5 habilidades mentais das pessoas de sucesso

· agosto 19, 2015

Para ser um vencedor em qualquer aspecto da vida, é preciso uma combinação de habilidade natural e, sobretudo, de habilidades mentais. Ambos os tipos de habilidades devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Mesmo que isso seja mais evidente no campo do esporte, o certo é que é algo que pode ser extrapolado para muitos aspectos relacionados ao mundo corporativo, ao desenvolvimento artístico e, inclusive, às relações pessoais.

Em qualquer caso, são as habilidades psicológicas que definem os vencedores.

A seguir, veremos as cinco habilidades mentais mais importantes que é preciso desenvolver para fazer a diferença e se transformar em uma pessoa de sucesso.

Habilidades das pessoas de sucesso

habilidades das pessoas de sucesso

#1 – As pessoas de sucesso mantêm uma atitude positiva

Manter uma atitude positiva é chave para desempenhar as tarefas com sucesso. Isso inclui acreditar em si mesmo. Parafraseando Henry Ford:

“Você pode acreditar que pode e pode acreditar que não pode, em qualquer caso você terá razão.”

Seu sistema de crenças é tudo, porque está relacionado com o tipo de resultados que conseguirá.

A auto-eficácia, que é essencialmente a confiança em si mesmo para conseguir algo, é um fator chave na hora de organizar e executar as tarefas. As pessoas com maior autoconfiança são mais comprometidas com os seus objetivos e são menos propensas a se dar por vencidas. 

Portanto, é preciso fazer todo o necessário para desenvolver a confiança em si mesmo e manter uma atitude positiva. No fundo, nem mesmo importa se você quer atingir um determinado objetivo. Esta maneira de enfrentar seus desafios vai lhe ajudar a melhorar e superar a si mesmo.

#2 – As pessoas de sucesso estabelecem metas agressivas, mas possíveis

Uma atitude positiva e a autoconfiança lhe fazem acreditar que é possível atingir objetivos que podem parecer um pouco fora do seu alcance. Para ajudar a aumentar a confiança, essas metas precisam estar situadas fora da sua zona de conforto; devem ser maiores do que conseguiu até agora. Entretanto, não devem ser tão altas para que não pareçam impossíveis de alcançar.

O segredo é que as metas sejam alcançáveis, de modo que se possa saborear o triunfo, que se possa desfrutar do êxito em um período razoável de tempo que seja o suficientemente motivador para voltar a fixar a meta um pouco mais além. Estabelecer metas inteligentes é o segredo para alcançá-las.

#3 – As pessoas com sucesso mantêm um alto nível de motivação

A motivação é o fator que lhe ajudará a alcançar as suas metas. A motivação conduz à determinação.

Há dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. A motivação intrínseca refere-se ao desejo de alcançar uma meta para benefício próprio, independentemente da recompensa. A motivação extrínseca refere-se à luta por um objetivo, para alcançar uma recompensa externa. Ter altos níveis de motivação, tanto intrínseca quanto extrínseca são a chave para vencer.

Há muitas técnicas para ajudar a manter a motivação, que incluem premiar-se por alcançar metas, lembrar os motivos que nos empurraram em direção ao nosso objetivo ou manter uma imagem mental do resultado final, dentre outras coisas.

#4 – Os ganhadores sabem gerenciar suas emoções e manter uma concentração efetiva

Os ganhadores sabem manter seu foco nítido e não permitem que as suas emoções levem o melhor deles. Têm consciência de si mesmos; esse é o segredo desse ponto. Quando somos conscientes das nossa emoções, estas não nos causam mais estragos. Uma habilidade mental chave é a capacidade de manter a calma mesmo sob pressão.

#5 – As pessoas de sucesso são persistentes

Napoleão Hill, em seu famoso livro “Pense e Seja Rico”, escreve extensamente sobre a importância da persistência, especialmente quando é preciso enfrentar a derrota. É que, como recorda o autor, o fracasso é um passo inevitável para o sucesso.

Nas palavras de Truman Capote: “Todo fracasso é o condimento que dá sabor à vitória”.

Os ganhadores não se dão por vencidos, e a sua habilidade para a persistência e para a perseverança é uma das mais importantes.

Espírito Ganhador

habilidades das pessoas de sucesso

Ganhar não é só uma questão de conseguir uma medalha ou um título, nem de conseguir o melhor posto de trabalho, ou a mulher ou o homem mais desejada(o) do momento. Ganhar é uma atitude, e cada um de nós é o nosso principal rival. Você será um ganhador se conseguir se superar, atingir as suas metas e o ocupar seu lugar no mundo.

Também haverá ocasiões nas quais terá que tirar o campeão que tem dentro de si e demonstrar a si mesmo, metaforicamente falando ou não, que ninguém irá lhe tirar do caminho. Mesmo que não seja o primeiro, e mesmo que chegue por último, terá dado um passo a frente em direção ao sucesso.

Mas, sobretudo, terá ganho a batalha contra o medo, a preguiça e tudo aquilo que cair sobre você como um piano.

Praticar esportes é uma excelente escola para aprender a ganhar, a se superar e a enfrentar os fracassos de uma maneira construtiva. Em qualquer idade.