As 7 pistas que o egoísmo deixa - A Mente é Maravilhosa

As 7 pistas que o egoísmo deixa

outubro 1, 2015 em Emoções 1 Compartilhados
As pistas que o egoísmo deixa

Se você examinar a última semana, ou simplesmente o dia de hoje, com certeza se lembrará de algum momento em que você fez algo por alguém. Algo que tenha representado um esforço pessoal, seja de tempo, dinheiro ou outro tipo de recurso. Você também deve se lembrar de algum momento em que recusou tal pedido porque considerou que esse custo era muito elevado.

Na maioria das vezes não temos uma grande virtude de generosidade, nem também uma sequência de comportamentos egoístas;em geral estamos num ponto intermediário no qual nos movemos, dependendo de vários fatores, entre eles o nosso momento vital.
Compartilhar

Diversas vezes me fiz a pergunta: “Eu estaria sendo egoísta se eu fizesse ou não fizesse tal coisa?” Esta pergunta surge quando alguém faz um pedido razoável e temos que considerar se iremos aceitar ou não, quando atendê-lo envolve um custo para nós. Com certeza você passa por diversas situações em que se faz esta pergunta e a resposta não costuma ser simples.

Por isso, apresento estes 7 traços do egoísmo que podem lhe ajudar no caminho para descobrir comportamentos egoístas, tanto próprios quanto alheios. Quando estes se reproduzem de forma constante, podemos dizer que são característicos de pessoas com excesso de ego.

1. Não mostram as suas fraquezas e vulnerabilidades

Um motivo comum e egoísta para não prestar ajuda é o temor de mostrar fraqueza, de tentar e ficar em evidência ao sentir que sua ação na verdade não foi útil. A pessoa pensa que, por dar uma mão à pessoa que precisa, está mostrando fraqueza e insegurança interior.

Deixarão de lado a verdadeira crença de que todos nós temos fraquezas que nos fazem humanos e que são necessárias para aprender e evoluir.

2. Não aceitam as críticas construtivas

As pessoas com uma atitude egoísta sustentam o pensamento de que o seu entorno procura menosprezar o seu trabalho e potencial. Deste modo, vão procurar a qualquer custo não reconhecer uma crítica construtiva.  Frequentemente se defendem com ironia e é muito difícil que reconheçam que estão enganados.

3. Consideram que merecem tudo

As pessoas nesta atitude egoísta se caracterizam por ser pouco constantes na hora de seguir suas metas. Poderíamos dizer que mudam de ideia continuamente e demandam que cada uma de suas ideias seja valorizada e considerada do mesmo jeito que a da pessoa que já tem uma longa trajetória.

Podem chegar a pensar e dar por certo que o sucesso estará sempre do seu lado, não importando se elas terão que se livrar de alguém que esteja em seu caminho para alcançá-lo.

4. Não escutam os que não concordam com eles

As pessoas egoístas veem como inimigos aqueles que são maduros e inteligentes, já que estes são capazes de respeitar e escutar as opiniões alheias.

Escutar e aprender com outras opiniões é uma boa oportunidade de ampliar os horizontes e crescer. Selecione o que achar interessante, mas não deixe de escutar; não ignore porque você tem medo e nem dê as costas ao mundo.

5. Criticam os outros pelas costas

As pessoas com atitude egoísta preferem a crítica fácil e pelas costas. No fundo, temem não ter razão e o fazem a distância para que a realidade não possa estragar a sua ideia de como tem o seu mundo desenhado na sua cabeça.

Precisam acreditar, por exemplo, que todas as pessoas que são pobres o são porque não querem trabalhar e preferem viver na rua ou porque não tem força de vontade suficiente e constância para se formar. Sustentando estas explicações podem se separar mentalmente das pessoas que vivem em condições precárias, descartando a ideia de que um dia uma virada de má sorte possa levá-las ao mesmo lugar.

No fundo temem pelo seu palácio de cristal…

As pistas que o egoísmo deixa

6. Aumentam as suas conquistas

Uma das carências mais importantes e notórias de uma pessoa com atitudes egoístas tem a ver com a falta de humildade. A humildade é uma virtude preciosa e necessária para crescer como ser humano e como pessoas sociáveis no seu entorno. As pessoas egocêntricas somente irão abafar este potencial pessoal procurando ressaltar e engrandecer as suas conquistas.

Vão se “apropriar” de mais responsabilidade do que de fato lhes corresponde quando o resultado tiver sido um sucesso, e procurarão uma saída de emergência quando o projeto não terminar bem. Por outro lado, você pode contar com eles para navegar, sempre e quando o vento for a favor.

Os desafios difíceis não foram feitos para elas.
Compartilhar

7. Tem medo de se arriscar

Pânico, terror. Ligando com o ponto anterior, não consideram o fracasso porque nunca se expõem a ele. Por outro lado, não hesitam em criticar de forma dura e severa quando os outros não conseguem aquilo que pretendem. São os primeiros a dizer: “mas isso estava na cara…”

Ao longo do meu próprio crescimento pessoal, pude ser testemunha de alguns destes traços anteriores, e há um momento em que você se dá conta do egoísmo, de que você não está se responsabilizando pelas suas ações e começa a ver a luz da maturidade…

É então que você se dá conta do dano que estava fazendo às pessoas que gostam de você. É então que você começa a crescer e se arriscar. E tudo que foi comentado anteriormente começa a mudar positivamente e florescer adequadamente. Você deixa de ser egoísta e passa a dar amor à vida e aos outros.
Compartilhar
Recomendados para você