Dalí

Inteligência e ambição

É verdade que Dalí tinha uma faceta muito pragmática. Mais de uma vez ele foi acusado de usar suas excentricidades como um método para fazer propaganda e valorizar seu trabalho. Essa frase, por exemplo, refere-se ao tema entre as linhas: “A inteligência sem ambição é um pássaro sem asas“.

Muitas das frases de Salvador Dalí mostram alguém com uma mente prática, que tem os pés no chão, apesar das aparências. A julgar por essa frase, a ambição tinha um enorme valor para ele.

O surrealismo

O surrealismo foi, sem dúvida alguma, uma das correntes mais marcantes da cultura do século XX. Várias das frases de Salvador Dalí tentam explicá-lo. Esta diz assim: “O surrealismo é destrutivo, mas destrói apenas o que considera limitar nossa visão“.

O mais interessante da frase é o conceito de destruição implícito nela. Não lhe dá uma conotação negativa, mas a eleva como uma condição criativa. A destruição serve para construir, purificar, limpar o caminho.

O palhaço e a loucura

Mais de uma vez Dalí foi chamado de louco. Ele não escondeu o prazer que  sentia ao desconcertar a todos e se destacar em qualquer circunstância. No entanto, por trás dessa atitude, havia também um homem pensativo e, por que não, sensato.

Esta é uma das frases de Salvador Dalí que mostra esta faceta: “O palhaço não sou eu, é essa sociedade tão monstruosamente cínica e inconscientemente ingênua que interpreta um papel sério para disfarçar sua loucura“. É um belo questionamento à ideia de que o sério é razoável, em oposição à ideia de que a seriedade é um disfarce.

Salvador Dalí

O verdadeiro pintor

Não poderíamos deixar de mencionar uma das frases de Salvador Dalí sobre a pintura. Esta é muito bonita e diz: “O verdadeiro pintor é aquele que é capaz de pintar cenas extraordinárias em meio a um deserto vazio. O verdadeiro pintor é aquele que é capaz de pintar pacientemente uma pera cercada pelos tumultos da história“.

Ao contrário de outros artistas, Dalí sempre tentou manter uma postura denominada como “apolítica”. Embora fosse acusado de simpatizar com o regime nazista, ele sempre negou. A frase anterior nos mostra que, de uma forma ou de outra, ele colocava a arte e a imaginação acima dos acontecimentos “reais” que ocorreram.

A juventude atual

Também não poderia faltar uma daquelas frases em que se pode notar o espírito lúdico e divertido de Salvador Dalí. Esta se refere à juventude atual e afirma: “A maior desgraça da juventude atual é não pertencer mais a ela“.

Como se vê, Dalí também era capaz de tirar sarro de si mesmo. Neste caso, através de uma ironia, ele mostra uma de suas fraquezas. Visto com a distância que os anos dão, às vezes parece que seu narcisismo exacerbado era mais um mito do que uma realidade.

Interessar os outros

Se Salvador Dalí sabia de algo, era como chamar a atenção. Com total honestidade, ele fez a seguinte afirmação: “Quem quiser interessar os outros têm que provocá-los“. Ninguém tinha mais autoridade do que ele para dizer isso.

Dalí foi sempre um provocador. Ele adorava desafiar preconceitos e protocolos. Ele era mestre em tentar brincar com a realidade da forma que quisesse. Tanto na sua vida diária quanto no trabalho maravilhoso que ele deixou como legado à humanidade. Nisso estava, precisamente, muito de sua genialidade.

Salvador Dalí

As frases de Salvador Dalí não chegam a refletir a grandeza desse artista amado por alguns e odiado por outros, mas são de grande significado histórico em todo caso. Este artigo de hoje é apenas uma pequena homenagem a um homem que mudou nossa maneira de ver a realidade.