7 frases sobre o perdão que irão ajudá-lo a virar a página

· setembro 19, 2018

O perdão é um ato de piedade, mas principalmente, é um ato de libertação, tanto para quem o recebe quanto para quem o dá. Esse exercício de generosidade consigo mesmo, com o outro ou com vários outros é fundamental para manter a estabilidade emocional, para seguir a leitura ao terminar um velho capítulo e abrir os próximos. É muito complicado estar bem enquanto ainda guardamos rancores, e por isso hoje trazemos algumas frases sobre o perdão que irão ajudá-lo a virar a página.

Muitas vezes não é fácil perdoar a pessoa que nos feriu, sobretudo quando nosso interior pede vingança ou nossos atos alimentam o ressentimento criado. Mais difícil ainda quando a ferida é causada por alguém que amamos muito, ou temos como muito querida em nosso coração. Por isso, como dissemos, o perdão é um ato de generosidade, a resolução de um diálogo interno consigo mesmo, cara a cara com nossos nós internos.

Então, o perdão é um ato sublime, que se dá como fruto de um processo de reconciliação. Ele implica um novo pacto, que supõe que não ocorrerão de novo os comportamentos ou problemas que deram origem ao primeiro desentendimento. Vale a pena de qualquer jeito. Por nós mesmos e pelos outros. A seguir compartilhamos 7 frases que podem nos ajudar nesse caminho.

“Nada pior para a cabeça, e portanto também para o corpo, que o medo, a culpa, o ressentimento e a crítica, que te fazem juiz e cúmplice daquilo que você desgosta”.
-Facundo Cabral-

Perdoar não é fácil

Uma das frases que irão ajudá-lo a perdoar vem da sabedoria de Benjamin Franklin. Ele disse o seguinte: “As três coisas mais difíceis desse mundo são: guardar um segredo, perdoar um erro e aproveitar o tempo”.

O perdão nunca é fácil, para nenhuma das duas partes. Em ambos os casos há a exigência de uma certa grandeza: quem pede perdão, porque deve reconhecer seu erro e se comprometer a não repetir o comportamento; quem perdoa, porque o ato exige nobreza, generosidade e compreensão das fraquezas do caráter alheio.

Casal com as testas unidas

Duas frases sobre o perdão que nos ajudam a perdoar

Mahatma Gandhi é o autor de muitas frases que ajudam as pessoas a seguir o caminho do perdão. Na verdade, o perdão estava na base de toda a sua filosofia de vida. Uma dessas frases diz: “Perdoar é o valor dos corajosos. Só aqueles que são muito fortes para perdoar uma ofensa sabem realmente amar”.

Gandhi fazia uma associação entre o perdão e o amor, porque tanto para amar quanto para perdoar é necessário ser forte. Martin Luther King tinha a mesma visão. Ele disse uma vez: “Aquele que é incapaz de perdoar é incapaz de amar”. Há sempre a necessidade de perdão quando se ama… e no perdão sempre há capacidade de amar.

O perdão é uma bênção

William Shakespeare nos oferece uma visão do perdão que revela a grandeza do ato. Não favorece somente quem o está recebendo, mas também quem o está concedendo. Uma de suas frases diz: O perdão cai como uma chuva suave desde o céu até a terra. É duas vezes uma bênção: abençoa quem o dá e abençoa quem o recebe”.

Pássaros voando

Aquele que perdoa engrandece a si mesmo ao ser uma pessoa capaz de esquecer uma ofensa. É capaz de passar por cima do dano que recebeu para manter a paz com os outros. Aquele que é perdoado recebe sim um benefício, mas não é gratuitamente. Ele também cresce ao reconhecer seu erro e admitir que seu comportamento não foi ideal ou aceitável.

A necessidade de perdoar

Uma das razões mais importantes para perdoar é o fato de que todos os seres humanos cometem erros. Eu, você, quem te magoou e quem você magoou. É o que nos lembra uma frase de Jacinto Benavente: “Só aprendemos a perdoar na vida quando nós mesmos já necessitamos muito que nos perdoassem”. Somos humanos e, mais cedo ou mais tarde, todos precisamos de perdão.

Por outro lado, também existem pessoas que se culpam e se castigam de forma excessiva quando cometem um erro. São aqueles que se sentem eternamente condenados a pedir perdão por tudo que fazem. A respeito dessa situação, Confúcio diz: “Perdoe tudo de quem nada perdoa de si mesmo”. Uma frase que se refere à generosidade de espírito.

Perdoando o sossego vem

Demián Bucay também nos lembra dos grandes benefícios que quem perdoa alcança. Uma de suas reflexões fala sobre isso: “Após uma ofensa, a maneira de recuperar o sossego, de ganhar liberdade e equilíbrio psicológico é perdoar. Só assim curaremos nossa ferida e evitaremos que o ressentimento nos paralise.”

Mulher plena e feliz

Essa frase final é a cereja do bolo. Os rancores têm uma força enorme, e se alimentam sozinhos por meio da ruminação. Quando são muito intensos e se mantêm por muito tempo, acabam paralisando a pessoa no tempo. Limitando a vida emocional e impedindo qualquer avanço.

Tenha essas frases sobre o perdão em mente para quando você precisar de uma ajuda para perdoar. O perdão liberta e engrandece. O importante é fazê-lo de coração e por inteiro. Não é um simples ritual para eliminar a culpa, e sim um grande e maravilhoso ato que deve conduzir todos os envolvidos ao crescimento pessoal.